Ilustríssima Conversa

Ilustríssima Conversa

Sinopse

Uirá Machado, editor da "Ilustríssima" na Folha, entrevista autores de livros de não ficção ou de pesquisas acadêmicas.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Ambiguidade racial é um dos fascínios de Machado de Assis, diz professor
    Duração: 41min | 07/09/2019

    Neste episódio, o professor de literatura da USP Hélio de Seixas Guimarães comenta a relação de amor e ódio de Lima Barreto, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade com o autor de “Dom Casmurro”. Guimarães organizou dois livros recém-lançados —“Escritor por Escritor: Machado de Assis Segundo Seus Pares” (Imprensa Oficial) e “Amor Nenhum Dispensa uma Gota de Ácido” (Três Estrelas)— que investigam as mudanças na recepção da obra machadiana nas décadas seguintes à morte do autor, em 1908.

  • Quem foi e o que pensava Paulo Freire, segundo seu biógrafo
    Duração: 46min | 24/08/2019

    O repórter Walter Porto recebe Sérgio Haddad, doutor em história e filosofia da educação, que lançou a biografia "O Educador - Um Perfil de Paulo Freire" pela editora Todavia. O episódio discute a trajetória e as ideias de Freire, um dos acadêmicos mais citados do mundo, cujo trabalho na área da educação voltou a ser centro de um debate repleto de desinformação.

  • Da escravidão à ditadura, esquecimento é marca do Brasil, diz professora
    Duração: 42min | 10/08/2019

    O repórter Walter Porto recebe Giselle Beiguelman para discutir a relação turbulenta do Brasil com a própria memória. Doutora em história social e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ela fala sobre os "memoricídios" cometidos ao longo da nossa história, desde a colonização portuguesa até a ditadura militar, debate as "injeções de botox" que querem estancar o envelhecimento das nossas cidades e discute o modo como o ambiente digital afeta nossas lembranças.

  • Fiz de diário da morte uma celebração da vida, diz Nélida Piñon
    Duração: 46min | 27/07/2019

    Em 2015, a escritora Nélida Piñon recebeu um diagnóstico médico que lhe deu no máximo um ano de vida. Depois que a sentença revelou-se equivocada, a imortal da Academia Brasileira de Letras transformou o antigo "diário da morte" em que narrava seus últimos dias no livro "Uma Furtiva Lágrima" (Record), uma celebração da vida em que reflete sobre momentos importantes de sua história. Na entrevista com Marco Rodrigo Almeida, Nélida comenta a criação do livro e analisa o momento político e cultural do país.

  • Discurso de ódio é o mal de nosso tempo, diz pastor progressista
    Duração: 41min | 15/07/2019

    O pastor Henrique Vieira é o convidado do podcast desta semana. Ele conversou com o editor da Ilustríssima, Marcos Augusto Gonçalves, sobre seu livro "O Amor como Revolução" (ed. Objetiva), no qual rememora passagens da vida de Cristo, defende uma perspectiva progressista do cristianismo e incentiva a prática da generosidade contra os discursos de ódio.

  • Aids redimensiona nossa relação com o tempo, diz escritor
    Duração: 49min | 01/07/2019

    O ensaísta e crítico cultural Eduardo Jardim conversa com o repórter Walter Porto sobre o livro "A Doença e o Tempo - Aids, uma História de Todos Nós" (ed. Bazar do Tempo). Ele faz um apanhado histórico sobre o surgimento da Aids, destrincha sua relação com a militância LGBT e discute a maneira como a doença afeta a percepção da temporalidade, do sexo e da morte.

  • Reinventar a polícia é possível, diz Luiz Eduardo Soares
    Duração: 01h05min | 17/06/2019

    Um dos maiores especialistas em segurança pública do país, o antropólogo fala ao repórter Walter Porto sobre seu novo livro, "Desmilitarizar" (Boitempo). O autor discute a ligação entre o funcionamento das polícias e os altos índices de violência e encarceramento no Brasil, comenta sua tentativa de promover reformas estruturais como secretário nacional de Segurança Pública no governo Lula e critica o pacote anticrime do ministro Sergio Moro.

