Escola Da Vida - Antônio Gois

Informações:

Sinopse

Os desafios da educação no Rio de Janeiro e no Brasil.

Episódios

  • Educação é uma pauta importantíssima e no Brasil a gente tem milhares de desafios

    'Educação é uma pauta importantíssima e no Brasil a gente tem milhares de desafios'

    18/02/2021 Duração: 09min

    Andrea Ramal se despede do CBN Rio e faz um balanço sobre a educação durante o tempo que permaneceu no programa. Andrea Ramal estreou no 'Escola da Vida' em 3 de janeiro de 2019.

  • Enquanto a grande massa tem uma escolarização baixa, um pequeno grupo vai se especializando cada vez mais

    'Enquanto a grande massa tem uma escolarização baixa, um pequeno grupo vai se especializando cada vez mais'

    11/02/2021 Duração: 07min

    Andrea Ramal fala sobre o aumento da procura por cursos de pós-graduação no Brasil na última década. Os profissionais sabem que só a graduação, em muitos casos, não é suficiente. 'Para escolher um curso de pós-graduação é importante olhar a nota que o MEC atribui'. Ela cita que escolher uma faculdade que não é bem avaliada não acrescenta nada para o currículo. Andrea Ramal também citou que em meio à pandemia, as pessoas também procuraram cursos em outras áreas.

  • Educação não é só conteúdo

    'Educação não é só conteúdo'

    04/02/2021 Duração: 09min

    Andrea Ramal fala sobre a retomada das aulas ainda em meio à pandemia e a missão da escola em 2021. 'A volta às aulas é muito bem-vinda, mesmo de uma maneira híbrida, mesmo com turmas reduzidas e com revezamento. As crianças e jovens não conseguem mais ficar em casa. O emocional está muito abalado'.

  • Está tudo correto, mas para uma realidade que ainda não é a nossa

    'Está tudo correto, mas para uma realidade que ainda não é a nossa'

    28/01/2021 Duração: 07min

    Andrea Ramal fala sobre o plano de volta as aulas da Prefeitura do Rio. 'Eu achei o plano bom. Nesse momento, eu sou a favor da volta as aulas'. Ela destaca que o plano pareceu bastante consciente. 'É tudo muito bom, mas no papel'. Algumas escolas ainda não têm estrutura suficiente para atender as condições sanitárias. Andrea Ramal acrescentou a preocupação com os professores para lidar com esse novo momento. Ela também falou do plano estadual de retomada das aulas.

  • O medo e a sensação de falta de preparo levaram ao maior índice de abstenção da história do Enem

    'O medo e a sensação de falta de preparo' levaram ao maior índice de abstenção da história do Enem

    21/01/2021 Duração: 08min

    Andrea Ramal fala sobre o exame realizado meio à pandemia O primeiro dia de provas foi domingo passado. Ela destacou ‘o medo e a sensação de falta de preparo’ dos estudantes. Andrea Ramal orienta como estudantes devem se preparar para a segunda etapa, no próximo domingo, e os cuidados em relação à pandemia. 'Vale todo cuidado de estudantes e candidatos'. Ramal também falou sobre o tema da redação e o alerta social para a questão das doenças mentais. 'Um tema muito bem escolhido'.

  • Voltar às aulas é bom, mas será que temos a estrutura?

    'Voltar às aulas é bom, mas será que temos a estrutura?'

    14/01/2021 Duração: 12min

    Andrea Ramal analisa dois assuntos. O primeiro deles é sobre a Justiça do Trabalho manteve a autorização para as aulas presenciais em escolas e creches da cidade do Rio. No entanto, professores que são grupo de risco da Covid-19 podem continuar trabalhando de forma remota, com aulas online. O sindicato dos docentes criticou a decisão. O segundo tema envolve a manutenção da prova do Enem para este fim de semana.

  • Em termos educacionais, o ideal seria que o Enem fosse adiado

    'Em termos educacionais, o ideal seria que o Enem fosse adiado'

    07/01/2021 Duração: 11min

    Andrea Ramal fala sobre a realização do Enem em meio à pandemia. O exame está marcado para os dias 17 e 24 desse mês. 'O Enem é uma prova que exige extrema tranquilidade emocional'. Ela acrescenta que não existe clima para realizar o exame. 'Em termos de estrutura já é muito difícil, em termos psicológicos é pior ainda'.

