Em Linha Com O Correspondente

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Ao telefone com um dos correspondentes da nossa rede dispersa por África e pelo mundo analisamos os grandes temas do momento que fazem o pulsar da actualidade nos vários países. 

Episódios

  • Em linha com o correspondente - Cinema português em cartaz no Festival de Locarno

    Em linha com o correspondente - Cinema português em cartaz no Festival de Locarno

    07/08/2019 Duração: 06min

    Começa hoje, na Suíça, o Festival Internacional de Cinema de Locarno, considerado o quarto em importância, na classificação dos festivais internacionais. Os filmes portugueses e lusófonos africanos estão sempre presentes neste Festival. O nosso correspondente Rui Martins está lá e levanta-nos o véu sobre a edição 2019 do certame. Qual é a principal novidade no Festival de Locarno? Rui Martins: A principal novidade é sem dúvida a estreia da nova direcção. Esta nova edição do Festival, a septuagésima segunda, que se inicia hoje, é sob a responsabilidade de Lili Hinstin, jovem cineasta de 42 anos, que dirigia até ao ano passado, o Festival Internacional de Belfort com título bem sugestivo Entre-Vistas. Lili substitui Carlo Chatrian, o ex-director italiano de Locarno, agora director artístico do Festival Internacional de Berlim, que, por sua vez, estreará em fevereiro em Berlim. E qual é a tua primeira impressão pelas escolhas de filmes na programação das diversas secções? Rui Martins:  Esta minha primeira i

  • António Lobato testemunha como foi Mar Verde

    António Lobato testemunha como foi "Mar Verde"

    24/06/2018 Duração: 02h04min

    A RFI acaba de publicar em francês uma grande investigação sobre a história da violência política na Guiné-Conacri.Com arquivos inéditos e entrevistas exclusivas o trabalho documenta, nomeadamente, a forma como a antiga potência colonial, a França, tentou desestabilizar o regime de Sékou Touré e a repressão deste sobre a população.   Um dos episódios que estiveram na origem da repressão do primeiro presidente de Conacri foi a intervenção militar portuguesa. A 22 de Novembro de 1970 as forças coloniais de Lisboa invadem Conacri com o objectivo de derrubar o regime e a retaguarda de que o PAIGC, movimento de libertação da então Guiné sob regime luso, aí beneficiava. Lisboa queria capturar Amílcar Cabral, líder do PAIGC, e libertar os 26 presos portugueses detidos em Conacri, incluindo o sargento-aviador António Lobato, o preso mais antigo da guerra colonial, detido há sete anos, um verdadeiro símbolo.Uma operação secreta com nome de código: Mar Verde. Carol Valade, correspondente da RFI em Conacri, é

  • Sindicato homenageia correspondente da RFI em Luanda

    Sindicato homenageia correspondente da RFI em Luanda

    28/03/2017 Duração: 03min

    Em Angola o Sindicato dos Jornalistas assinalou esta terça-feira 25 anos desde a sua criação. Avelino Miguel, correspondente da RFI em Luanda, um dos fundadores do organismo foi homenageado hoje pelo Sindicato dos Jornalistas. Em entrevista à RFI falou dos desafios que ainda se colocam à liberdade de imprensa no país, contudo reconheceu as conquistas alcançadas pela classe ao longo destes anos.

  • Ataque de Londres

    Ataque de Londres

    23/03/2017 Duração: 07min

    Londres foi ontem alvo de novo ataque terrorista. 3 pessoas morreram, mais de 20 ficaram feridas, várias em estado grave. O atacante foi abatido pela polícia. O ataque começou na ponte de Westminster e terminou junto ao Parlamento britânico. Esta quinta-feira, o grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o ataque. Confira aqui a conversa telefónica com o nosso correspondente em Londres, Bruno Manteigas.  

  • Kigali vestiu-se de gala para acolher a cimeira da UA

    Kigali vestiu-se de gala para acolher a cimeira da UA

    17/07/2016 Duração: 10min

    A capital do Ruanda já foi considerada como a "melhor capital africana". Kigali quer fazer jus à fama e vestiu-se a preceito para a colher a Cimeira da União Africana. O Centro de Convenções de Kigali foi inaugurado dias antes do início do encontro, assim como aconteceu com dois grandes hotéis de luxo.   A participar nesta 27ª Cimeira da União Africana estão representantes dos cinco países africanos de expresso portuguesa. Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique fazem-se representar pelos respectivos chefes de Estado. De Angola veio o Ministro das Relações Exteriores e de São Tomé e Príncipe o Director da Política Externa.   Confira a correspondência de Kigali.   Para mais informações clique aqui.