  • Não se ensina a escrever, mas se aprende, diz criador de curso literário
    Duração: 54min | 03/06/2019

    O professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil é o convidado da semana. Criador da mais famosa oficina de escrita literária do país, ele formou muitos escritores hoje renomados, como Michel Laub e Daniel Galera. As três décadas de experiência nas aulas deram origem ao livro "Escrever Ficção" (Companhia das Letras), no qual busca apresentar ferramentas técnicas fornecidas pelos grandes romances que permitam a ficcionistas desenvolver suas criações.

  • Concurso de universidade seleciona sociopatas, diz youtuber Pirula
    Duração: 45min | 20/05/2019

    O biólogo Pirula, dono de canal no YouTube com quase 800 mil inscritos, e o jornalista de ciência Reinaldo José Lopes escreveram juntos o livro "Darwin sem Frescura" (HarperCollins) e participam do podcast da semana. A conversa com Walter Porto abordou as relações entre genética e homossexualidade e entre mudança climática e extinção das espécies, além da dificuldade dos meios científicos brasileiros em divulgar conhecimento para fora de suas bolhas.

  • Proibição de drogas foi pauta histórica de esquerda e direita
    Duração: 47min | 06/05/2019

    O convidado do podcast desta semana é o professor Henrique Carneiro, do Departamento de História da USP, que lança o livro "Drogas - A História do Proibicionismo', pela editora Autonomia Literária. Na conversa com o repórter Walter Porto, ele discute os motivos pelos quais algumas substâncias psicoativas são aceitas, enquanto outras não, e os efeitos das políticas proibicionistas ao longo dos séculos em países como China, Rússia e Estados Unidos.

  • Estelionato eleitoral passou por cruzado, câmbio e pessimildo, diz ex-ministro
    Duração: 49min | 22/04/2019

    Thomas Traumann, jornalista e ex-ministro de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff, é o convidado do podcast desta semana. No livro “O Pior Emprego do Mundo” (Planeta), analisa a trajetória de ex-ministros da Fazenda desde a ditadura militar e avalia os avanços e os recuos da política econômica brasileira nas últimas décadas.

  • Crimes revelam muito sobre a história das cidades, diz Boris Fausto
    Duração: 33min | 08/04/2019

    O historiador Boris Fausto é o convidado do podcast desta semana. Fausto lança o livro “O Crime da Galeria de Cristal”, no qual reconstitui três assassinatos que tiveram grande repercussão na São Paulo do início do século 20. A partir de pesquisas em jornais e documentos da época, o historiador não só resgata detalhes escabrosos dos casos como também deixa ver uma cidade que se modernizava, palco de intensos debates sobre feminismo, imigração, imprensa e justiça.   

  • Banho de sangue marcou formação do Brasil, conta jornalista
    Duração: 48min | 25/03/2019

    O jornalista Thales Guaracy é o convidado do podcast desta semana. Autor de dois livros sobre o início da história do país - ”A Conquista do Brasil: 1500 - 1600” e “A Criação do Brasil: 1600 - 1700”, ele contesta a autoimagem que o brasileiro tem de si como um “povo cordial”. A colônia foi consolidada, argumenta ele, em um longo processo de guerras, conflitos religiosos e políticos e extermínio de índios. Não faltam nos livros descrições detalhadas de banhos de sangue, corpos decepados e canibalismo. Guaracy também resgata a trajetória de desbravadores fundamentais para a formação do Brasil real, como o explorador João Ramalho e o bandeirante Raposo Tavares.

  • Internet e capital financeiro embaçaram o mundo, diz Guilherme Wisnik
    Duração: 51min | 11/03/2019

    O convidado desta semana é Guilherme Wisnik, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Seu novo livro, “Dentro do Nevoeiro” (Ubu), interliga a história da política mundial, a crítica de arte e uma análise da evolução tecnológica recente para tentar explicar a sensação de nublamento e falta de nitidez que paira sobre o espírito do nosso tempo.

  • Descaso com vida humana explica tragédias de Mariana e Brumadinho, diz jornalista
    Duração: 56min | 18/02/2019

    A jornalista Cristina Serra é a convidada do podcast desta semana. Autora de “Tragédia em Mariana” (ed. Record), livro lançado no fim do ano passado sobre o rompimento da barragem na cidade mineira em 2015, ela fala sobre como o descaso do setor público e das mineradoras e as inúmeras falhas no processo de licenciamento ambiental permitiram que a catástrofe se repetisse em Brumadinho (MG). 

