Ecopolítica - Sérgio Abranches

Informações:

Sinopse

Análise sobre as estreitas relações do meio ambiente com a política e a economia do mundo contemporâneo.

Episódios

  • CPI tem sido muito danosa para Bolsonaro ele, acuado, dá declarações agressivas

    'CPI tem sido muito danosa para Bolsonaro; ele, acuado, dá declarações agressivas'

    06/05/2021 Duração: 13min

    Sérgio Abranches comenta depoimento do ministro da Saúde à CPI da pandemia e falas recentes de Bolsonaro com ameaças às instituições. Para ele, respostas evasivas de Marcelo Queiroga prejudicam ainda mais a imagem do governo. Abranches avalia, também, que escalada de ameaças de Bolsonaro é 'perigosa' por colocar em risco a ordem democrática. 'É uma situação muito ruim e que vai piorar. Bolsonaro vai ficar cada vez mais ameaçado', afirma.

  • Vai ser muito difícil para a base de choque governista controlar a narrativa da CPI

    'Vai ser muito difícil para a base de choque governista controlar a narrativa da CPI'

    04/05/2021 Duração: 13min

    Para Sérgio Abranches, o governo está envolvido em montar uma narrativa que o exima das responsabilidades óbvias no caso da pandemia. "As suas omissões, os seus erros, o seu negacionismo", descreve o comentarista da CBN. Ouça análise completa

  • A CPI é a única forma de pressionar as autoridades a levarem mais a sério a pandemia

    'A CPI é a única forma de pressionar as autoridades a levarem mais a sério a pandemia'

    30/04/2021 Duração: 11min

    No dia em que CPI da Covid definiu os primeiros nomes para depor no Senado, o Brasil alcançou a triste marca de 400 mil mortes pela doença. 'Uma situação completamente fora de propósito com um país que sabe vacinar e podia ter tomado medidas de precaução mais efetivas', lamenta Sérgio Abranches. Para o comentarista, o governo mostrou que está com medo da CPI. 'É tudo muito bem documentado, porque a gente tem gravações, vídeos, números', diz ele.

  • O governo está com medo e não tem segurança para enfrentar a CPI

    'O governo está com medo e não tem segurança para enfrentar a CPI'

    27/04/2021 Duração: 06min

    Sergio Abranches fala sobre a expectativa para o início dos trabalhos da CPI da Covid-19, que será instalada nesta terça-feira. 'É uma CPI que vai dar o que falar'. Ele acrescenta que a investigação vai acabar revelando questões importantes, que ajudarão a compor melhor o quadro para entender tudo o que aconteceu até que se chegasse a esse ponto lastimável na pandemia.

  • Isolamento na questão climática prejudica o Brasil também economicamente

    Isolamento na questão climática prejudica o Brasil também economicamente

    22/04/2021 Duração: 12min

    Discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima foi marcado por mentiras, incluindo sobre o orçamento do país para fiscalização de crimes ambientais. 'Na Escócia, o Brasil vai ser duramente cobrado por medidas concretas', comenta Abranches. Ele analisa também a decisão do STF, que confirmou a suspeição de Sergio Moro para julgar processos contra o ex-presidente Lula.

  • Decisão do Supremo a respeito de Lula vai provocar uma série de reações

    Decisão do Supremo a respeito de Lula vai provocar uma série de reações

    15/04/2021 Duração: 15min

    Sérgio Abranches repercute os acontecimentos políticos até esta quinta-feira. O principal deles, a decisão em plenário do STF a favor da anulação das condenações do ex-presidente Lula. 'Essa decisão provocará uma série de reações', aponta o comentarista. Isso porque Lula, agora, está elegível para 2022. Abranches prevê que isso pode gerar uma instabilidade na candidatura da esquerda na próxima eleição.

  • CPI não é coisa de governo, é de oposição. Essa é invenção de Bolsonaro

    'CPI não é coisa de governo, é de oposição. Essa é invenção de Bolsonaro'

    13/04/2021 Duração: 10min

    Sérgio Abranches explica como o governo Bolsonaro tenta ampliar o escopo das investigações da CPI da Covid para os governos estaduais. "Essa CPI tenta tumultuar a outra, e isso é ilegal. Desde o telefonema com Kajuru, Bolsonaro comete ilegalidade", comenta. Ouça

  • Nunes Marques defendeu tese medieval sobre liberdade de culto

    Nunes Marques defendeu 'tese medieval' sobre liberdade de culto

    08/04/2021 Duração: 10min

    Além disso, a comparação entre templos e jornalismo representa uma falta de compreensão - ou rejeição - sobre a liberdade de expressão. Mais do que isso, sobre um serviço que tem a obrigação de informar a população sobre a pandemia. 'Eu estava esperando esse voto, porque ele está lá para fazer o que Bolsonaro mandar', diz Abranches. 'O que me intrigou foi o Toffoli.' O comentarista fala sobre o comportamento estranho do ex-presidente do Supremo.

  • Nunes Marques não olha para a Constituição, ele olha o interesse do governo

    'Nunes Marques não olha para a Constituição, ele olha o interesse do governo'

    06/04/2021 Duração: 11min

    Sérgio Abranches analisa a decisão do ministro do STF Nunes Marques que liberou celebrações religiosas pelo Brasil. Para ele, é mais um capítulo da politização do Judiciário. 'Não tem qualidade jurídica constitucional na decisão, passa a ser uma decisão meramente política', critica. O comentarista lamenta a repercussão que essa situação gera na população. 'Politiza a visão que a sociedade tem do Judiciário. Começa a perder a legitimidade importante de um grupo de ministros que estão acima da política'.