  • Quem irá substituir Dlamini-Zuma?

    Quem irá substituir Dlamini-Zuma?

    17/07/2016 Duração: 07min

    Em Kigali, Ruanda, decorre a 27ª Cimeira da União Africana subordinada ao tema "Direitos Humanos, com destaque para os direitos da mulher".   Os lideres africanos têm na agenda assuntos delicados como o financiamento da UA, a sucessão de Nkosazana Dlamini-Zuma e ainda situação sul sudanesa, entre outros. Se no que toca ao financiamento os países chagaram a acordo, o mesmo não se pode dizer em relação à eleição do novo presidente da Comissão da UA. Existem três candidatos, mas nenhum é consensual. Confira a correspondência de Kigali, onde se destaca as temáticas em discussão na cimeira e, claro está, como é habitual nestes encontros, as conversas de corredores. Para mais informações clique aqui.

  • Cimeira União Europeia África sobre migrações

    Cimeira União Europeia África sobre migrações

    11/11/2015 Duração: 03min

    Susi Barbosa, secretária de Estado guineense da cooperação internacional e comunidades, participa em Malta na Cimeira União Europeia / África sobre as migrações. Um plano de emergência de 1, 8 mil milhões de euros está em cima da mesa, um dispositivo do qual não beneficia, porém, a Guiné-Bissau.

  • A evolução do futebol na Guiné-Bissau

    A evolução do futebol na Guiné-Bissau

    13/10/2015 Duração: 03min

    Esta terça-feira, a Guiné-Bissau recebia a Libéria num jogo a contar para a segunda mão do apuramento para o Mundial de 2018 que vai decorrer na Rússia. O nosso correspondente em Bissau, Mussá Baldé, fez-nos o ponto da situação quanto ao futebol no país que padece de meios financeiros para se desenvolver.

  • São Tomé e Príncipe vence Etiópia por 1-0

    São Tomé e Príncipe vence Etiópia por 1-0

    08/10/2015 Duração: 02min

    A selecção de futebol de São Tomé e Príncipe venceu hoje por uma bola a Etiópia, em jogo a contar para o apuramento do mundial de futebol que terá lugar na Rússia em 2018. O marcador foi inaugurado aos 87 minutos com o golo do internacional Luís Leal que joga actualmente em Portugal, no Belenenses. A selecção do papagaio e do falcão vai agora a Addis Abeba jogar a segunda mão, e se vencer fica apurado para a fase de grupos. O nosso correspondente em São Tomé, Maximino Carlos, dá-nos conta do ambiente que se vive no país.

  • Em linha com Mussá Baldé

    Em linha com Mussá Baldé

    13/08/2015 Duração: 03h06min

    Mussá Baldé, o nosso correspondente na Guiné-Bissau, relata o despertar deste primeiro dia sem o governo de Domingos Simões Pereira, dissolvido ontem pelo Presidente da República José Mário Vaz.

  • Em linha com Pedro Costa Gomes

    Em linha com Pedro Costa Gomes

    06/08/2015 Duração: 02min

    Pedro Costa Gomes, correspondente no Egipto, comenta a inauguração da extensão do Canal do Suez. Um projecto que pretende relançar a economia do Egipto e dar uma nova imagem do presidente  Abdel Fattah al-Sissi.

  • Em linha com Odair Santos

    Em linha com Odair Santos

    24/07/2015 Duração: 03h04min

    Odair Santos, correspondente em Cabo Verde, deu-nos a partir da Ilha de S. Vicente, de onde era natural o poeta Corsino Fortes as primeiras reacções à morte do poeta cabo-verdiano, falecido hoje no Mindelo, muitas são jà as reacções ao seu desaparecimento, a começar pelo Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

  • Em linha com Avelino Miguel

    Em linha com Avelino Miguel

    21/07/2015 Duração: 03h04min

    No dia em que arrancou na capital angolana a FILDA, Feira internacional de Luanda, estivemos ao telefone com o nosso correspondente Avelino Miguel que nos deu a conhecer os principais ingredientes desta edição de 2015.

  • Em linha com Cândido Camará

    Em linha com Cândido Camará

    20/07/2015 Duração: 03h03min

    Cândido Camará, correspondente no Senegal, acompanhou o primeiro dia do julgamento do antigo presidente chadiano Hissène Habré e em linha com a redacção deu-nos conta destes primeiros momentos históricos.

Informações: