Transição Democrática, Engajamento Intelectual E Reformas Políticas: Luiz Werneck Vianna E Os Anos 1990

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Conhecer a história da esquerda, suas premissas e proposições no decorrer do século XX em correspondência com o desenvolvimento histórico da república brasileira é a proposta deste livro através do pensamento de Luiz Werneck Vianna, pesquisador carioca vinculado à IUPERJ e comprometido em compreender o processo de modernização conservadora brasileira, em especial nos anos 1990 e as possibilidades históricas abertas, entre outros fatores, pela redemocratização apoiada na Constituição de 1988, generosamente pautada em princípios democráticos e inclusivos.
A relevância desta obra, em tempos de obscurantismo político e evidente paralisia da esquerda frente à perplexidade do atual momento, consiste em trazer uma leitura sobre nossos "caminhos e descaminhos" ao Estado Democrático de Direito, suas limitações e as falhas da esquerda em assumir o protagonismo sobre os fatos em nosso processo de revolução passiva, conceitos que Luiz Werneck Vianna desenvolve com notável relevância em suas análises interpretativas sobre teoria política, especialmente Gramsci e Tocqueville, reflexão com a qual este livro pretende contribuir enquanto pensamento engajado à ideia de que, sem a construção de uma hegemonia comprometida com reformas estruturais profundas, dependentes de vontade e orientação políticas, o Brasil será incapaz de superar suas contradições e violências sociais e institucionais.