Momento Da Política - Merval Pereira

Informações:

Sinopse

Com a perspicácia de quem conhece os bastidores do poder, o comentarista analisa os fatos políticos mais relevantes do dia.

Episódios

  • Proposta de mudar a bula da cloroquina é uma perda de tempo monumental

    Proposta de mudar a bula da cloroquina 'é uma perda de tempo monumental'

    11/05/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira avalia que é evidente que houve um movimento apoiado pelo governo para tentar alterar a bula do medicamento. Em sua avaliação, além de perder tempo com uma bobagem, 'ainda fica claro que o governo estava tentando impor a cloroquina como um remédio válido para o tratamento da Covid-19'.

  • Nenhum país aguenta um sistema político que, para funcionar, tem que ser regado a dinheiro

    'Nenhum país aguenta um sistema político que, para funcionar, tem que ser regado a dinheiro'

    10/05/2021 Duração: 04min

    Merval Pereira fala sobre reportagem do jornal Estado de S. Paulo, que revelou um esquema de liberação de verbas para parlamentares governistas. Comentarista defende que é preciso inventar algum outro tipo de relacionamento entre o Congresso e o Executivo porque, do jeito que está, 'virou uma maneira de se corromper o estado', diz. Merval alerta ainda que quem controla todo esse esquema é o centrão e, por isso, será muito difícil termos uma investigação desse caso.

  • Muito claro que o presidente Bolsonaro trabalhou contra a ciência

    'Muito claro que o presidente Bolsonaro trabalhou contra a ciência'

    07/05/2021 Duração: 06min

    Comentarista considera indícios de que o chefe do Executivo tinha um ministério paralelo. E supôs que, caso a CPI terminasse neste momento, Bolsonaro sairia como inepto. "Uma pessoa despreparada no cargo, no mínimo, e um governante que deixou morrer milhares de pessoas porque tinha uma visão equivocada da pandemia", diz Merval Pereira.

  • Bolsonaro faz ameaça porque está se sentindo acuado

    Bolsonaro faz ameaça porque está se sentindo acuado

    05/05/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira analisa a declaração do presidente, que disse que pode publicar um decreto para garantir liberdade de cultos e do direito de ir e ir. Para o comentarista, Bolsonaro é capaz de criar esse decreto só testar sua força popular e confrontar as instituições. 'É um momento perigoso porque, ele estando acuado, é capaz de transpor essa linha que divide o legal do ilegal', avalia.

  • Pazuello alega suspeita de Covid-19: evidente que é um golpe para não depor, diz Merval

    Pazuello alega suspeita de Covid-19: 'evidente que é um golpe para não depor', diz Merval

    04/05/2021 Duração: 04min

    'Desculpa esfarrapada', avalia Merval Pereira. 'Só demonstra o receio do Palácio do Planalto com este depoimento (na CPI da pandemia)'. O comentarista lembra que Pazuello já teve Covid-19 e já se vacinou contra a doença. Merval afirma, também, que CPI pode ser 'palanque' para outro ex-ministro: Luiz Henrique Mandetta. No entanto, avalia que Mandetta pode contribuir com informações importantes

  • Arthur Lira está querendo assumir o papel de grande apoiador do governo no Congresso

    'Arthur Lira está querendo assumir o papel de grande apoiador do governo no Congresso'

    03/05/2021 Duração: 03min

    Em entrevista à Band, o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que os efeitos da CPI da Covid são superestimados. 'Há disputa entre o Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Os dois foram eleitos com apoio de Bolsonaro e Pacheco foi considerado traidor, porque colocou a CPI para funcionar', analisa Merval Pereira. 'É uma disputa de quem fica melhor com o governo', completa o comentarista.

  • Não há nenhuma possibilidade de ele não ser condenado, e acho que por unanimidade

    'Não há nenhuma possibilidade de ele não ser condenado, e acho que por unanimidade'

    30/04/2021 Duração: 03min

    O impeachment do governador afastado do Rio, Wilson Witzel, está sendo julgado nesta sexta-feira. 'Será uma surpresa imensa se ele não tiver, pelo menos, os sete votos que ele precisa para ser cassado', analisa Merval Pereira. O comentarista defende que há provas muito evidentes que incriminem Witzel e afirma: 'acaba uma carreira que não deveria ter começado'.

