O Assunto É Dinheiro - Luiz Gustavo Medina

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Especialistas em economia doméstica dão dicas de como manter a saúde do seu bolso e organizar suas finanças.

Episódios

  • Uma semana fora do prumo no mercado financeiro

    'Uma semana fora do prumo no mercado financeiro'

    03/06/2020 Duração: 05min

    Teco Medina fala, nesta quarta-feira, sobre a onda de bons índices nas bolsas mundiais nos últimos dias. Elas sobrem forte no mundo inteiro. Só o Brasil acumula 7% de alta. 'A gente vê um apetite a risco dos tempos anteriores ao coronavírus', destaca. Teco destaca que é uma movimentação atípica, uma vez que a pandemia ainda segue com números altos e os EUA vivem uma situação de constantes protestos.

  • Tem medo de sair da poupança? Se continuar nela, você vai perder dinheiro

    Tem medo de sair da poupança? Se continuar nela, você vai perder dinheiro

    02/06/2020 Duração: 04min

    Expectativa de mais um corte na taxa Selic nas próximas semanas vai fazer com que o rendimento da tradicional caderneta fique menor do que a inflação. É hora de procurar outros investimentos conservadores que garantam o poder de compra.

  • Recuperação da bolsa de valores tem a ver com expectativas pelo futuro

    Recuperação da bolsa de valores tem a ver com expectativas pelo futuro

    01/06/2020 Duração: 04min

    Apesar de o Brasil ainda estar no meio da pandemia, investidores olham para o controle da doença em outros países e acreditam que isso também pode acontecer por aqui nas próximas semanas. Em maio, ações e fundos imobiliários subiram, enquanto ouro e dólar caíram.

  • Em investimentos de longuíssimo prazo, faz sentido correr mais risco

    Em investimentos de longuíssimo prazo, faz sentido correr mais risco

    29/05/2020 Duração: 05min

    Para Teco Medina, pode ser um erro aplicar em planos de previdência privada conservadores, ainda mais com uma rentabilidade em queda. Ele explica que em investimentos muito longos, como a previdência, pode-se correr mais risco, já que as quedas se diluem ao longo do tempo. 'O prazo é todo a seu favor', comenta.

  • Com a Selic muito baixa, se não quiser correr riscos, Previdência privada não faz sentido

    'Com a Selic muito baixa, se não quiser correr riscos, Previdência privada não faz sentido'

    28/05/2020 Duração: 06min

    Se for para fazer uma Previdência conservadora, é melhor fazer por conta própria. Dessa forma, você economiza na taxa de administração.

  • Juros baixos representam o fim da previdência privada?

    Juros baixos representam o fim da previdência privada?

    27/05/2020 Duração: 06min

    Luiz Gustavo Medina explica que a grande queda na taxa básica de juros dificulta o acúmulo de recursos e obriga adeptos da previdência privada a refazer as contas. No entanto, ele destaca que investidores precisam ter calma para não perder dinheiro durante a crise, já que oscilações tendem a ser compensadas ao longo do tempo.

  • Indicadores econômicos vão encontrando um patamar mais razoável

    Indicadores econômicos 'vão encontrando um patamar mais razoável'

    26/05/2020 Duração: 05min

    Com notícias sobre reabertura da economia em vários países e avanço de pesquisas que podem levar à solução da crise sanitária, mercado financeiro reagiu bem. No Brasil, dólar caiu e Ibovespa chegou ao melhor patamar desde o início da pandemia. Para Teco Medina, esses são sinais de que economia começa a encontrar um novo patamar de estabilidade.

  • MST lança fundo de investimentos

    MST lança fundo de investimentos

    25/05/2020 Duração: 04min

    Até o momento, o fundo administrado pelo Movimento dos Sem Terra já captou R$ 1 milhão. Com o dinheiro, a organização vai desenvolver vários de seus projetos. O retorno prometido é de 5,5% ao ano. Teco Medina explica que iniciativa procura atrair investidores que acreditam em uma determinada causa, algo que já é comum em outros países. 'Isso pode abrir portas para que outras pessoas tenham a ideia de ir ao mercado captar recursos', afirma.

  • Bons filmes para se entender a história da economia e sobre finanças

    Bons filmes para se entender a história da economia e sobre finanças

    22/05/2020 Duração: 05min

    Teco Medina dá dicas de filmes para quem quer aprender mais sobre educação financeira e para entender sobre bastidores de momentos históricos da economia mundial. São eles 'Trabalho indiscreto', sobre a crise de 2008, e 'O dia antes do fim'.

  • Dicas de leituras para se entender a história da economia brasileira e mundial

    Dicas de leituras para se entender a história da economia brasileira e mundial

    21/05/2020 Duração: 05min

    Teco Medina dá novas dicas de leituras curiosas para quem quer aproveitar para entender um pouco mais sobre a economia no Brasil e do planeta. Tem a história do plano Real, tem bastidores do plano Cruzado, entre outros momentos de virada da economia. Destaque para o clássico ‘Por que as nações fracassam’, da dupla Daron Acemoglu e James Robinson. ‘Ali, se tem uma mini-receitinha de bolo sobre o que um país tem que fazer pra dar certo’. Tem dicas de pratas da casa, como obras dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.