  • Jorge Amado tinha pacto com leitor, não com intelectuais, diz biógrafa
    Duração: 59min | 04/02/2019

    A convidada desta semana é Joselia Aguiar, jornalista, historiadora e ex-curadora da Flip, que acaba de lançar uma biografia de Jorge Amado pela editora Todavia. A conversa com Walter Porto, repórter da Ilustríssima, abordou as razões da extrema popularidade do escritor e o ressentimento provocado por ela, a militância e as desilusões do baiano com o Partido Comunista e o tratamento da questão racial em seus livros.

  • Direito autoral e salário de professor afetam leitura no país, diz Marisa Lajolo
    Duração: 28min | 21/01/2019

    A professora, pesquisadora e escritora Marisa Lajolo  é a convidada do podcast Ilustríssima Conversa desta semana. Autora de "O Que É Literatura" (1982), integrante da lendária coleção Primeiros Passos, da editora Brasiliense, que explorava conceitos e histórias sobre os limites dessa arte, Lajolo lançou uma versão atualizada do livro, com o nome  "Literatura: Ontem, Hoje e Amanhã" (Editora Unesp, 2018).`  

  • Brasil sonha em ser outro, mas sem mudar nada, diz Maria Rita Kehl
    Duração: 47min | 07/01/2019

    A convidada do primeiro podcast de 2019 é a psicanalista Maria Rita Kehl, que lançou recentemente a coletânea de ensaios “Bovarismo Brasileiro” (Boitempo).   A conversa com Walter Porto, repórter da Ilustríssima, abordou o pendor do Brasil para uma certa autoilusão e a relação dessa tendência com manifestações culturais como o samba, a televisão e a obra literária de Machado de Assis.

  • Limite não tira graça de piada boa, diz membro do Choque de Cultura
    Duração: 27min | 17/12/2018

    O roteirista e ator Daniel Furlan é o convidado do podcast Ilustríssima Conversa desta semana. Membro do Choque de Cultura, programa de humor que reúne também Caíto Mainier, Leandro Ramos e Raul Chequer, Furlan fala sobre o livro "79 Filmes para Assistir Enquanto Dirige" (Galera Record).  A ideia do volume é aproveitar os personagens criados pelo quarteto —motoristas de van do Rio de Janeiro que falam sobre filmes— como autores de resenhas de produções que vão de "O Encouraçado Potemkin " (1925) a "Inspetor Faustão e o Mallandro" (1991). Furlan, que também é colunista da Folha, discute também como é produzir conteúdo humorístico no Brasil de hoje.

  • 'Recall' de presidente a cada 2 anos pode ser uma boa ideia, diz pesquisador
    Duração: 50min | 26/11/2018

    O convidado do podcast da semana é o sociólogo e cientista político Sérgio Abranches, que lança o livro “Presidencialismo de Coalizão - Raízes e Evolução do Modelo Político Brasileiro”, baseado em seu artigo influente de 30 anos atrás. A conversa com Walter Porto, repórter da Ilustríssima, abordou o funcionamento e as particularidades do nosso sistema político e a tumultuada relação dos governos pós-Constituição de 1988 com o Congresso.

  • Silvio Santos 'finge demência' para driblar problemas, afirma autor
    Duração: 47min | 29/10/2018

    O podcast Ilustríssima Conversa recebe, nesta semana, o jornalista e colunista da Folha Mauricio Stycer, que lança o livro "Topa Tudo por Dinheiro - As Muitas Faces do Empresário Silvio  Santos" (ed. Todavia). No programa, Stycer fala sobre sua pesquisa, que partiu do fato de o apresentador e dono do SBT ter passado décadas mentindo a idade —nascido em 1930, ele dizia ser de 1935. Ao longo do trabalho, que envolveu artigos e livros dos últimos 50 anos, o jornalista tenta esclarecer outras informações dúbias e pequenas mentiras sobre Silvio Santos.  As malsucedidas investidas de Silvio na política e o escândalo de fraude no banco Panamericano também são recontados no livro e na conversa, que trata ainda de como essa figura brilhante da televisão brasileira administra sua própria mitologia e chega a, segundo o autor, "fingir demência" (gíria que designa quem se faz de desentendido) para se livrar de problemas.