  • O governo brasileiro representa um retrocesso, representa o que a maioria das nações não quer

    'O governo brasileiro representa um retrocesso, representa o que a maioria das nações não quer'

    29/04/2021 Duração: 07min

    Merval Pereira faz uma análise do isolamento internacional do Brasil. O comentarista diz que é difícil mudar substancialmente porque o presidente não muda. Bolsonaro é o único chefe de Estado do mundo que ainda não se convenceu da gravidade da pandemia. 'O Brasil saiu do foco dos outros países. O Brasil hoje não tem importância nenhuma em lugar nenhum e em ponto nenhum da política internacional'. Merval acrescenta que Bolsonaro jogou tudo na permanência de Donald Trump nos Estados Unidos. Com a eleição de Joe Biden, ele está completamente isolado. 'O Brasil não consegue encontrar o seu lugar no mundo'.

  • O ambiente político é muito contra o Bolsonaro

    'O ambiente político é muito contra o Bolsonaro'

    28/04/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira repercute o discurso forte de Renan Calheiros (MDB) na sessão de instalação da CPI da Covid contra o governo. Do outro lado, Bolsonaro segue tentando neutralizar as intenções da Comissão e se sente traído por aliados. 'O interesse do centrão está acima da lealdade. Eles só participam de governos que possam dar algo em troca', aponta Merval.

  • Ele é muito frágil por um lado, mas também tem muita munição

    'Ele é muito frágil por um lado, mas também tem muita munição'

    27/04/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira analisou a escolha de Renan Calheiros para a relatoria da CPI da Covid. Para ele, o senador nesta posição da Comissão pode ser uma faca de dois gumes. 'O governo, embora não queira Renan como relator, também tem uma vantagem, porque ele tem interesses próprios, que inclusive estão sendo investigados', afirma. Merval inclui ainda o ex-presidente Lula nas intenções políticas de Renan: 'a volta do Lula à política faz com que ele tenha uma nova expectativa de poder'.

  • Os integrantes da CPI, especialmente o relator Renan Calheiros, sofrerão muita pressão

    'Os integrantes da CPI, especialmente o relator Renan Calheiros, sofrerão muita pressão'

    26/04/2021 Duração: 05min

    A fala de Merval Pereira é sobre a defesa do governo, que está sendo montada para a CPI da Covid. Ele aponta que a reação do Planalto será efetivamente política. 'Bolsonaro já se aproximou do governador de Alagoas, que é filho do Renan, e já pediu a ajuda do ex-presidente José Sarney para conversar com o MDB. Ele está querendo neutralizar o Renan', analisa. Neste cenário, o comentarista prevê - negativamente - que as investigações não rendam muita coisa.

  • Uma grande vitória política de Lula e uma grande derrota do combate a corrupção no Brasil

    'Uma grande vitória política de Lula e uma grande derrota do combate a corrupção no Brasil'

    23/04/2021 Duração: 08min

    Merval Pereira faz uma análise do julgamento no STF sobre a suspeição de Sergio Moro e as consequências. O julgamento já tem a maioria de sete a dois. 'É realmente inacreditável como o país regride'.

  • É uma decisão que pode levar a um término total das condenações da Lava-jato

    'É uma decisão que pode levar a um término total das condenações da Lava-jato'

    22/04/2021 Duração: 10min

    Merval Pereira fala sobre o julgamento de hoje no STF que decide sobre a suspeição do juiz Sergio Moro nos casos de Lula. Merval destaca que a suspeição se refere ao caso do tríplex no Guarujá, mas é muito provável que os outros sejam anulados. Ele acrescenta que a defesa de Lula já entrou com o pedido para que Gilmar Mendes estenda para outros processos julgados por Moro essa parcialidade, caso seja confirmada.