  • Os desafios da educação brasileira para 2021

    Os desafios da educação brasileira para 2021

    24/12/2020 Duração: 09min

    Andrea Ramal diz que 'a história da educação brasileira vai ser antes da pandemia e depois da pandemia'. Um dos desafios é a necessidade de universalizar o acesso à tecnologia e a internet. 'A educação do futuro é hibrida'. Será preciso tentar reduzir um pouco as desigualdades. Ela também destacou a importância do envolvimento das famílias na educação.

  • CBN Rio faz aglomeração virtual com comentaristas

    CBN Rio faz 'aglomeração virtual' com comentaristas

    18/12/2020 Duração: 01h03min

    Bianca Santos e Frederico Goulart se reuniram com o 'timaço' de comentaristas do programa. Andréa Pachá, Andrea Ramal, Berenice Seara, Artur Xexéo, Flávia Oliveira e Mary Del Priore participaram do bate-papo. Eles conversaram sobre a pandemia, o isolamento social, os aprendizados e o olhar de esperança para 2021. A 'aglomeração' contou com a participação surpresa da cantora Fafá de Belém e da filha dela, Mariana Belém. Ouça a conversa e se identifique com as histórias, pensamentos, aprendizados e projetos para o futuro.

  • As escolas particulares vivem uma crise sem precedentes

    'As escolas particulares vivem uma crise sem precedentes'

    17/12/2020 Duração: 08min

    Andrea Ramal faz uma reflexão sobre a situação difícil das escolas particulares em meio à pandemia. A mensalidade passou a ser um peso para as famílias, muitas perderam a capacidade financeira. 'As escolas vão precisar se repensar, talvez encolher de tamanho'.

  • Precisamos vencer a pandemia na educação

    'Precisamos vencer a pandemia na educação'

    10/12/2020 Duração: 12min

    Andrea Ramal, Bianca Santos e Frederico Goulart conversam com Renan Ferreirinha, futuro secretário municipal de educação da gestão Eduardo Paes. Ele falou sobre os planos da pasta a partir de 2021e o impasse na retomada das aulas presenciais em meio à pandemia. Renan Ferreirinha destacou a necessidade de uma discussão sobre 'como' e 'quando' retomar as atividades com segurança. Sobre a proximidade das famílias no acompanhamento escolar das crianças, ele destaca ’a educação que eu acredito é a que envolve a comunidade escolar de maneira ativa no processo de conhecimento’

  • Os desafios de Eduardo Paes na educação

    Os desafios de Eduardo Paes na educação

    03/12/2020 Duração: 09min

    Andrea Ramal fala sobre os desafios na educação que o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, terá que enfrentar. 'Eduardo Paes vai ter que dar conta da volta às aulas em 2021 com essa situação ainda de pandemia'. Ela disse que é preciso pensar nas escolas em condições de segurança. Andrea Ramal diz que o ensino do futuro é híbrido e na pandemia ficou evidente que é preciso tecnologia e capacitação de professores.

  • É bastante irreal pensar que alunos vão receber o certificado e voltar voluntariamente à escola

    'É bastante irreal pensar que alunos vão receber o certificado e voltar voluntariamente à escola'

    26/11/2020 Duração: 08min

    Andrea Ramal fala sobre o planejamento e novo método apresentados pela secretaria de educação do estado para 2021. O secretário de educação do estado, Comte Bittencourt, anunciou que os alunos que estão terminando o ensino médio e o ensino de jovens e adultos, se quiserem, vão poder se inscrever em matérias que perderam esse ano, podendo frequentar as aulas como ouvinte. A medida foi criticada por especialistas em educação. 'As declarações do secretário me pareceram fora da realidade'.

  • Tem que ter bom senso nessa hora, saúde é o principal

    'Tem que ter bom senso nessa hora, saúde é o principal'

    19/11/2020 Duração: 10min

    Andréa Ramal fala sobre escolas que voltaram a fechar as portas no norte fluminense por causa do aumento de casos de Covid-19 e um risco de segunda onda da doença. ‘Me parece prudente suspender as atividades de novo’. Ela destaca também que, por causa da pandemia, o papel quase que exclusivo das escolas e dos professores passou a ser, também, das famílias. Muitos pais e responsáveis estão, hoje, participando mais da educação dos estudantes.

  • Linguagem tem sofrido modificações em respeito à diversidade de gênero

    Linguagem tem sofrido modificações em respeito à diversidade de gênero

    12/11/2020 Duração: 07min

    Andrea Ramal fala sobre linguagem de gênero neutro nas escolas. O Colégio Franco-Brasileiro deu a professores e alunos a liberdade de escolher a forma de tratamento que acharem mais adequada e inclusiva. Alunas e alunos podem ser tratadas como alunes, variação usadas por pessoas não-binárias. 'É uma tentativa de conscientizar as pessoas sobre o quanto a linguagem pode ser inclusiva ou excludente'.

  • Síndrome de Burnout: conheça as causas e os sintomas

    Síndrome de Burnout: conheça as causas e os sintomas

    05/11/2020 Duração: 09min

    Andrea Ramal destaca o problema que vem se potencializando durante a pandemia. Essa síndrome, mais conhecida como a síndrome do esgotamento físico e mental, é muito comum entre professores e também alunos. Ela apresenta diversos sinais que nem sempre são claros para si mesmo e para os que estão ao redor.

  • Prêmio Educador Nota 10 vai para projeto Geometria e Construção

    Prêmio 'Educador Nota 10' vai para projeto 'Geometria e Construção'

    29/10/2020 Duração: 11min

    Andrea Ramal, Bianca Santos e Frederico Goulart conversam com o professor de matemática Luiz Felipe Lins, vencedor do prêmio. Ele fala sobre o projeto, que alia geometria e números aos desafios cotidianos da construção civil.

  • Alunos dedicam menos tempo do que deveriam aos estudos por dia

    Alunos dedicam menos tempo do que deveriam aos estudos por dia

    22/10/2020 Duração: 11min

    Andrea Ramal comenta estudo da Fundação Getúlio Vargas, com dados da PNAD Covid, do IBGE, que mostram que no estado do Rio, os alunos de 6 a 15 anos dedicaram, em média, duas horas e 26 minutos aos estudos, por dia útil. Comentarista destaca que estudantes deveriam ter no mínimo uma jornada de 4 horas diárias de estudo e que esse dado preocupa. Levantamento mostrou que existe leve vantagem para aluno da escola particular. "Pandemia pode acirrar as desigualdades", diz.

  • Trabalhar com aprovação e reprovação esse ano seria muito injusto

    'Trabalhar com aprovação e reprovação esse ano seria muito injusto'

    15/10/2020 Duração: 08min

    O governo do Rio decretou, a partir de uma resolução da Secretaria de Educação, a aprovação automática dos alunos da rede estadual em 2020. 'Na teoria, me parece uma decisão acertada', analisa Andrea Ramal. A comentarista destaca a defasagem do ensino público em meio a pandemia, mas pondera a necessidade de um projeto bem feito para 2021. 'O desafio é fazer dois anos em um. Vamos ver se a Secretaria tem um plano para essas escolas', afirma. E no dia do mestre, Ramal, que também é professora, lê um poema em homenagem a esses profissionais: 'A Força do Professor', de Bráulio Bessa.

  • Jornalista cria canal no Instagram para debater assuntos da adolescência

    Jornalista cria canal no Instagram para debater assuntos da adolescência

    08/10/2020 Duração: 17min

    Andrea Ramal, Bianca Santos e Frederico Goulart conversaram com o jornalista Caio Castro Lima. Ele e a mulher, Andrea Gonçalves, decidiram lançar no Instagram um perfil (@oardordaadolescencia) para debater assuntos da adolescência. Alguns dilemas dessa fase acabaram potencializados durante a pandemia. A ideia era formar uma rede de apoio com outros pais e especialistas para debater abertamente os temas desse universo. Tudo é compartilhado e debatido por pais, mães, médicos, psicólogos e pedagogos.

página 1 de 2