Em Linha Com O Correspondente

Em Linha Com O Correspondente

Sinopse

Ao telefone com um dos correspondentes da nossa rede dispersa por África e pelo mundo analisamos os grandes temas do momento que fazem o pulsar da actualidade nos vários países. 

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Em linha com o correspondente - Cinema português em cartaz no Festival de Locarno
    Em linha com o correspondente - Cinema português em cartaz no Festival de Locarno
    Duração: 06min | 07/08/2019

    Começa hoje, na Suíça, o Festival Internacional de Cinema de Locarno, considerado o quarto em importância, na classificação dos festivais internacionais. Os filmes portugueses e lusófonos africanos estão sempre presentes neste Festival. O nosso correspondente Rui Martins está lá e levanta-nos o véu sobre a edição 2019 do certame. Qual é a principal novidade no Festival de Locarno? Rui Martins: A principal novidade é sem dúvida a estreia da nova direcção. Esta nova edição do Festival, a septuagésima segunda, que se inicia hoje, é sob a responsabilidade de Lili Hinstin, jovem cineasta de 42 anos, que dirigia até ao ano passado, o Festival Internacional de Belfort com título bem sugestivo Entre-Vistas. Lili substitui Carlo Chatrian, o ex-director italiano de Locarno, agora director artístico do Festival Internacional de Berlim, que, por sua vez, estreará em fevereiro em Berlim. E qual é a tua primeira impressão pelas escolhas de filmes na programação das diversas secções? Rui Martins:  Esta minha primeira impressão é pelos filmes escolhidos nas competições, ainda inéditos, e por uma rápida entrevista com ela. Eu diria ter ficado bem impressionado. Locarno é um festival muito especial que, desde a sua criação, escolhe filmes de preocupação social e de tendências de comportamento. É muito normal, pois foi criado em 1946, logo depois do fim da Segunda Guerra. Festival de filmes de autor, tem revelado grandes nomes do cinema internacional como Stanley Kubrick, Claude Chabrol, Milos Forman, Atom Egoyan, Jim Jarmusch, Raul Ruiz, Abbas Kiarostami e Pedro Costa para citar só alguns. Lili demonstrou preocupação com o futuro do cinema brasileiro, hoje sob risco de pré-censura, e programou uma série de filmes de diversas nacionalidades sobre o problema do racismo. E vai dar um grande destaque ao cinema português ! É verdade: na competição internacional foram colocados três filmes portugueses ! Rui Martins: Um recorde Miguel. Nunca vi tal coisa num festival ! O máximo foi a escolha de dois filmes do mesmo país. Entretant

  • António Lobato testemunha como foi Mar Verde
    António Lobato testemunha como foi "Mar Verde"
    Duração: 02h04min | 24/06/2018

    A RFI acaba de publicar em francês uma grande investigação sobre a história da violência política na Guiné-Conacri.Com arquivos inéditos e entrevistas exclusivas o trabalho documenta, nomeadamente, a forma como a antiga potência colonial, a França, tentou desestabilizar o regime de Sékou Touré e a repressão deste sobre a população.   Um dos episódios que estiveram na origem da repressão do primeiro presidente de Conacri foi a intervenção militar portuguesa. A 22 de Novembro de 1970 as forças coloniais de Lisboa invadem Conacri com o objectivo de derrubar o regime e a retaguarda de que o PAIGC, movimento de libertação da então Guiné sob regime luso, aí beneficiava. Lisboa queria capturar Amílcar Cabral, líder do PAIGC, e libertar os 26 presos portugueses detidos em Conacri, incluindo o sargento-aviador António Lobato, o preso mais antigo da guerra colonial, detido há sete anos, um verdadeiro símbolo.Uma operação secreta com nome de código: Mar Verde. Carol Valade, correspondente da RFI em Conacri, é um dos autores desta investigação, ele conta a história desta operação.

  • Sindicato homenageia correspondente da RFI em Luanda
    Sindicato homenageia correspondente da RFI em Luanda
    Duração: 03min | 28/03/2017

    Em Angola o Sindicato dos Jornalistas assinalou esta terça-feira 25 anos desde a sua criação. Avelino Miguel, correspondente da RFI em Luanda, um dos fundadores do organismo foi homenageado hoje pelo Sindicato dos Jornalistas. Em entrevista à RFI falou dos desafios que ainda se colocam à liberdade de imprensa no país, contudo reconheceu as conquistas alcançadas pela classe ao longo destes anos.

  • Ataque de Londres
    Ataque de Londres
    Duração: 07min | 23/03/2017

    Londres foi ontem alvo de novo ataque terrorista. 3 pessoas morreram, mais de 20 ficaram feridas, várias em estado grave. O atacante foi abatido pela polícia. O ataque começou na ponte de Westminster e terminou junto ao Parlamento britânico. Esta quinta-feira, o grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o ataque. Confira aqui a conversa telefónica com o nosso correspondente em Londres, Bruno Manteigas.  

