No Meio Do Caminho - Mario Sergio Cortella

  • Autor: Vários
  • Narrador: Vários
  • Editora: Podcast
  • Duração: 2:20:11
  • Mais informações

Informações:

Sinopse

Reflexão filosófica das notícias mais comentadas da semana.

Episódios

  • ‘A literatura brasileira é encantadora’

    17/07/2024 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a influenciadora americana que ficou encantada depois de ler ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’, de Machado de Assis. Agora, ela está lendo ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector. Comentarista destaca que 'o jeito de Clarice é um jeito entre os muitos modos diferentes da literatura brasileira’.

  • 'Educação que acolhe é muito diferente de uma educação irresponsável'

    10/07/2024 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre o trecho de um relato de uma professora da rede pública de São Paulo. Ela fala sobre o caos em sala de aula. Comentarista explica a diferença entre educação permissiva e educação positiva. 'O amor complacente, que tudo aceita, pode ser irresponsável'. Cortella ressalta que permissividade é um relaxaento inútil e perigoso.

  • Longevidade, tecnologia e a morte solitária

    03/07/2024 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella fala sobre os desafios que envolvem a longevidade. Comentarista explica questões que envolvem a morte solitária. ‘Fomos ficando distanciados, apartados’ Entenda.

  • ‘A educação é responsabilidade da família e a escola apoia’

    26/06/2024 Duração: 03min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão baseada na pergunta de um ouvinte sobre o que fazer para reduzir o fenômeno que gera uma ilha entre escola, pais e responsáveis. Cortella explica que há duas causas para esse afastamento: parte das famílias acha que a escola tem que cuidar da educação dos filhos dela. Outro fator: nem sempre a escola faz pontes para que a família possa ter uma participação no dia a dia. ‘Relação de parceria tem que ser estruturada’.

  • ‘Limitação do pensamento crítico carrega o efeito de alienação’

    19/06/2024 Duração: 03min

    Mario Sergio Cortella faz uma análise do resultado do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, coordenado pela OCDE. Pela primeira vez, o programa decidiu medir a criatividade dos alunos. No Brasil, mais da metade dos alunos de 15 anos apresentou baixo nível de criatividade ao tentar solucionar problemas sociais e cientifico. Comentarista detalha o impacto: ‘população mais jovem que cresce sem capacidade de encontrar novos modos de fazer as coisas acaba gerando um nível de estagnação de produção’.

  • Dia dos Namorados: ‘não confunda amor com paixão’

    12/06/2024 Duração: 02min

    Mario Sérgio Cortella fala sobre o Dia dos Namorados. ‘Não pode não se falar do amor. É o que dá sustentação, o que impede que a gente pereça na nossa esperança’. Comentarista explica a diferença entre amor e paixão. ‘Paixão é um incêndio que se não for acalmado consome’. Cortella destaca que a paixão é a suspensão temporária do juízo.

  • 'Mitificação do privado necessita cautela'

    05/06/2024 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a aprovação do Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionado pelo governador Ratinho Júnior, que autoriza a transferência da gestão administrativa de escolas estaduais para empresas privadas. ‘Uma questão séria porque o setor de educação pública não pode, de modo algum, ser objeto de projetos que sejam levianos’. Comentarista destaca que o projeto tem algumas inconveniências e uma inconsistência de partida. ‘Cautela ajuda muito nesse momento’.

  • Tragédia ou drama?

    29/05/2024 Duração: 03min

    Mario Sergio Cortella fala sobre um mês dos efeitos das chuvas no Rio Grande do Sul. Comentarista explica a diferença entre tragédia e drama. ‘Situação é catastrófica, mas há a mão humana nessa situação’.

  • Novo livro de Cortella fala sobre religião e religiosidade

    22/05/2024 Duração: 06min

    Mario Sergio Cortella fala sobre seu novo livro: Deus nos livre!: entusiasmos e desassossegos ligados a religião, religiosidade e espiritualidade. ‘Não é só uma expressão, mas também a necessidade de uma reflexão’. O livro será lançado na próxima terça-feira (28), na FAAP, em São Paulo.

