Ecopolítica - Sérgio Abranches

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Análise sobre as estreitas relações do meio ambiente com a política e a economia do mundo contemporâneo.

Episódios

  • Bolsonaro agride a Constituição com suas falas

    'Bolsonaro agride a Constituição com suas falas'

    28/05/2020 Duração: 06min

    Sérgio Abranches avaliou que o presidente Jair Bolsonaro rompe limites constitucionais o tempo todo e não pode falar o que quer. 'O decoro do cargo pede comedimento ao que o presidente diz', afirmou ele.

  • A desconfiança na ação dos agentes políticos mina a democracia

    'A desconfiança na ação dos agentes políticos mina a democracia'

    26/05/2020 Duração: 10min

    Sérgio Abranches fala da operação comandada pela Polícia Federal de Brasília desencadeada no Rio e em São Paulo sobre o desvio de verbas no combate ao coronavírus. No Rio, Witzel é um dos alvos da ação. 'É um absurdo ter uma situação nebulosa diante de uma pandemia'. Abranches destaca ainda o aspecto político que é emblemático e mostra o grau de tensão e ameaça a credibilidade das instituições. Ele lembra que a deputada Zambelli disse os governadores seriam objeto de investigação. 'O conflito permanente entre o presidente e governadores cria um ambiente de desconfiança. E é isso que mina a eficácia das instituições'.

  • Acordo de Bolsonaro com centrão envolve parlamentares que têm relação com governadores

    'Acordo de Bolsonaro com centrão envolve parlamentares que têm relação com governadores'

    21/05/2020 Duração: 11min

    Sério Abranches comentou a reunião que o presidente Jair Bolsonaro fez com os governadores sobre o projeto de socorro a estados e municípios. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o do Senado, Davi Alcolumbre, também estavam no encontro.

  • O que mata a economia é o que mata as pessoas

    'O que mata a economia é o que mata as pessoas'

    19/05/2020 Duração: 10min

    Sérgio Abranches analisa o avanço da Covid-19 e o aumento do desmatamento. 'Os dois casos aumentam muito o risco para a biossegurança do país'. No caso da pandemia, ele explica que há um grau de desorientação da ação federal, com um presidente que quer abrir a economia sem se dar conta de que 'a abertura da economia de nada vale se não conseguirmos controlar a pandemia'. No caso do desmatamento, dados apontam que é o pior mês de abril em uma década.

  • Ao longo do ano as redes da ilegalidade continuam operando na Amazônia

    'Ao longo do ano as redes da ilegalidade continuam operando na Amazônia'

    12/05/2020 Duração: 11min

    Sergio Abranches fala da volta da Garantia da Lei e da Ordem na Amazônia. 'Significa que vai haver uma ação na qual o ministro do Meio Ambiente não tem poder para punir os fiscais do Ibama que pegarem grileiros e garimpeiros ilegais nas terras públicas e indígenas'. Ele explica que essa é uma ação pontual, mas que a ação continuada do Ibama e do ICMBio é muito mais importante.

  • Paulo Guedes sabe zero de economia ao tentar pressionar pela flexibilização do isolamento

    'Paulo Guedes sabe zero de economia ao tentar pressionar pela flexibilização do isolamento'

    07/05/2020 Duração: 10min

    Sérgio Abranches afirmou que a reunião surpresa que o presidente Jair Bolsonaro realizou com o presidente do STF, Dias Toffoli, ao lado de ministros e de um grupo de empresários foi indevida do ponto de vista constitucional. Ele ainda criticou a postura do ministro da Economia, Paulo Guedes, de tentar flexibilizar o isolamento em meio à pandemia do novo coronavírus.

  • Tenho dúvida se o ministro estava preparado para discutir a questão indígena

    'Tenho dúvida se o ministro estava preparado para discutir a questão indígena'

    05/05/2020 Duração: 09min

    Sérgio Abranches fala sobre a postura do governo federal em relação aos povos indígenas diante da pandemia de coronavírus. 'O ministro Teich disse que cogita um hospital de campanha só para atender os indígenas, mas não sabe quando. São sempre declarações de hora, de momento, para atender uma repercussão'.

  • Bolsonaro tem uma compreensão muito rasa das questões que o incomodam

    'Bolsonaro tem uma compreensão muito rasa das questões que o incomodam'

    30/04/2020 Duração: 07min

    O presidente disse que os estados não conseguiram achatar a curva de contágio pelo coronavírus, mesmo com as restrições. Para Abranches, ele parece não entender a diferença entre o que está e o que poderia estar acontecendo. O comentarista também afirma que Bolsonaro não entende a diferença entre nomeações para a Polícia Federal e para a Abin, dada a natureza dos dois órgãos.

  • Bolsonaro sempre se considera acima das responsabilidades dos outros poderes

    'Bolsonaro sempre se considera acima das responsabilidades dos outros poderes'

    28/04/2020 Duração: 12min

    Sérgio Abranches fala da decisão do ministro do STF Celso de Mello de autorizar inquérito para apurar acusações de Moro a Bolsonaro. Do ponto de vista político, Abranches diz que essa decisão 'representa mais incerteza e instabilidade'. São 60 dias de prazo para que o ex-ministro seja ouvido.

  • Presidente tem agenda diferente da maioria da nação

    Presidente tem agenda diferente da maioria da nação

    23/04/2020 Duração: 13min

    Enquanto o país está focado na pandemia, em combater a doença e minimizar mortes, Bolsonaro fica buscando novos alvos. Presidente interrompeu processo de suplementação da receita dos estados por não querer beneficiar governadores do Rio e São Paulo. Depois, ele brigou com o presidente da Câmara e começou a falar com a escória do Congresso. Agora desestabiliza o Ministério da Justiça.