  • Ideia de Maria Bonita feminista é equivocada, diz biógrafa
    Duração: 43min | 15/10/2018

    A convidada do podcast Ilustríssima Conversa desta quinzena é Adriana Negreiros, jornalista e autora de “Maria Bonita - Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço” (Objetiva). A conversa com Walter Porto, repórter da Ilustríssima, abordou a construção do mito em torno da companheira de Lampião e a brutalidade cotidiana no entorno das sertanejas nos anos 1930.

  • Bolsonaro se apropriou de slogan dos gays, afirma escritor
    Duração: 01h08min | 01/10/2018

    A conversa de hoje é com o escritor, João Silvério Trevisan, 74, que examina séculos de contradição da história sexual no Brasil com seu Livro "Devassos no Paraíso".

  • Governo deu condição para o PCC crescer, diz sociólogo
    Duração: 01h47s | 17/09/2018

    O sociólogo Gabriel Feltran, professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e autor de “Irmãos - Uma História do PCC” (Companhia das Letras) é o convidado do podcast Ilustríssima Conversa da semana. A conversa com Walter Porto, repórter da Ilustríssima, abordou a estrutura, a economia e a ideologia da facção criminosa e o sistema de justiça paralela que vigora entre seus integrantes.

  • Brasil nunca conseguiu criar uma história nacional, diz Contardo Calligaris
    Duração: 52min | 03/09/2018

    Nesta semana, o podcast recebe como convidado Contardo Calligaris, colunista da Folha, que reeditou recentemente o livro “Hello Brasil!”, com o acréscimo de novos ensaios e o subtítulo "Psicanálise da Estranha Civilização Brasileira". A conversa com Uirá Machado, secretário-assistente de Redação da Folha, abordou as percepções e as estranhezas do autor sobre o Brasil dos anos 1980 e sobre o país atual, tudo filtrado pelas lentes de um psicanalista estrangeiro.​

  • 'Quis contar histórias por uma perspectiva negra', diz quadrinista premiado
    Duração: 52min | 20/08/2018

    Vencedor do prêmio Eisner, espécie de Oscar das histórias em quadrinhos, o paulistano Marcelo D'Salete é o convidado do podcast da semana.  Em conversa com Uirá Machado, editor da Ilustríssima, o autor de “Cumbe” e “Angola Janga” (ambos pela editora Veneta) fala sobre episódios de resistência negra no Brasil colonial e explica o processo de produção de seus livros. 

  • Esquerda não pode jamais repetir os erros de Dilma, afirma Laura Carvalho
    Duração: 59min | 06/08/2018

    Laura Carvalho, colunista da Folha, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e autora de “Valsa Brasileira: Do Boom ao Caos Econômico” (Todavia), é a convidada do podcast da semana. Em conversa com Uirá Machado, editor da Ilustríssima, ela analisou a trajetória da economia brasileira, dos anos de crescimento no governo Lula a uma das maiores crises de nossa história, sob Dilma e Temer.

  • Brasil sabe de cor como fazer exclusão social, diz ex-ministro da Educação
    Duração: 54min | 25/07/2018

    Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (​FFLCH-USP) e ex-ministro da Educação, que acaba de lançar "A Pátria Educadora em Colapso" (Três Estrelas), é o convidado do podcast da semana. A conversa com o editor da Ilustríssima, Uirá Machado, abordou a experiência do intelectual no governo, a queda da ex-presidente Dilma Rousseff e os entraves para melhorar a educação no país.

  •  Brasil vive em queda de braço entre jogo eficiente e futebol-arte, diz Wisnik
    Duração: 57min | 04/07/2018

    O ensaísta José Miguel Wisnik, autor de “Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil” (Companhia das Letras), é o convidado do podcast da semana. A conversa com o editor da Ilustríssima, Uirá Machado, abordou a formação do futebol no país e a constante queda de braço entre os que defendem um padrão de jogo eficiente e os que apregoam um estilo lúdico e artístico.

  • Futebol é tão fantástico que quase sempre supera a ficção, diz escritor
    Duração: 50min | 25/06/2018

    ​Sérgio Rodrigues, escritor e colunista da Folha, é o entrevistado desta semana do podcast Ilustríssima Conversa. Na conversa com o editor da Ilustríssima, Uirá Machado, o autor de “O Drible” discutiu as razões pelas quais se produzem poucas obras de ficção sobre futebol no Brasil.

