Controvérsias Sobre A Base De Cálculo Do Itbi No Tema Repetitivo N.º 1.113 Do Superior Tribunal De Justiça: Uma Análise Crítica Das Teses E Da Legislação Pertinente A Partir Da Delimitação Do Conceito De Valor Venal

  • Autor: Waldemar de Albuquerque Aranha Neto
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Esta pesquisa tem por objeto o debate acerca da base de cálculo do ITBI que assumiu notória relevância acadêmica e socioeconômica na fixação das teses para o Tema Repetitivo n.º 1.113, perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Que é valor venal para o Direito? Configura-se como algo distinto de preço do negócio jurídico? Qual dos dois deve ser levado em conta no mencionado imposto? Ambos? Nesse contexto, que peso deve ser dado ao preço declarado pelas partes? Partindo da hipótese de que há falhas no julgado, tem-se como objetivo geral as análises críticas do conjunto normativo que deu origem à controvérsia e das posições firmadas no precedente. Depois de firmar os pressupostos sobre a delimitação conceitual de valor venal e sobre a eleição desta grandeza para compor o critério quantitativo da referida exação, a dialética é utilizada para realizar o objetivo geral pretendido. Em relação à legislação paulistana, critica-se a previsão de uma base de cálculo ambígua e o arbitramento por simples discordância. No âmbito das decisões judiciais, critica-se a incompreensão do conceito de valor venal; a inadequada aplicação da técnica de arbitramento; os fundamentos e argumentos utilizados para permitir a prática de valores distintos no ITBI e IPTU; e a decisão de considerar ilegal a tabela de valores de referência.