Por Que A República Dominicana Não É A Única Responsável Pelo Haiti?: Desvelando O Cenário Por Trás Da Decisão Judicial Tc/168/2013

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A história da República Dominicana e do Haiti é indissociável. O Haiti foi a primeira colônia da América Latina a alcançar a independência, mas o que era para ser visto como esperança para as demais colônias, foi visto como uma afronta por uma peculiaridade: era uma república negra. O preço que o país pagou pela independência foi o isolamento nas relações internacionais, o que a levou, da riqueza à miséria extrema. Em contrapartida, a República Dominicana teve um crescimento econômico muito superior ao seu país vizinho e se tornou o país que mais recebe haitianos devido à sua fronteira com o país. Em 2013, o Tribunal Constitucional Dominicano proferiu o polêmico acórdão nº TC/168/2013, o qual teve o condão de tornar apátrida diversos descendentes de haitianos, o que levou a República Dominicana ao julgamento negativo da opinião pública internacional, contudo, apenas após esta decisão, o Haiti percebeu a sua responsabilidade primária de proteger seus próprios cidadãos e os demais países foram convidados, indiretamente, a refletir sobre a sua responsabilidade para com o Haiti e tudo isso é abordado no presente livro.