  • Brasil chega muito mal na Cúpula do Clima

    Brasil chega muito mal na Cúpula do Clima

    21/04/2021 Duração: 04min

    Merval Pereira avalia que o Brasil vai chegar na cúpula convocada pelo presidente dos EUA Joe Biden em uma posição muito frágil. Comentarista afirma que o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles é conhecido no mundo como símbolo da política ambiental negativa do país.

  • Governo nessa já perdeu, afirma Merval sobre a CPI da Covid

    'Governo nessa já perdeu', afirma Merval sobre a CPI da Covid

    20/04/2021 Duração: 06min

    A CPI da Covid, que seria aberta nesta quinta-feira, foi adiada para semana que vem. O que poderia dar a ideia de uma articulação do governo contra as investigações, Merval Pereira rechaça: 'acho que o governo nessa já perdeu'. Isso, porque, o governo tem minoria na CPI e a maioria dos integrantes são candidatos para 2022. 'É uma oportunidade de ouro eles terem uma CPI dessas na mão, que já começa com o resultado feito. Os fatos já estão ai há mais de ano', aponta Merval.

  • Saída de Paulo Guedes é cada vez mais provável

    Saída de Paulo Guedes é cada vez mais provável

    19/04/2021 Duração: 05min

    Merval Pereira destaca que demissão do Ministro da Economia, antes 'impensável', está cada vez mais próxima de acontecer. Além das dificuldades na relação com o Congresso, Guedes colocou Bolsonaro em situação delicada devido aos problemas no orçamento para 2021. 'Ele pode sair do governo a qualquer momento', avalia Merval

  • O Supremo é o exemplo mais claro de que no Brasil até o passado é incerto

    'O Supremo é o exemplo mais claro de que no Brasil até o passado é incerto'

    16/04/2021 Duração: 06min

    Cinco anos depois o STF decidiu pela anulação das condenações do ex-presidente Lula, que agora está elegível para 2022. Contudo, no Supremo ainda acontecem outros julgamentos envolvendo Lula e também o ex-juiz Sérgio Moro. 'Na próxima quinta-feira o julgamento mais importante é o da isenção do ex-juiz Sérgio Moro', lembra Merval Pereira. A 2ª Turma já decidiu pela suspeição de Moro, mas o tema vai à Plenário.

  • Decisão no Supremo será apertada para qualquer lado

    'Decisão no Supremo será apertada para qualquer lado'

    15/04/2021 Duração: 05min

    Merval Pereira fala sobre o plenário do STF que vai decidir hoje sobre a anulação das condenações de Lula. Merval acredita que o resultado será apertado. O comentarista destaca ainda o medo de alguns ministros com a desmoralização da Lava-jato. Ele acrescenta que todas as variáveis estão em jogo na decisão do Supremo.

  • Discussão no STF sobre suspeição de Moro tem um fundo político

    Discussão no STF sobre suspeição de Moro 'tem um fundo político'

    14/04/2021 Duração: 07min

    Merval Pereira fala sobre as expectativas em torno do julgamento hoje no STF sobre o caso Lula. Comentarista avalia que a decisão de Fachin de mandar os processos envolvendo o ex-presidente para Brasília deve ser apoiada. A discussão será em relação à suspeição de Moro. Para o comentarista, tem muita gente no tribunal que não quer permitir que a Lava-jato seja completamente enterrada. 'Essa discussão política/jurídica vai ser fundamental no julgamento de hoje', avalia.

  • Não é uma disputa jurídica, diz Merval Pereira sobre futuro de Moro

    Não é uma disputa jurídica, diz Merval Pereira sobre futuro de Moro

    13/04/2021 Duração: 11min

    Comentarista levanta possíveis repercussões sobre o julgamento do recurso da PGR que tenta reverter a decisão que anulou as ações penais contra Lula por incompetência do foro de Curitiba. "Isso tá incomodando muito os petistas e os advogados criminalistas, e nenhuma das razões levantadas têm a ver com a proteção do estado de direito", opina. Ouça o comentário

página 1 de 2