Podcast Serrote

Informações:

Sinopse

Novos livros e novas ideias comentados pelos editores da revista serrote.

Episódios

  • Gal, Callado e Ana C. nos tempos da ditadura

    01/12/2017 Duração: 24min

    No livro Tudo em volta está deserto, Eduardo Jardim reflete sobre a arte na ditadura a partir do show Gal a todo vapor, do romance Quarup e da poesia de Ana Cristina Cesar. Para ele, arte e pensamento são mais efetivos do que engajamento político.

  • Lillian Ross

    16/11/2017 Duração: 18min

    O tema do podcast da serrote é Lillian Ross, a estrela do jornalismo norte-americano que morreu aos 99 anos em setembro. Seu perfil de Ernest Hemingway, publicado em 1950, permanece como exemplo de grande reportagem, capaz de mostrar o lado patético do escritor.

  • Perto de Foucault

    02/11/2017 Duração: 30min

    Roberto Machado comenta, no podcast da serrote, seu livro Impressões de Michel Foucault. Ele recorda a convivência entre "um jovem professor subdesenvolvido e uma estrela internacional da filosofia", conta histórias divertidas e ressalta a originalidade do pensador francês.

  • A nova cara da Revolução Russa

    20/10/2017 Duração: 36min

    Quando a União Soviética se desmantelou, em 1991, um professor colega de Daniel Aarão Reis na UFF (Universidade Federal Fluminense) lhe disse: “Seu objeto terminou”. O historiador pensa o contrário. Ele defende, em entrevista a Paulo Roberto Pires e Guilherme Freitas para o podcast da revista serrote, que os estudos sobre a centenária Revolução Russa estão mais ...

  • O laboratório de Ricardo Piglia

    05/10/2017 Duração: 21min

    Está saindo no Brasil o volume inicial dos diários do argentino Ricardo Piglia. Ele os utilizava como experimentos para seus livros. O podcast da serrote destaca trechos como as críticas a García Márquez e Cortázar e o registro do primeiro encontro com Borges.

  • A primeira vez de Millôr

    21/09/2017 Duração: 16min

    Não bastasse a qualidade dos desenhos, a exposição de Millôr Fernandes em 1957 se tornou histórica por ter sido a primeira de poucas. Paulo Roberto Pires recorda, no podcast da serrote, a recepção calorosa de críticos como Mário Pedrosa. Prevaleceu, porém, o homem de imprensa.

  • ‘Um país inseguro de si mesmo’

    07/09/2017 Duração: 28min

    Antonio Callado morreu desencantado com o Brasil, "cansado de tudo", diz sua viúva, Ana Arruda Callado, no podcast da serrote. Ela reuniu em livro 86 artigos publicados pelo escritor entre 1978 e 1982. Sem desviar o olhar crítico e sempre contundente, ele demonstrava esperança no país.

  • O vazio entre dois mundos

    25/08/2017 Duração: 25min

    No podcast da serrote, Adauto Novaes, que começa em setembro o 37º de seus ciclos de conferências, diz que as transformações do mundo estão acontecendo "no vazio do pensamento" e pede que os intelectuais se engajem nos grandes temas deste momento difícil de compreender.

  • Lima Barreto crítico

    10/08/2017 Duração: 21min

    Neste segundo podcast da revista serrote, Paulo Roberto Pires e Guilherme Freitas entrevistam a professora e crítica literária Beatriz Resende, há muito estudiosa de Lima Barreto e sempre por ângulos que evitam o óbvio. Organizadora do recém-lançado Impressões de leitura e outros textos críticos, ela destaca aspectos de Lima: o condutor de campanhas como a ...

  • Viva México

    26/07/2017 Duração: 16min

    Na estreia do podcast da serrote, os editores da revista conversam sobre Viva!, livro em que o francês Patrick Deville conta histórias do efervescente México do final da década de 1930. Pelo país de Frida Kahlo e Diego Rivera, passaram Trótski, André Breton e muitos outros.