  • Racismo no Brasil não é só herança da escravidão, diz antropóloga
    Duração: 01h02min | 11/06/2018

    O novo episódio do podcast tem como convidada Lilia Schwarcz, professora do Departamento de Antropologia da USP. Na conversa com Uirá Machado, editor da Ilustríssima, ela falou sobre o livro “Dicionário da Escravidão e Liberdade” (Companhia das Letras), organizado em conjunto com Flávio Gomes, que reúne textos sobre o período escravista e o racismo que se reproduz no cotidiano brasileiro.

  • Mundo pré-globalização terminou em 2013, afirma Marcos Nobre
    Duração: 55min | 28/05/2018

    A conversa com Uirá Machado, editor da Ilustríssima, abordou seu livro recém-lançado, “Como Nasce o Novo” (Todavia), um mergulho aprofundado na introdução da “Fenomenologia do Espírito” de Hegel, obra essencial do pensamento ocidental. Nobre também discute semelhanças entre o início do século 19 e o contexto atual; para ele, são dois momentos em que um mundo antigo é deixado para trás.

  • Podcast discute principais eventos de maio de 1968
    Duração: 49min | 14/05/2018

    No novo episódio do podcast, Uirá Machado, editor da Ilustríssima, conversa com a jornalista Regina Zappa sobre “1968: Eles Só Queriam Mudar o Mundo” (Zahar), escrito em coautoria com Ernesto Soto. O livro trata das reviravoltas culturais e políticas que ocorreram em diversos países naquela época.

  • Desigualdade de gênero no Brasil é tema de podcast
    Duração: 55min | 30/04/2018

    A convidada deste episódio da série de entrevistas em áudio conduzidas pelo editor da Ilustríssima, Uirá Machado, é Flávia Biroli, professora de ciência política da UnB. Ela acaba de lançar o livro “Gênero e Desigualdades”, pela Boitempo, e a conversa abordou os desafios na construção de relações mais equânimes entre homens e mulheres na sociedade e na política brasileira.

  • Grupo disputou teoria da dependência com FHC, diz professora de história
    Duração: 53min | 16/04/2018

    Uirá Machado, editor da Ilustríssima, fala com Claudia Wasserman, professora titular do Departamento de História da UFRGS. Ela lança pela Editora FGV o livro "A Teoria da Dependência: do Nacional-Desenvolvimentismo ao Neoliberalismo". A conversa abordou a trajetória de intelectuais que disputaram com Fernando Henrique Cardoso a paternidade da teoria da dependência.

  • Professor de filosofia discute diferenças entre ceticismo e pós-verdade
    Duração: 53min | 12/04/2018

    O convidado desta edição é Plinio Junqueira Smith, professor de filosofia da Unifesp, que acaba de lançar, pela Editora Unesp, "Uma Visão Cética de Mundo", sobre Oswaldo Porchat. A conversa com Uirá Machado, editor da Ilustríssima, abordou ideias do filósofo, morto no ano passado, e as diferenças entre ceticismo e pós-verdade.

  • Felipe Recondo debate o papel do STF durante a ditadura
    Duração: 46min | 12/04/2018

    Neste episódio, Uirá Machado, editor da Ilustríssima, fala com o jornalista Felipe Recondo. A conversa girou em torno do livro “Tanques e Togas”, sobre a atuação do STF durante a ditadura e o golpe militar, que será lançado pela Companhia das Letras.

  • Francisco Bosco discute o que é politicamente correto
    Duração: 55min | 12/04/2018

    A conversa com Uirá Machado, editor da “Ilustríssima”, com Francisco Bosco abordou conceitos como lutas identitárias, lugar de fala e politicamente correto.

  • Folha estreia podcast ‘Ilustríssima Conversa’
    Duração: 59min | 21/02/2018

    A Folha estreia nesta segunda (19) uma nova série quinzenal de entrevistas em áudio feitas por Uirá Machado, editor da "Ilustríssima". Os convidados serão autores de livros de não ficção ou de pesquisas acadêmicas. Na primeira edição, a conversa é com Conrado Hübner Mendes, professor de direito constitucional da USP, que no último dia 28 publicou texto com duras críticas ao STF. 

Informações: