Escola Da Vida - Mario Sergio Cortella

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Uma conversa sobre educação, cidadania e aperfeiçoamento do ensino.

Episódios

  • ‘Penso, logo uso máscara’

    ‘Penso, logo uso máscara’

    28/05/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra da frase do filósofo francês René Descartes para falar sobre a importância do uso da máscara durante a pandemia do coronavírus. "Penso, logo existo". Cortella ressalta que se máscara uso, sou capaz de existir mais adiante.

  • Qual tempo é mais importante que nosso tempo de vida?

    Qual tempo é mais importante que nosso tempo de vida?

    26/05/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella comenta que as pessoas argumentam que não querem ficar em isolamento porque estão perdendo tempo. Ele ressalta que o tempo agora preservado é para ganhar tempo mais a frente.

  • Adiamento do Enem impede que a desigualdade ganhe profundidade maior

    'Adiamento do Enem impede que a desigualdade ganhe profundidade maior'

    21/05/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella cita Rui Barbosa, que dizia que 'nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade'. O comentarista explica que é preciso dar aos desiguais uma condição desigual, já que injusto é aprofundar as desigualdades.

  • E agora, o que é o normal?

    E agora, o que é o 'normal'?

    19/05/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella destaca que momento da pandemia nos faz refletir sobre o que podemos considerar 'normal'. De acordo com ele, a ideia de normal é sempre circunstancial. 'O que nós não gostamos tanto é quando o nosso modo normal de ser é bastante alterado', comenta.

  • Sistemática de avaliação e reposição de aulas precisa ser reavaliado

    Sistemática de avaliação e reposição de aulas precisa ser reavaliado

    14/05/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra que muitos estudantes não têm estrutura para acompanhar aulas que exigem acesso à Internet. Ele ressalta que o sistema adotado pelas escolas é injusto.

  • As lições que mulheres e homens nos dão ao ajudar

    As lições que mulheres e homens nos dão ao ajudar

    12/05/2020 Duração: 02min

    Mario Sergio Cortella homenageia enfermeiras e enfermeiros no dia internacional do enfermeiro. Ele lembra que a data é comemorada no dia de nascimento de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna. Ela dizia que escolheu estar presente na dor, porque já esteve perto do sofrimento.

  • Isolamento social nos ensina a perceber o que é desnecessário

    Isolamento social nos ensina a perceber o que é desnecessário

    24/03/2020 Duração: 07min

    Para Mario Sergio Cortella, a grande reflexão que temos de fazer nesse momento de pandemia é sobre o que precisamos, de fato, na nossa vida. Ele lembra ainda de uma frase de Inácio de Loyola, que mostra o caminho para lidarmos com a angústia que essa situação provoca: 'ore como se tudo dependesse de Deus, e trabalhe como se tudo dependesse de você'.

  • Isolamento pode ser momento para que crianças aprendam a partilha das tarefas domésticas

    'Isolamento pode ser momento para que crianças aprendam a partilha das tarefas domésticas'

    19/03/2020 Duração: 07min

    Mario Sergio Cortella afirma que é preciso fazer a redução de danos e que as crianças não podem ficar com o sentimento de dor e medo nessa fase. O isolamento não será só uma proteção, mas também uma oportunidade de educação.

  • O isolamento não é bom, exceto quando ele é protetivo

    'O isolamento não é bom, exceto quando ele é protetivo'

    17/03/2020 Duração: 08min

    Professor Mario Sergio Cortella avalia que período de restrições por causa do coronavírus será difícil para a maioria das pessoas, já que situações de isolamento tendem a ser tristes ou melancólicas. No entanto, ele ressalta que em um momento de emergência, é preciso fazer concessões. 'Isolamento terá que ser um aprendizado para nós, para não perdermos a capacidade de ter dias pela frente', afirma.

  • Cada um é responsável por todos

    'Cada um é responsável por todos'

    12/03/2020 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella ressalta que a pior forma de ação numa pandemia é o comportamento de cada um por si. Ele afirma que temos que ter a percepção de coletividade como um horizonte necessário. O momento é grave, mas não é desesperador.