  • Na democracia Republicana, o princípio constitutivo é o equilíbrio entre poderes

    'Na democracia Republicana, o princípio constitutivo é o equilíbrio entre poderes'

    21/04/2020 Duração: 09min

    Sérgio Abranches fala das crises envolvendo o governo Bolsonaro. A mais recente com importantes ameaças a estrutura institucional da democracia brasileira. 'O que aconteceu naquela manifestação do Dia do Exército foi muito grave e não é uma coisa que se supere com alguns tuítes de protesto contra a atitude do presidente'. Abranches destaca que essa é a atitude dele. Uma atitude de confronto, imperial. 'Ele acha que ele pode tudo, que ele é a Constituição, que ele é o poder e que ele é a única fonte suprema de autoridade que tem no país'.

  • Bolsonaro decidiu arriscar muito na troca de comando na saúde

    'Bolsonaro decidiu arriscar muito na troca de comando na saúde'

    16/04/2020 Duração: 09min

    Para Sérgio Abranches, troca é 'aposta no escuro'. Ele comenta que Nelson Teich, novo ministro da Saúde, tem visão 'privatista'. 'Ele pensa o tempo todo na racionalidade econômica das decisões médicas, o que é muito perigoso', afirma. Abranches explica, ainda, que mudança na diretriz de combate ao coronavírus pode levar a nova 'ambiguidade'. Ouça a análise.

  • Desmatamento cresce de forma tão rápida quanto a pandemia cresce no resto do Brasil

    'Desmatamento cresce de forma tão rápida quanto a pandemia cresce no resto do Brasil'

    14/04/2020 Duração: 10min

    Sérgio Abranches fala da crise do coronavírus e a preocupação com as populações indígenas. 'O que se deveria esperar é que essas populações estivessem sendo tratadas com mais cuidado por parte dos governos'. Abranches também cita que em meio à pandemia, 'o resto do governo, sobretudo, na área ambiental, continua o seu trabalho de destruição das instituições de controle e permitindo a destruição da mata e a invasão das terras indígenas'.

  • Bolsonaro é irresponsável quando é contra o isolamento e defende a cloroquina, que não tem evidência

    'Bolsonaro é irresponsável quando é contra o isolamento e defende a cloroquina, que não tem evidência'

    09/04/2020 Duração: 13min

    Sérgio Abranches comenta a persistência do presidente Jair Bolsonaro em opinar sobre o uso da cloroquina no tratamento da doença mesmo sem respaldo científico. Ele também aborda o projeto de socorro aos estados em meio à pandemia do novo coronavírus.

  • Além de perder tempo, nós estamos perdendo capacidade de ação

    'Além de perder tempo, nós estamos perdendo capacidade de ação'

    07/04/2020 Duração: 12min

    Sérgio Abranches fala dos desdobramentos da crise envolvendo Bolsonaro e o ministro Mandetta. Ele destaca que 'o que aconteceu ontem foi uma crise provocada pelo presidente da República no meio da pior crise sanitária que o Brasil já viveu e em um momento delicadíssimo do mundo e da economia global'. Abranches explica que 'essa desunião na política faz com que tenha essa dissonância entre os comandos'.

  • Brasil está demorando a reagir ao coronavírus

    'Brasil está demorando a reagir ao coronavírus'

    02/04/2020 Duração: 09min

    Para Sérgio Abranches, falta 'atitude enérgica' do governo federal no combate ao coronavírus. Ele destaca que atitude do presidente é 'um grande perigo', critica falta de investimento em saúde e afirma que preservação de vidas tem que ser prioridade. 'É uma pena que o Brasil tenha um governo sem sensibilidade e responsabilidade para tratar do problema', avalia.

  • Crise de governança cria enorme incerteza para a população

    'Crise de governança cria enorme incerteza para a população'

    31/03/2020 Duração: 09min

    Sérgio Abranches diz que 'claramente a gente tem hoje uma superposição de crises'. Ele destaca uma crise econômica puxada pelo problema do coronavírus, além de uma crise política e de governança. Abranches ressalta que o presidente perdeu a confiança da população. 'Está todo mundo consciente de que vai ter perdas econômicas, mas põe a saúde na frente'.

  • Bolsonaro desencoraja a população a ficar em casa e faz pouco caso da gravidade do problema

    'Bolsonaro desencoraja a população a ficar em casa e faz pouco caso da gravidade do problema'

    26/03/2020 Duração: 13min

    Sérgio Abranches comentou a postura do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia do novo coronavírus. Ele disse que o governo está demorando para tomar medidas na área econômica, principalmente as que ajudariam a população mais vulnerável perante essa crise.

  • Em Brasília se dá uma epidemia de incompetência

    'Em Brasília se dá uma epidemia de incompetência'

    24/03/2020 Duração: 08min

    Sérgio Abranches analisa as ações do governo para reduzir o volume do contágio do coronavírus. Segundo ele, há um atraso no combate ao contágio propriamente dito. 'As medidas de distanciamento social são muito tímidas ainda perto do que a experiência internacional já mostrou'. Ele destaca que o governo erra demais nas MPs editadas. 'O presidente estabeleceu conflito demais com os governadores e agora está tentando correr atrás depois de receber muita crítica'.

  • As águas de Veneza ficaram mais claras porque não tem barco nem óleo sendo derramado nos canais

    'As águas de Veneza ficaram mais claras porque não tem barco nem óleo sendo derramado nos canais'

    19/03/2020 Duração: 09min

    Sérgio Abranches comenta sobre os efeitos ambientais do coronavírus. Ele menciona, por exemplo, a redução da poluição automotiva por causa da redução dos trânsitos nas cidades, além da diminuição da indústria de energia renovável.

página 1 de 2

Informações: