Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopse

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episódios

  • Prévia da inflação, alta dos combustíveis, medidas eleitorais e prisão de Milton Ribeiro

    24/06/2022 Duração: 11min

    Míriam Leitão repercute os principais assuntos dos cenários político e econômico do país. Ela comenta do IPCA 15, considerado uma prévia da inflação, que continua alto. A comentarista também fala sobre a queda de mais um presidente da Petrobras, após o aumento dos combustíveis. Míriam ainda comenta medidas do governo para conter a inflação a quatro meses das eleições e o escândalo no MEC.

  • PIX caminhoneiro: 'usando dinheiro dos nossos impostos para fazer política eleitoreira'

    24/06/2022 Duração: 04min

    Míriam Leitão fala sobre ideia do governo de criar 'PIX caminhoneiro' de R$ 1 mil e elevar Auxílio Brasil para R$ 600 a menos de quatro meses da eleição: 'isso é contra a lei'. 'Um governo que vai fazendo tudo improvisado e não planeja nada', diz a comentarista.

  • PIB: 'Inflação dificulta qualquer manutenção de taxa de crescimento'

    23/06/2022 Duração: 07min

    Míriam Leitão comenta expectativa de melhora no PIB ao final deste ano. Segundo a comentarista, apesar da pressão inflacionária ser global, alguns fatores internos de cada país influenciam na previsão de melhora ou piora no Produto Interno Bruto.

  • Estado de emergência articulado no Congresso é 'agir por desespero eleitoral'

    23/06/2022 Duração: 04min

    Míriam Leitão repercute o 'Estado de emergência’ articulado no Congresso, que pode liberar gastos a poucos meses da eleição. 'É um perigo banalizar o uso da emergência cada vez que o governante se sentir nas cordas; ele está se sentindo nas cordas porque ele não governou', diz a comentarista.

  • Escândalo que resultou na prisão de Milton Ribeiro está 'diretamente ligado a Bolsonaro'

    22/06/2022 Duração: 06min

    Míriam Leitão comenta a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Ela explica como se deu o escândalo recente envolvendo a pasta e fala sobre a importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), chamado de 'caixa' do ministério. Segundo a comentarista, Bolsonaro pode até tentar se desvincular do caso, mas está diretamente ligado a ele.

  • Com auxílio para caminhoneiros, 'governo pensa na solução certa, mas tardiamente'

    22/06/2022 Duração: 03min

    O governo federal concedeu auxílio para caminhoneiros, a fim de ajudar no abastecimento. Para Míriam Leitão, a ideia é boa, porque 'subsídio bom é aquele que vai diretamente a quem precisa.' Mas, segundo ela, a proposta, sugerida por especialistas meses atrás, vem tarde. 'Antes, fez lambança na Petrobras, aprovou mudança no ICMS dos estados, praticou todo tipo de violência fiscal e institucional', critica a comentarista.

  • 'A Petrobras está sendo bombardeada pelo governo, que quer interferir na formação dos preços'

    21/06/2022 Duração: 07min

    Míriam Leitão comenta o 'pelotão de fuzilamento' armado pelo governo Bolsonaro contra os marcos legais da Lei do Petróleo, de 1995, e da Lei das Estatais. Ela destaca a fala do ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, de que 'marcos legais impedem a intervenção do governo.'

  • Arthur Lira 'quer quebrar Lei das Estatais para fazer intervenção na Petrobras'

    21/06/2022 Duração: 05min

    Míriam Leitão avalia que Bolsonaro e Lira estão incomodados com a proteção que se criou ao longo do tempo nas estatais contra intervenção política. Segundo ela, a dupla quer reeditar os tempos nos quais as empresas eram usadas politicamente para servir a interesses de partidos e abrigar indicados.

  • Petrobras virou a 'casa da mãe Joana' durante o governo Bolsonaro

    20/06/2022 Duração: 04min

    Míriam Leitão repercute o pedido de demissão do presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, que havia sido demitido no mês passado. Ele permaneceu no cargo enquanto o processo de aprovação de Caio Paes de Andrade não é concluído. Após gestão de um interino, ele deve ser o quinto presidente da estatal no governo Bolsonaro. 'Instabilidade política muito grande', comenta Míriam. 'Toda hora tem invasão nas prerrogativas dos conselhos e da estrutura de governança da Petrobras pelo presidente Jair Bolsonaro.'

  • Presidente eleito da Colômbia quer reduzir a exploração de petróleo e carvão

    20/06/2022 Duração: 07min

    O objetivo de Gustavo Petro, primeiro governante colombiano de esquerda, é ampliar o espaço para energias limpas e renováveis. O político, ex-guerrilheiro, tem formação em economia, com especialização em meio ambiente. Míriam Leitão destaca que, caso Petro consiga emplacar seu 'pacto nacional', conseguirá governar em um país que sai do pleito muito dividido. Apesar da pequena margem, o resultado não foi contestado.

  • 'Único objetivo da redução do ICMS é eleitoral'

    17/06/2022 Duração: 09min

    Míriam Leitão traz um resumo dos principais temas do cenário político e econômico do país. Ela comenta o reajuste do preço dos combustíveis e da obrigatoriedade da redução do ICMS pelos estados. Para a comentarista, a estratégia é unicamente eleitoral. Ela também comenta a morte de Dom Phillips e Bruno Pereira. 'O mais provável é que seja resultado de alguma organização criminosa', afirma a comentarista.

  • Petrobras resiste aos ataques do principal controlador

    17/06/2022 Duração: 06min

    Míriam Leitão informa que a empresa vai anunciar mais uma alta de combustíveis hoje, apesar dos ataques que tem sofrido do presidente Bolsonaro e de seus aliados. Ouça o comentário e entenda por que estatal resiste à pressão do governo.

  • Caso Bruno e Dom: 'indígenas fizeram grande parte do trabalho'

    16/06/2022 Duração: 09min

    Míriam Leitão destaca a participação de povos indígenas nas buscas por Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips na Amazônia. A comentarista ressalta a ausência de representantes indígenas na coletiva de imprensa com autoridades que comunicaram, oficialmente, que os corpos do indigenista e do jornalista foram encontrados ontem.

  • 'Justiça é descobrir tudo o que aconteceu para proteger os indígenas'

    16/06/2022 Duração: 08min

    Miriam Leitão comenta a execução do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips. Ela enfatiza a necessidade de continuar investigando o caso para proteger as comunidades indígenas e ribeirinhas. A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) tem informado as autoridades sobre o aumento da criminalidade na região, mas providências não foram tomadas.

  • ‘Bolsonaro mostra que aceita que uma parte do território seja dominada por bandidos’, diz Míriam Leitão

    15/06/2022 Duração: 08min

    Míriam Leitão faz uma análise da fala de hoje do presidente Bolsonaro durante uma entrevista a um canal do YouTube. O presidente disse que o jornalista Dom Phillips era mal visto na região do Vale do Javari por ter feito reportagens contra garimpeiros. Segundo Bolsonaro, Dom deveria ter redobrado a atenção consigo próprio antes de fazer sua 'excursão'. A postura de Bolsonaro é totalmente diferente do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que se disse profundamente preocupado com o que pode ter acontecido.

  • Projeto do ICMS: 'uma herança muito pesada para depois das eleições'

    15/06/2022 Duração: 06min

    Míriam Leitão fala sobre pedido do governo para Petrobras segurar reajuste do diesel e da gasolina. Ela também repercute aprovação de projeto do ICMS na Câmara apenas um dia depois de ter passado pelo Senado.

  • 'Há um momento muito indefinido na economia brasileira e mundial'

    14/06/2022 Duração: 06min

    Nesta quarta-feira, será revelada a nova decisão sobre os juros tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. Na economia nacional, a dúvida é se esta será a última elevação da taxa neste ciclo. Já na americana, há o temor de uma alta acima do previsto. Míriam Leitão pontua o que cria o ambiente de indefinições nos diferentes cenários.

  • 'Subsidiar combustível, tirando dinheiro de outras áreas necessárias, não faz sentido'

    14/06/2022 Duração: 06min

    O Plenário do Senado aprovou o texto-base do projeto de lei que limita, em 17%, a cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público. Míriam Leitão fala sobre o assunto: 'estados vão perder nesse projeto'. Comentarista repercute possível impacto na Saúde, na Educação e no combate à fome.

  • PL que limita cobrança do ICMS tem 77 emendas apresentadas até o momento

    13/06/2022 Duração: 04min

    Míriam Leitão fala sobre o projeto de lei que limita em 17% a cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e transporte público. A comentarista apurou que o PL já recebeu 77 emendas que podem atenuar ou aprofundar o subsídio.

  • Propostas ao TSE: 'Forças Armadas não estão nessa conversa com boas intenções'

    13/06/2022 Duração: 07min

    Míriam Leitão fala sobre o TSE, que acolheu 10 das 15 propostas feitas pelas Forças Armadas para eleições de outubro: 'não é uma discussão técnica, é uma discussão política e, perigosa'. 'Essa nota é inaceitável. Esse comportamento é inaceitável. As Forças Armadas não são fiscais das eleições', afirma a comentarista.

página 1 de 2