  • Fake news sobre RS: ‘expressão de uma maldade feita em nome de um ideal’

    15/05/2024 Duração: 03min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a enxurrada de desinformação que prejudica os trabalhos de recuperação e de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. Comentarista destaca a intenção é fazer com que aquilo que já é caótico ganhe mais densidade e sirva a interesses de alguns grupos. ‘Não há ideal que justifique o aumento do horror’.

  • ‘Sempre há o que se possa fazer’

    08/05/2024 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a reação das pessoas diante da tragédia no Rio Grande do Sul. ‘Não se pode terá paralisia da ação, da solidariedade, da ajuda humanitária’. Quando surge o questionamento: o que é que eu posso fazer? Cada pessoa encontrará a resposta.

  • 'Silenciar em relação ao racismo é conivência e o próximo passo, é cumplicidade'

    01/05/2024 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella discute a importância da educação antirracista, especialmente após episódio recente de racismo em uma escola de elite em São Paulo, denunciado por Samara Felippo. Cortella destaca a importância de recusar a impunidade e responsabilizar os envolvidos, além de envolver toda a sociedade nesse debate. Ouça.

  • Guerras são inevitáveis?

    24/04/2024 Duração: 05min

    Mário Sérgio Cortella analisa o aumento de gastos militares globais em 2023, uma alta de 7% devido as guerras. Com isso, o comentarista tenta entender de que forma de que forma a paz pode prevalecer em um mundo de guerras.

  • ‘Não é o fim do caminho, é o fim da picada’

    17/04/2024 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella faz uma análise do caso da mulher que foi presa no Rio de Janeiro após levar um cadáver ao banco para conseguir empréstimo. ‘Somos tão livres, inclusive, para idiotices. Somos capazes dos louvores e dos horrores’

  • ‘Uma advertência pela inadvertência’

    10/04/2024 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre o caso da condenação dos pais de um jovem que atirou contra colegas em uma escola nos EUA. Quatro pessoas morreram. Uma decisão inédita. O caso chama a atenção para a reponsabilidade dos pais em relação aos atos dos filhos em situações extremas, como essa, de violência. Os pais foram apontados como negligentes por permitir que o filho tivesse uma arma. O jovem também foi julgado e, no caso dele, condenado a prisão perpétua.

  • 'Tragédia tende a nos afetar senão a humanidade fica desidratada'

    03/04/2024 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre tragédias, que mesmo quando acontecem em locais distantes, causam preocupação. ‘Se tem uma coisa que nós humanos somos capazes é de compaixão, de percepção, que o sofrimento de outra pessoa também nos atinge’. Comentarista destaca que é uma capacidade humana que de modo algum pode ser perdida.

  • ''A finalidade é não deixar que se esqueça aquilo que não deve ser colocado de novo no cenário’

    27/03/2024 Duração: 04min

    Mario Sergio Cortella fala sobre os 60 anos do golpe militar no Brasil. ‘Qualquer golpe de Estado é uma ruptura, uma quebra, o apodrecimento de uma estrutura’. Comentarista destaca que é preciso lembrar.

  • ‘Felicidade não é só uma euforia momentânea, é bem-estar em geral’

    20/03/2024 Duração: 03min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre o Dia Internacional da Felicidade.Comentarista destaca que essa ideia de felicidade é um conceito muito mais amplo do que alguma coisa contínua. ‘Felicidade não é um estado permanente’. Cortella ressalta que é um tema presente no nosso dia a dia e precisa ser para que a vida não seja só sobrevivência. Comentarista também fala sobre a imposição da ditadura da felicidade. ‘É preciso dosar’.

  • Censura a livros: ‘começo de uma situação perigosa’

    13/03/2024 Duração: 05min

    Mario Sergio Cortellafaz uma análise da polêmica envolvendo o livro ‘O avesso da pele’, de Jeferson Tenório, que trata de questões raciais. Um livro premiado, reconhecido e recomendado para determinadas faixas etárias nas escolas. O movimento de censura fala em pornografia. Outros livros e outros autores também passam pelo crivo do moralismo.

  • Aborto na França: ‘a grande novidade é ser um direito constitucional’

    06/03/2024 Duração: 05min

    Mario Sérgio Cortella fala sobre a França ter se tornado o primeiro país a incluir o aborto na Constituição. ‘Quando se coloca na Constituição é uma cláusula que não pode ser mexida’.

página 1 de 2