Um Recorte Da Xenofobia Nordestina No Brasil: O Oeste Paranaense E A Singularidade De São José Das Palmeiras (1969–1985)

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Esta obra focaliza o processo de ocupação do território, que atualmente abrange o município de São José das Palmeiras, entre os anos de 1969 e 1985, quando foi ultimado o processo de emancipação político-administrativa do município de Santa Helena. Foram utilizadas fontes orais, oficiais (Decretos, Leis, Atas, Certidões, entre outros) e impressas (artigos de jornais e obras da época) pretendendo apresentar a heterogeneidade da colonização do Oeste do Paraná e a discriminação sofrida por aqueles que não são reconhecidos como iguais, em função do mito étnico europeu que presidiu a colonização desta região.
O discurso corrente sobre a colonização do oeste paranaense estabelece que a região foi colonizada por descendentes de europeus oriundos, principalmente, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que teria resultado numa paisagem econômica e cultural homogênea, sem nuances. Os habitantes dos municípios que tiveram colonização diferenciada, com migrantes de outras regiões do país e com sua economia assentada em produtos que não aqueles de origem europeia, não são reconhecidos em sua diferença, sendo em geral desqualificados ou postos à margem da saga oficial.