  • Bolsonaro detesta governar e ainda quer se reeleger

    'Bolsonaro detesta governar e ainda quer se reeleger'

    01/04/2021 Duração: 12min

    O Congresso está se afastando do presidente, porque os eleitores de quem está lá culpam Bolsonaro pelo tormento que estamos vivendo - e com razão. Abranches lembra também que estamos isolados do restante do mundo: 'viramos um país tóxico'. 'Já tivemos presidente intelectual, operário, político profissional, economista. Todos eles tinham noção da responsabilidade da presidência, mas Bolsonaro não tem nenhuma', critica.

  • Há uma preocupação real de que Bolsonaro esteja querendo intervir para politizar as Forças Armadas

    'Há uma preocupação real de que Bolsonaro esteja querendo intervir para politizar as Forças Armadas'

    30/03/2021 Duração: 08min

    Sergio Abranches faz uma análise das mudanças no governo. São duas crises em uma só: uma política e outra institucional. 'Bolsonaro quer manifestações explícitas de apoio militar para que ele possa intimidar as oposições civis e instituir um veto militar a um processo de impeachment que retornou a pauta, de uma forma meio velada, nas palavras de alerta do presidente da Câmara, Arthur Lira'. Abranches destaca que nenhuma das duas crises se resolve com as mudanças de ministério.

  • Está tudo mal Brasil está pior que o governo

    'Está tudo mal; Brasil está pior que o governo'

    25/03/2021 Duração: 15min

    Sergio Abranches avalia que semana foi marcada pela insatisfação do Congresso com a maneira como o governo lida com a pandemia. No entanto, ele considera que presidente terá dificuldade para mudar de atitude. 'Não há normalidade sob Bolsonaro', afirma. Gesto racista de assessor da presidência e orçamento do governo federal também estão entre os destaques.

  • Estamos vivendo uma situação absurda como um todo

    'Estamos vivendo uma situação absurda como um todo'

    23/03/2021 Duração: 08min

    Sergio Abranches fala sobre dois ministros na área da Saúde. 'Um ministro que não é mais, mas ainda está ministro, e outro que vai ser, mas ainda não é'. Abranches destaca ainda o colapso no Ministério da Saúde causado pela atitude do presidente. 'O presidente adotou uma nova narrativa, mas não uma nova atitude'.

  • Vivemos um momento macabro não há possibilidade de termos esperança

    'Vivemos um momento macabro; não há possibilidade de termos esperança'

    18/03/2021 Duração: 13min

    Sergio Abranches afirma que crise sanitária, econômica e política chega a um 'ponto sem retorno'. Para ele, apenas um 'lockdown' pode amenizar a situação. 'Mas não há muita esperança de que governo federal mude de atitude', acrescenta.

  • Se o novo ministro der uma orientação que desagrade o presidente, ele vai desautorizá-lo?

    'Se o novo ministro der uma orientação que desagrade o presidente, ele vai desautorizá-lo?'

    16/03/2021 Duração: 08min

    Sérgio Abranches fala sobre a troca no comando do Ministério da Saúde e destaca que estamos mergulhados 'em um mundo de incertezas'. Comentarista diz que não vê uma mudança muito forte na opinião de Bolsonaro em relação à pandemia.

  • Situação da pandemia no Brasil é inaceitável

    Situação da pandemia no Brasil 'é inaceitável'

    11/03/2021 Duração: 13min

    Sérgio Abranches fala sobre a postura do governo no combate ao novo coronavírus. Ele destaca que as mortes por Covid-19 podem chegar a 3 mil por dia até o fim do mês. 'Governo Federal vive numa bolha de fantasia onde ou não vê, ou finge que não vê a realidade', diz.

  • Decisão de Fachin está fora do tempo

    Decisão de Fachin está fora do tempo

    09/03/2021 Duração: 08min

    Sérgio Abranches diz que a decisão de Fachin que anula condenações contra Lula e mantém direitos políticos do ex-presidente levanta incertezas, antecipa debate eleitoral e desvia o foco em um momento de recrudescimento da pandemia no país.

  • Há um desencontro absoluto de agenda entre o presidente e governadores e prefeitos

    'Há um desencontro absoluto de agenda entre o presidente e governadores e prefeitos'

    04/03/2021 Duração: 12min

    Sérgio Abranches destaca que estamos vivendo o pior estágio da pandemia no Brasil, o auxílio emergencial foi interrompido e Bolsonaro se recusa a encarar essa situação com seriedade. Comentarista defende que é preciso tomar medidas rigorosas para poder interromper esse ciclo e dar tempo para vacinas chegarem.

  • Nossas instituições políticas não enxergam qual é a prioridade do povo brasileiro

    'Nossas instituições políticas não enxergam qual é a prioridade do povo brasileiro'

    02/03/2021 Duração: 09min

    Sérgio Abranches critica a tentativa do presidente da Câmara dos Deputados de mexer na legislação eleitoral enquanto a população brasileira enfrenta graves problemas com a pandemia. O comentarista afirma que há um descolamento da realidade por parte dos parlamentares, que tentam discutir temas que não são prioridades durante a crise sanitária.

  • A PEC da impunidade é um escárnio em um momento desses

    'A PEC da impunidade é um escárnio em um momento desses'

    25/02/2021 Duração: 14min

    Sérgio Abranches questiona a prioridade dos parlamentares, que tentam aprovar a PEC de imunidade parlamentar a toque de caixa, enquanto estamos vivendo um momento tão crítico de mortes e internações por Covid-19. 'O Congresso está inerte discutindo sua própria imunidade quando quem está precisando de imunização é a população', diz.

página 1 de 20