  • Cursos e palestras on-line são boas maneiras de aprender mais sobre finanças

    Cursos e palestras on-line são boas maneiras de aprender mais sobre finanças

    20/05/2020 Duração: 07min

    Luiz Gustavo Medina destaca que cursos on-line e lives gratuitas sobre economia e finanças têm se multiplicado durante a quarentena. Muitos deles são, inclusive, oferecidos por bancos ou corretoras. Para Medina, essa é uma oportunidade ótima para quem quer se tornar um investidor melhor ou apenas tem curiosidade sobre o assunto.

  • Os títulos que ainda se salvam em meio à crise mundial

    Os títulos que ainda se salvam em meio à crise mundial

    19/05/2020 Duração: 04min

    A pauta do Teco Medina nesta terça-feira é direcionada àquelas pessoas que estão de olho nos investimentos que estão se salvando em meio ao caos da crise mundial. São dois títulos: os indexados e os pré-fixados. Mesmo com a economia desacelerando, com recessão e corte de juros, as taxas deles explodiram.

  • Mês de abril foi o fundo do poço para o setor do varejo

    Mês de abril foi o 'fundo do poço' para o setor do varejo

    18/05/2020 Duração: 04min

    De acordo com um levantamento, abril de 2020 registrou uma queda de 36,5% nas vendas em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já um outro estudo registrou queda de 27% nas vendas de março para abril. Para Luiz Gustavo Medina, recuperação depende da reabertura de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ouça a análise.

  • ‘Continuamos no escuro no nosso pandemônio político’

    ‘Continuamos no escuro no nosso pandemônio político’

    15/05/2020 Duração: 04min

    Teco Medina comenta a situação crítica do país, que tem tantos problemas paralelos à pandemia do coronavírus. A crise política sem fim atinge em cheio a economia. ‘As coisas estão muito ligadas. Se a gente estivesse combatendo da melhor forma possível o vírus, as pessoas acreditariam que a economia sofreria o menos possível e que talvez pudéssemos voltar a algum tipo de normalidade'. Ele ainda comenta os números do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, que teve queda forte em março.

  • Caldo de crise: Brasil tem mérito próprio na desvalorização do real frente ao dólar

    Caldo de crise: Brasil tem mérito próprio na desvalorização do real frente ao dólar

    14/05/2020 Duração: 04min

    Teco Medina comenta a disparada do dólar, que se aproxima dos R$ 6 nesta quinta-feira. Todas as moedas estão se desvalorizando no mundo, mas o cenário em torno do real chama atenção. ‘Tem muitos países com problemas. Mas o ruído político parece que é só nosso. Pra se ter ideia, moeda da Índia cai 5%, Argentina cai 13%, a lira turca cai 17%. E, no Brasil, a moeda cai 45%.’

  • Fundo norueguês corta investimento em empresas brasileiras

    Fundo norueguês corta investimento em empresas brasileiras

    13/05/2020 Duração: 06min

    Teco Medina comenta, nesta quarta-feira, sobre a situação de empresas brasileiras, como a Vale e a Eletrobrás. Isso porque o fundo soberano da Noruega excluiu os investimentos ou compra de ações de várias empresas pelo mundo. São aquelas que não cuidam do meio ambiente. As duas brasileiras, segundo o fundo, estão nesta lista.

  • Todo cuidado é pouco na hora de investir em fundo de renda fixa

    Todo cuidado é pouco na hora de investir em fundo de renda fixa

    11/05/2020 Duração: 03min

    Nesta segunda-feira, Teco Medina comenta sobre a taxa de administração dos fundos de renda fixa. 'Cada vez mais esse assunto tem que estar sob os holofotes, porque é muito dinheiro que está sendo desperdiçado, que não está indo para o bolso dos nossos ouvintes'. Em alguns casos, este tipo de investimento não está rendendo nada.

  • Vale um esforço para comprar um presente para a mãe

    Vale um esforço para comprar um presente para a mãe

    08/05/2020 Duração: 02min

    Por causa da pandemia, maioria dos ouvintes da CBN consultados no Twitter afirmou que 'esse ano não vai dar'. Mas por que não refazer as contas? Mesmo que não possa encontrá-la, pedir na internet e entregar no endereço dela é uma boa opção.

  • Movimento de vendas neste Dia das Mães deve despencar quase 60%

    Movimento de vendas neste Dia das Mães deve despencar quase 60%

    07/05/2020 Duração: 04min

    Projeção da Confederação Nacional do Comércio se torna ainda mais preocupante pelo fato de que a data é a segunda mais importante do comércio, ficando atrás do Natal. O e-commerce se torna opção, mas não substitui por completo as lojas físicas. Entre os setores mais afetados, estão os de vestuário e calçados, além de móveis e eletrodomésticos.

  • Agência Fitch rebaixa classificação do Brasil por desconfiar de piora fiscal duradoura

    Agência Fitch rebaixa classificação do Brasil por desconfiar de piora fiscal duradoura

    06/05/2020 Duração: 06min

    Luiz Gustavo Medina explica que, na avaliação da agência, medidas tomadas no âmbito da pandemia podem provocar aumento permanente do gasto público 'As pessoas vão se perguntar de novo se o país vai ser solvente ou não', afirma. 'É um problema que estamos criando à toa'.

página 1 de 2