Consultório Cbn

Informações:

Sinopse

Médicos tiram dúvidas sobre doenças, tratamentos e bons hábitos de saúde.

Episódios

  • 'Pandemia fez casais olharem mais para os próprios relacionamentos'

    05/06/2021 Duração: 17min

    Médica Ginecologista especialista em Sexualidade Feminina, Lilian Fiorelli explica algumas das razões que fizeram muitos casamentos terminarem durante o isolamento social. Segundo ela, tem a ver com a mudança de olhar, que era mais externo, para dentro dos relacionamentos. "Conflitos começam a aparecer porque era uma parte cega", diz. Buscas por temas relacionados ao divórcio cresceram 3.750% desde março de 2020. Ouça mais sobre o tema

  • Pesquisa mapeia depressão e sedentarismo provocados pela pandemia

    29/05/2021 Duração: 16min

    Uma pesquisa da Fiocruz, realizada em parceria com duas universidades, mapeou as mudanças na vida dos brasileiros provocadas pela pandemia. De acordo com a coordenadora do estudo, Célia Landmann Szwarcwald, foi identificado aumento no sedentarismo e na incidência de transtornos como a depressão. Segundo ela, os problemas foram registrados em adultos, mas também em adolescentes. 'Hábitos sedentários e alimentação pobre foram associados aos maiores problemas no estado de ânimo', explica a pesquisadora.

  • Raiva e emoções desproporcionais fazem o portador do Transtorno Explosivo Intermitente ser mais que um 'pavio curto'

    22/05/2021 Duração: 21min

    Liliana Seger, doutora e mestre em psicologia pela USP, explica como o transtorno é caracterizado e a frequência com que ele se manifeste. Segundo a psicóloga, não se trata de alguém que é apenas "pavio curto". Ouça

  • Microbiota intestinal deficiente afeta negativamente prognóstico de Covid-19, diz novo estudo

    08/05/2021 Duração: 19min

    Revisão publicada no último dia 12 sugere que a disfunção intestinal pode exacerbar a gravidade da infecção por Covid-19, permitindo que o vírus acesse a superfície do trato digestivo e órgãos internos. Quem explica sobre a vulnerabilidades desses órgãos é a médica nutróloga Marcella Garcez. Ouça

  • Estudo aponta que pessoas sedentárias têm 2,5 vezes mais chances de morrer por Covid-19

    01/05/2021 Duração: 19min

    A médica Flávia Oliveira explica que a obesidade e o sedentarismo, bem como a hipertensão e o diabetes, estão diretamente relacionados ao agravamento de casos de Covid-19. Em um momento em que o isolamento social dificulta a manutenção de hábitos saudáveis, a médica reforça a importância do sono e da boa alimentação para auxiliar na resposta do corpo a doenças como a Covid-19. 'Saúde inclui o cuidado pessoal. Temos que ver a saúde de maneira mais global', afirma Flávia.

  • 'Problemas cervicais se tornaram mais recorrentes no isolamento'

    24/04/2021 Duração: 16min

    Ortopedista pediátrica Natasha Vogel explica as razões pelas quais crianças e adolescentes estão sofrendo mais com dores na coluna e pescoço. O uso excessivo de telas aliado à falta de fortalecimento muscular são vilões para a saúde. A dica é se exercitar em casa, seja com uma corrida estacionária ou com polichinelos. Ouça

  • Como cuidar do corpo em tempos difíceis?

    17/04/2021 Duração: 20min

    O médico, escritor e pesquisador Juliano Pimentel dá dicas para cuidar da saúde em períodos de escassez financeira, emocional e espiritual durante a pandemia. Para ele, práticas como o jejum intermitente podem auxiliar no bem-estar físico e mental. 'Qualquer adulto saudável pode fazer jejum', explica.

  • Estudos mostram que invasão do coronavírus no cérebro causa danos neurais

    10/04/2021 Duração: 14min

    Após Covid-19, 34% dos pacientes desenvolvem doenças psiquiátricas ou neurológicas. Publicada na revista científica The Lancet Psychiatry, a maior pesquisa já feita sobre o tema traz uma visão mais acurada sobre os sintomas. O psiquiatra Arthur Danila explicou as consequências.

  • 'A dor vai além dos tecidos e também é influenciada pelas emoções'

    03/04/2021 Duração: 19min

    A dor persistente atinge mais de 60 milhões de pessoas no país. Com tratamento baseado na neurociência, o fisioterapeuta Rogério Liporaci defende ser possível viver sem ela. 'Objetivo é mostrar para as pessoas gatilhos psicossociais que podem estar potencializando o desconforto'. Liporaci é autor do livro 'Acredite: a vida sem dor é possível'.