  • Kigali vestiu-se de gala para acolher a cimeira da UA
    Kigali vestiu-se de gala para acolher a cimeira da UA
    Duração: 10min | 17/07/2016

    A capital do Ruanda já foi considerada como a "melhor capital africana". Kigali quer fazer jus à fama e vestiu-se a preceito para a colher a Cimeira da União Africana. O Centro de Convenções de Kigali foi inaugurado dias antes do início do encontro, assim como aconteceu com dois grandes hotéis de luxo.   A participar nesta 27ª Cimeira da União Africana estão representantes dos cinco países africanos de expresso portuguesa. Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique fazem-se representar pelos respectivos chefes de Estado. De Angola veio o Ministro das Relações Exteriores e de São Tomé e Príncipe o Director da Política Externa.   Confira a correspondência de Kigali.   Para mais informações clique aqui.

  • Quem irá substituir Dlamini-Zuma?
    Quem irá substituir Dlamini-Zuma?
    Duração: 07min | 17/07/2016

    Em Kigali, Ruanda, decorre a 27ª Cimeira da União Africana subordinada ao tema "Direitos Humanos, com destaque para os direitos da mulher".   Os lideres africanos têm na agenda assuntos delicados como o financiamento da UA, a sucessão de Nkosazana Dlamini-Zuma e ainda situação sul sudanesa, entre outros. Se no que toca ao financiamento os países chagaram a acordo, o mesmo não se pode dizer em relação à eleição do novo presidente da Comissão da UA. Existem três candidatos, mas nenhum é consensual. Confira a correspondência de Kigali, onde se destaca as temáticas em discussão na cimeira e, claro está, como é habitual nestes encontros, as conversas de corredores. Para mais informações clique aqui.

  • Cimeira União Europeia África sobre migrações
    Cimeira União Europeia África sobre migrações
    Duração: 03min | 11/11/2015

    Susi Barbosa, secretária de Estado guineense da cooperação internacional e comunidades, participa em Malta na Cimeira União Europeia / África sobre as migrações. Um plano de emergência de 1, 8 mil milhões de euros está em cima da mesa, um dispositivo do qual não beneficia, porém, a Guiné-Bissau.

  • A evolução do futebol na Guiné-Bissau
    A evolução do futebol na Guiné-Bissau
    Duração: 03min | 13/10/2015

    Esta terça-feira, a Guiné-Bissau recebia a Libéria num jogo a contar para a segunda mão do apuramento para o Mundial de 2018 que vai decorrer na Rússia. O nosso correspondente em Bissau, Mussá Baldé, fez-nos o ponto da situação quanto ao futebol no país que padece de meios financeiros para se desenvolver.

  • São Tomé e Príncipe vence Etiópia por 1-0
    São Tomé e Príncipe vence Etiópia por 1-0
    Duração: 02min | 08/10/2015

    A selecção de futebol de São Tomé e Príncipe venceu hoje por uma bola a Etiópia, em jogo a contar para o apuramento do mundial de futebol que terá lugar na Rússia em 2018. O marcador foi inaugurado aos 87 minutos com o golo do internacional Luís Leal que joga actualmente em Portugal, no Belenenses. A selecção do papagaio e do falcão vai agora a Addis Abeba jogar a segunda mão, e se vencer fica apurado para a fase de grupos. O nosso correspondente em São Tomé, Maximino Carlos, dá-nos conta do ambiente que se vive no país.

  • Em linha com Mussá Baldé
    Em linha com Mussá Baldé
    Duração: 03h06min | 13/08/2015

    Mussá Baldé, o nosso correspondente na Guiné-Bissau, relata o despertar deste primeiro dia sem o governo de Domingos Simões Pereira, dissolvido ontem pelo Presidente da República José Mário Vaz.

  • Em linha com Pedro Costa Gomes
    Em linha com Pedro Costa Gomes
    Duração: 02min | 06/08/2015

    Pedro Costa Gomes, correspondente no Egipto, comenta a inauguração da extensão do Canal do Suez. Um projecto que pretende relançar a economia do Egipto e dar uma nova imagem do presidente  Abdel Fattah al-Sissi.

  • Em linha com Odair Santos
    Em linha com Odair Santos
    Duração: 03h04min | 24/07/2015

    Odair Santos, correspondente em Cabo Verde, deu-nos a partir da Ilha de S. Vicente, de onde era natural o poeta Corsino Fortes as primeiras reacções à morte do poeta cabo-verdiano, falecido hoje no Mindelo, muitas são jà as reacções ao seu desaparecimento, a começar pelo Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

  • Em linha com Avelino Miguel
    Em linha com Avelino Miguel
    Duração: 03h04min | 21/07/2015

    No dia em que arrancou na capital angolana a FILDA, Feira internacional de Luanda, estivemos ao telefone com o nosso correspondente Avelino Miguel que nos deu a conhecer os principais ingredientes desta edição de 2015.

  • Em linha com Cândido Camará
    Em linha com Cândido Camará
    Duração: 03h03min | 20/07/2015

    Cândido Camará, correspondente no Senegal, acompanhou o primeiro dia do julgamento do antigo presidente chadiano Hissène Habré e em linha com a redacção deu-nos conta destes primeiros momentos históricos.

Informações: