O Assunto É Dinheiro - Luiz Gustavo Medina

Informações:

Sinopse

Especialistas em economia doméstica dão dicas de como manter a saúde do seu bolso e organizar suas finanças.

Episódios

  • 'Há um movimento global do dólar forte contra tudo e todos'

    05/06/2024 Duração: 06min

    Luiz Gustavo Medina faz uma análise sobre a alta do dólar e a desvalorização do Real. O comentarista lembra que, no início do ano, havia um consenso mundial de que os Estados Unidos cortariam os juros, o que enfraqueceria a moeda norte-americana. 'Conforme foi passando o ano e os Estados Unidos foram postergando esse corte de juros, e o dólar vai ficando mais forte. Então acho que tem um movimento global do dólar forte contra tudo e todos'.

  • Bolsas reagem mal às eleições na Índia e no México

    04/06/2024 Duração: 04min

    Na Índia, a aliança do primeiro-ministro, Narendra Modi, largou na frente nas primeiras contagens de votos. Já o México elegeu Claudia Sheinbaum, candidata do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador. Em 'O Assunto é Dinheiro', Luiz Gustavo Medina conta como as decisões impactaram a economia local e global.

  • 'Imaginar terminar esse ciclo de queda de corte de juros é uma grande derrota para o país'

    03/06/2024 Duração: 05min

    Luiz Gustavo Medina comenta a dificuldade do Brasil em reduzir juros, conforme o último Boletim Focus. A inflação prevista aumentou para os próximos anos, e a Selic, atualmente em 10,5%, deve terminar o ano em 10,25%.

  • CDB: o que faz a diferença é o banco ou a taxa?

    31/05/2024 Duração: 02min

    Um ouvinte quer saber qual é o aspecto mais importante de ser considerado ao escolher quando fazer um investimento CDB, se é o banco que emite ou se é a taxa. Ouça e saiba mais!

  • Invisto em fundos imobiliários e todo o ganho é sempre no dividendo pago. Isso é normal?

    30/05/2024 Duração: 03min

    Teco Medina responde dúvida de ouvinte e explica que isso é normal e que existem duas formas de ganhar dinheiro nesses fundos: pela valorização das cotas ou pelos dividendos. Ele destaca que quando os dividendos são distribuídos, o valor das cotas tende a cair, pois o dinheiro sai do fundo. No entanto, isso não é necessariamente negativo, pois muitos investidores reinvestem esses dividendos, o que pode fazer com que o valor das cotas suba novamente. O comentarista enfatiza que o importante é analisar o rendimento total ao longo do tempo, levando em conta tanto a valorização das cotas quanto os dividendos recebidos.

  • É verdade que o Nubank está valendo mais que o Itaú? Entenda

    28/05/2024 Duração: 05min

    Luiz Gustavo Medina conta que o Nubank se tornou o banco mais valioso não só do Brasil, como da América Latina. Por outro lado, ainda lucra cerca de seis vezes menos que o Itaú. Saiba mais em 'O Assunto é Dinheiro'.

  • Por que fugir do crédito rotativo do cartão?

    27/05/2024 Duração: 04min

    Luiz Gustavo Medina repercute dados divulgados pelo Banco Central sobre as taxas de juros do cartão de crédito rotativo. Ouça e saiba mais!

  • Ibovespa fica em último lugar em índice de principais Bolsas do mundo em 2024

    24/05/2024 Duração: 05min

    A Bolsa de Valores brasileira, Ibovespa, ficou em último lugar no índice das principais do mundo em 2024. Segundo Luiz Gustavo Medina, uma das explicações é a saída 'brutal' de investidores estrangeiros. Ouça e saiba outros motivos!

  • Vale a pena investir em produtos prefixados com taxa de 12% ao ano?

    23/05/2024 Duração: 04min

    Luiz Gustavo Medina responde ouvinte sobre a viabilidade de investir em produtos prefixados com uma taxa de 12% ao ano oferecida por bancos. Teco afirmou que essa é uma boa taxa, especialmente considerando o recente aumento nos juros futuros. Ouça na íntegra.