  • 'Seria um desperdício não usar conhecimentos da medicina ayurvédica'

    27/03/2021 Duração: 24min

    Petria Chaves conversou com o médico Matheus Macedo, o primeiro brasileiro a concluir Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica na Gujarat Ayurved University, na Índia. Ele defende a integração dos conhecimentos tradicionais e milenares combinados com as mais novas tecnologias.

  • Vivemos um cenário de guerra e vacina é única arma, diz Roberto Kalil Filho

    20/03/2021 Duração: 19min

    O cardiologista do InCor e do Hospital Sírio-Libanês aponta os fatores que tornam dramática a realidade da pandemia no país: o alto índice de contaminação, o colapso em hospitais, a possível falta de insumos para intubação e a lenta imunização. 'Em 34 anos de medicina, nunca imaginei viver um momento desse. Não sabemos o que vai acontecer daqui a uma semana', complementa.

  • 'Existe a estimativa de que vamos atingir 3 mil mortos por dia'

    13/03/2021 Duração: 10min

    'Não é possível que estejamos tão frios', disse a infectologista Eliana Bicudo, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia. Ela afirmou que parte da população olha os dados da Covid-19 no país apenas como números.

  • 'Manter escolas fechadas por muito tempo foi um grande erro'

    06/03/2021 Duração: 19min

    Para o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, o andamento da pandemia ensinou que crianças raramente adoecem de forma grave e não têm grande papel na cadeia de transmissão do coronavírus. 'Escolas devem ser as últimas a fechar, mas não ficar abertas a qualquer custo'. Para Kfouri, sem vacinação em massa, 'não temos outra ferramenta além do distanciamento'.

  • Como usar a tecnologia a seu favor quando o assunto é saúde?

    27/02/2021 Duração: 22min

    Petria Chaves conversou sobre o assunto com o neurologista Pedro Schestatsky, PhD em Harvard. Ele é autor do livro 'Medicina do Amanhã', em que fala sobre como genética, estilo de vida e alimentação influenciam no resultado da nossa saúde.

  • Quase 15% de pacientes graves da Covid-19 desenvolveram diabetes

    20/02/2021 Duração: 11min

    Solange Travassos, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que ainda há muitas dúvidas sobre os fatores que desencadeiam a doença após a contaminação pelo Sars-Cov-2. Além disso, a especialista lembra que a pandemia levou ao aumento de peso, do sedentarismo e do estresse na população em geral - o que também é um fator de risco para a diabetes.

  • 'Sensação de não ter controle aumentou sintomas de ansiedade e depressão'

    13/02/2021 Duração: 16min

    O psiquiatra Eduardo Tancredi, diretor médico da eCare, conversou com Petria Chaves sobre uma cartilha contra males emocionais.

  • Pacientes com câncer poderão se vacinar contra a Covid-19?

    06/02/2021 Duração: 09min

    O médico Marcos Belotto, doutorando em cirurgia pelo Hospital Sírio Libanês, explica que a maioria das pessoas em tratamento contra algum tipo de câncer poderá se vacinar. Em alguns casos, será preciso fazer uma avaliação prévia sobre o grau de imunidade do paciente. Na entrevista, o especialista explica como a Covid-19 afetou o andamento de tratamentos e cirurgias - o que impacta diretamente na cura e na sobrevida.

  • 'Vacinar é um ato coletivo, de cidadania', diz médico do Hospital Sírio Libanês

    30/01/2021 Duração: 14min

    Petria Chaves conversou com Luiz Fernando Lima Reis, diretor de Ensino e Pesquisa da unidade. Ele explicou os processos científicos que levaram às vacinas disponíveis hoje contra a Covid-19.

  • 'Com erradicação, pessoas perderam o medo de doenças como o sarampo'

    23/01/2021 Duração: 15min

    O Consultório CBN recebe Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que explica os perigos do reaparecimento do sarampo no país, com mais intensidade a partir de 2018. Para ela, 'as vacinas são vítimas do próprio sucesso', quando os mais jovens deixam de saber da gravidade de uma doença comum no passado. Em 2019, o Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo. Ouça a entrevista.

  • Quais distúrbios neurológicos pós-Covid devem acender o alerta?

    16/01/2021 Duração: 16min

    Estudos apontam impactos tardios do coronavírus sobre o cérebro, que podem acontecer meses depois. O doutor Feres Chaddad, professor de Neurocirurgia da Unifesp e chefe da Neurocirurgia da Beneficência Portuguesa de SP, explica que a alteração do olfato de forma persistente, a perda de memória recente, a apatia e a agressividade devem chamar a atenção do paciente, inclusive aqueles que apresentaram quadro assintomático da Covid-19. Ouça a entrevista.

página 1 de 2