Do Rádio Para As Telas: O Desenvolvimento Das Técnicas De Sonorização No Cinema Brasileiro E O Pioneirismo De Geraldo José

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este livro resgata a história da sonoplastia radiofônica e reflete como o mercado cinematográfico brasileiro a incorporou. Mostra, a partir do surgimento do cinema sonoro, uma série de técnicas de sonorização desenvolvidas, muitas delas vigentes até hoje, e a importância da participação dos sonoplastas de rádio nesse processo, adotando, como exemplo, o pioneiro Geraldo José. Foi feita uma pesquisa sobre o início do som no rádio, principalmente através das radionovelas e radioteatros, e nos primeiros filmes sonoros brasileiros. As primeiras experiências com som e o trabalho criativo dos principais sonoplastas e contrarregras foram resgatadas, além dos objetos, equipamentos e técnicas utilizadas por esses profissionais para criar sons. Foi realizado também um levantamento histórico sobre o processo de criação e produção dos efeitos, a fim de descrever as mudanças obtidas desde o rádio até a atual utilização do foley para a definição do som sincrônico no mercado cinematográfico: o que foi importante e ainda é usado e o que deixou de existir pela evolução da tecnologia em edição de áudio.