  • Drauzio Varella exerce a compaixão na prática e não no discurso

    'Drauzio Varella exerce a compaixão na prática e não no discurso'

    10/03/2020 Duração: 09min

    Mario Sergio Cortella afirma que o fato da presidiária Suzi ter feito algo inadmissível, não retira do médico a capacidade de fazer o bem sem olhar a quem.

  • Se ser político é reclamar das injustiças, então eu sou político

    'Se ser político é reclamar das injustiças, então eu sou político'

    05/03/2020 Duração: 08min

    Mario Sergio Cortella homenageia a frase do poeta popular Patativa do Assaré, nascido em 05 de março de 1909. Cortella e o poeta nasceram no mesmo dia.

  • A solidariedade reduz o sofrimento das vítimas de deslizamento

    'A solidariedade reduz o sofrimento das vítimas de deslizamento'

    03/03/2020 Duração: 06min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre os delizamentos no litoral paulista que deixaram 10 mortos. Ele alerta que não se deve pensar que os deslizamentos fazem parte da vida e acredita que é preciso responsabilizar os culpados.

  • Pânico não é prevenção, é descontrole

    'Pânico não é prevenção, é descontrole'

    27/02/2020 Duração: 09min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre a busca da população por máscaras e álcool em gel, após confirmação de caso de coronavírus em São Paulo. Ele comenta que o medo é um estado de alerta. Já o pânico pela possibilidade da chegada do vírus de forma mas intensa, antecipa o desespero.

  • Violência no carnaval: o risco de transformar alegria em desvario

    Violência no carnaval: o risco de transformar alegria em desvario

    25/02/2020 Duração: 09min

    Para Mario Sergio Cortella, é tempo de festejar, mas precisamos ter a capacidade de 'interromper aquilo que pode atrapalhar a alegria'. Ele diz que pessoas que 'saem da ordem' produzem 'desconforto', e isso geralmente acontece quando há consumo excessivo de álcool.

  • ‘Zé do Caixão tem obra estupenda’

    ‘Zé do Caixão tem obra estupenda’

    20/02/2020 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella lembra que José Mojica Marins era paulistano, autoditada e pela falta de dinheiro acabou criando uma estética e um jeito de expressão que era encantador.

  • Ideia de fazer uma representação encontra fronteira na noção de não ofensa

    Ideia de fazer uma representação encontra fronteira na noção de não ofensa

    18/02/2020 Duração: 09min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre o que pode ser fantasia ou não no carnaval. Ele exemplifica o caso da atriz Alessandra Negrini que se fantasiou de índia no bloco e estava ao lado de representantes indígenas. Para Cortella, isso só chama atenção e fortalece ainda mais o protesto e não é ofensivo.

  • Desafio da rasteira: forma desleal e covarde de conduta

    Desafio da rasteira: forma desleal e covarde de conduta

    13/02/2020 Duração: 06min

    Mario Sergio Cortella ressalta que funcionários das escolas e pais de alunos devem repreender a brincadeira feita por crianças e adolescentes que gravam um vídeo e dão uma rasteira em uma pessoa, que é surpreendida e acaba batendo com a cabeça no chão. Uma jovem, de 16 anos, morreu durante o desafio.

  • ‘A sensação que a gente tem é que nunca vai acontecer’

    ‘A sensação que a gente tem é que nunca vai acontecer’

    11/02/2020 Duração: 10min

    Mario Sergio Cortella fala sobre o comportamento das pessoas de não pensar em emergências e não se preocupar em pensar em soluções para prevenir tragédias. Ele ressalta que não dá para ficar apenas no estado de lamentação.

  • Quando não há razão alguma, usa-se a desrazão para fazer as coisas

    'Quando não há razão alguma, usa-se a desrazão para fazer as coisas'

    06/02/2020 Duração: 05min

    O professor Mario Sergio Cortella fala sobre episódio em que um prédio comercial de São Paulo limitou circulação de asiáticos por conta do coronavírus.' Isso chama-se xenofobia', diz ele. 'Claro que medidas sanitárias têm que ser tomadas, mas não fazendo uma escolha dessa natureza', avalia.

página 1 de 2