  • 'Estou com um pouco de medo de o Banco Central ter deixado de guiar o mercado'

    22/05/2024 Duração: 03min

    Teco Medina fala sobre a previsão da Selic (taxa básica de juros): "Como diria Galvão Bueno, 'vai se criando um clima terrível', porque a gente tem piorado muito ali no Focus. A expectativa era que a Selic terminasse o ano em 9, nessa semana, na última divulgação, já está em dez, e entre o Focus e hoje, eu já vi pelo menos três bancos revisando a expectativa para 10,5."

  • Dólar tende a cair com movimento oposto sobre os juros nos EUA e no Brasil

    21/05/2024 Duração: 02min

    Em 'O Assunto é Dinheiro', Luiz Gustavo Medina analisa a cotação da moeda norte-americana. 'Teoricamente, se o Banco Central do Brasil não cortar os juros e o Banco Central dos EUA cortar, a gente deverá ver o dólar bem mais baixo', afirma.

  • Boletim Focus: Projeção do PIB recua após tragédia no Rio Grande do Sul

    20/05/2024 Duração: 05min

    Teco Medina analisa resultado do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (20). O relatório informou que projeções do PIB caíram, pela influência da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. Ouça o comentário completo!

  • Como é possível a Bolsa estar 'muito barata' a 5% da máxima histórica?

    17/05/2024 Duração: 03min

    A ouvinte Viviane Pedroso contou que escuta, de diversos analistas, que a Bolsa está 'muito barata'. Ela pergunta como isto é possível, visto que o índice está a 5% da máxima histórica. Ouça a resposta de Luiz Gustavo Medina!

  • Queda de lucro na Petrobras: 'um balanço aquém do que poderia'

    14/05/2024 Duração: 04min

    Teco Medina analisa o lucro da Petrobras no primeiro trimestre, destacando uma queda significativa em comparação ao ano anterior. Ele observa que, apesar de ser uma "máquina de fazer dinheiro", a empresa enfrenta desafios. Ouça e entenda.

  • Qual é o melhor título do IPCA+?

    13/05/2024 Duração: 03min

    Uma ouvinte pergunta: "No site do Tesouro da para ver que os títulos IPCA+ pagam muito parecido - 6.20 IPCA 35; 6,25% IPCA 45. Algum dos dois é melhor?" Confira a explicação de Teco Medina.

  • Inflação baixa enquanto preços parecem continuar elevados: o que acontece?

    10/05/2024 Duração: 03min

    Teco Medina discute o recente resultado do IPCA de abril, com uma inflação de 0,38%. Apesar de ligeiramente acima do esperado, ele destaca que a inflação anual de 3,5% é historicamente baixa para o Brasil. Ouça.

  • Como embate entre presidente do BC e indicados por Lula afeta mercado apesar da queda de juros

    09/05/2024 Duração: 04min

    Os juros básicos da economia foram reduzidos a 10,5% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quinta-feira (9), e Luiz Gustavo Medina repercute o que está por trás de queda de 0,25% seguida por bolsas de valores em queda e alta no dólar e nos juros. O comentarista enfatiza que, apesar de ajuste irrisório – ‘não é com 0,25% a mais ou a menos que o Brasil vai dar certo ou errado’ -, decisão expõe pressão sobre sucessão no Banco Central enquanto nomeados de Lula se opuseram a redução na taxa de juros.

  • Milei convence estrangeiros a comprar ADRs da Argentina

    08/05/2024 Duração: 05min

    As ADRs são quando você compra ação de uma empresa estrangeira no seu país, explica Luiz Gustavo Medina.

  • Saiba em capitais ficou mais caro comprar imóvel em 2024

    07/05/2024 Duração: 04min

    Em 'O Assunto é Dinheiro', Luiz Gustavo Medina repercute os novos dados monitorados pelo Índice FipeZAP. Entre as 16 capitais avaliadas, as que tiverem o maior percentual de alta foram Curitiba, João Pessoa e Recife. Ouça e saiba mais.

  • Copom: qual a expectativa para próxima reunião?

    06/05/2024 Duração: 04min

    Luiz Gustavo Medina analisa expectativa para próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), nos dias 7 e 8 de maio. Serão discutidos os rumos da taxa Selic, além da construção econômica brasileira. Segundo o comentarista, deve ser decidido na reunião as mudanças na taxa selic. Ouça o comentário completo.

página 1 de 2