Notícia Para Quem Precisa - Marcelo Tas

Informações:

Sinopse

Misturar informação e diversão é a proposta de Marcelo Tas.

Episódios

  • Essa é uma oportunidade de se adaptar diante das mudanças

    'Essa é uma oportunidade de se adaptar diante das mudanças'

    16/03/2020 Duração: 11min

    Marcelo Tas falou sobre as mudanças de postura adotadas por algumas empresas para evitar a propagação do coronavírus. Ele destaca que trabalhar em casa exige mudança de estrutura e de mentalidade. 'Disciplina é fundamental'. Algumas empresas de tecnologia estão liberando ferramentas para funcionários para facilitar o trabalho neste momento.

  • O que mudou em quase 40 anos na história da Escola Politécnica da USP

    O que mudou em quase 40 anos na história da Escola Politécnica da USP

    09/03/2020 Duração: 09min

    Eleito patrono da turma de 2019 da instituição, Marcelo Tas aproveita a ocasião para fazer uma reflexão sobre diversidade. Ele observou que, hoje, cerca de 25% dos alunos são de escola pública, mas as estruturas ainda estão ligadas à elite. Outra questão que ele aponta é a presença de mulheres, que aumentou na comparação com o ano em que ele se formou.

  • Quantos milhões de pessoas já foram infectadas com notícias falsas sobre coronavírus?

    'Quantos milhões de pessoas já foram infectadas com notícias falsas sobre coronavírus?'

    02/03/2020 Duração: 11min

    Marcelo Tas fala sobre a importância da desinformação na história do coronavírus. Pesquisas mostram o quanto a circulação de notícias falsas dificultam o combate a doença.

  • Projeto aprovado através do e-Cidadania é um marco para a democracia, diz Marcelo Tas

    Projeto aprovado através do e-Cidadania é um marco para a democracia, diz Marcelo Tas

    17/02/2020 Duração: 09min

    Comentarista se refere a um projeto de lei sugerido por uma cidadã (Maria Angélica Gomes de Sousa) através do portal. O texto inclui a fibromialgia no rol das doenças dispensadas de carência para o recebimento de benefícios do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Criado em 2012, o e-Cidadania estimula a participação dos cidadãos nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação parlamentar.

  • ‘Crise também é uma hora de criatividade’

    ‘Crise também é uma hora de criatividade’

    17/02/2020 Duração: 08min

    Marcelo Tas lembra de negócios criados na crise do Sars e agora com o Coronavírus, na China. O país está consumindo mais máscaras do que consegue produzir.

  • Aumenta o número de lançamentos de satélites só em janeiro, foram 120

    Aumenta o número de lançamentos de satélites; só em janeiro, foram 120

    03/02/2020 Duração: 12min

    O magnata Elon Musk, por exemplo, tem o projeto de lançar 12 mil satélites até 2029 para prover internet de alta velocidade. Para se ter uma ideia, há hoje, no espaço, cerca de 2 mil objetos desse tipo. Marcelo Tas questiona: 'nós queremos ter esse monte de coisas sobre nossas cabeças?' Ele explica que, de fato, o aumento na quantidade de satélites pode provocar problemas para a astronomia e para a exploração espacial.

  • Nós nunca sujamos tanto este planeta com carbono

    'Nós nunca sujamos tanto este planeta com carbono'

    27/01/2020 Duração: 10min

    Marcelo Tas fala sobre plano da Microsoft em relação à emissão de carbonos. 'O plano é zerar a emissão de carbono em 2030. Isso é um plano ambicioso'. A Microsoft diz também que em 2050 quer zerar tudo o que já emitiu em toda a história da companhia. Marcelo Tas acrescenta que o que a gente emite de carbono hoje é de uma irresponsabilidade absoluta e compromete o equilíbrio das mudanças climáticas.

  • Após polêmica envolvendo vibrador, área de saúde e prazer é sucesso na CES

    Após polêmica envolvendo vibrador, área de saúde e prazer é sucesso na CES

    20/01/2020 Duração: 11min

    Marcelo Tas lembra que, em 2019, um vibrador que chegou a ganhar o prêmio de produto mais inovador foi banido da maior feira de tecnologia do mundo. Ele destaca que foi a primeira vez que o evento teve um espaço só para brinquedos sexuais, lembrando ainda que o setor deve gerar US$ 29 bilhões este ano.

  • Drones são cada vez mais usados na agricultura e no mercado imobiliário

    Drones são cada vez mais usados na agricultura e no mercado imobiliário

    06/01/2020 Duração: 10min

    O comentarista Marcelo Tas diz que a tecnologia é utilizada na agricultura para o avanço da produtividade. Pesquisa mostra que o mercado imobiliário consegue vender 70% mais rápido os imóveis com fotos feitas por drones.

  • O caso Richard Jewell mostra o quanto a polarização é irracional

    'O caso Richard Jewell' mostra o quanto a polarização é irracional

    23/12/2019 Duração: 09min

    Novo filme do Clint Eastwood fala dos desdobramentos do atentado terrorista na Olimpíada de Atlanta, em 1996, quando o segurança que conseguiu evitar uma tragédia maior acabou virando o principal suspeito por causa de uma reportagem mal apurada. Marcelo Tas alerta que, se a gente se deixar levar pela paixão na hora de produzir ou consumir notícias, podemos 'estar comprando uma informação manipulada pela nossa própria mente'.

  • Dados do IBGE alertam para a importância do Brasil cuidar dos seus recursos culturais

    'Dados do IBGE alertam para a importância do Brasil cuidar dos seus recursos culturais'

    16/12/2019 Duração: 10min

    Marcelo Tas analisa os dados do IBGE sobre o acesso a cultura no Brasil. É um acesso ainda muito restrito. O levantamento destaca números que envolvem salas de cinemas e livrarias pelo país. Ele destaca que as editoras estão publicando menos livros e reeditando os que já são conhecidos. Marcelo Tas faz uma comparação entre a cultura no Brasil e em Madri, na Espanha.

  • A palavra do ano é personalização

    A palavra do ano é 'personalização'

    09/12/2019 Duração: 08min

    Termo foi escolhido pela Associação Nacional dos Anunciantes dos EUA. Marcelo Tas avalia que a escolha mostra "uma certa mudança no rumo da prosa" e fala sobre as "armadilhas" dessa palavra.

  • É importante percebermos como funcionam algoritmos para não sermos manipulados

    'É importante percebermos como funcionam algoritmos para não sermos manipulados'

    02/12/2019 Duração: 08min

    Estudo de pesquisadores da UFMG mostra que algoritmos do Youtube podem direcionar usuários a conteúdos extremados sobre alguns temas políticos. Marcelo Tas propõe uma reflexão aos ouvintes sobre o tema.

  • Pirâmide financeira ganha nova casca e usa o termo Bitcoin para enganar investidor

    Pirâmide financeira ganha nova 'casca' e usa o termo Bitcoin para enganar investidor

    25/11/2019 Duração: 10min

    Marcelo Tas traz dados da Comissão de Valores Mobiliários. 'Estamos vivendo uma epidemia de denuncias de pessoas que estão sendo lesadas usando o modelo Bitcoin. É só o modelo, a pirâmide é antiga'.

  • Quem tem negócios com adolescentes precisa entrar logo no TikTok

    'Quem tem negócios com adolescentes precisa entrar logo no TikTok'

    18/11/2019 Duração: 08min

    Marcelo Tas fala sobre o rápido crescimento e a relevância da rede social chinesa, que atingiu marca de 1,5 bilhão de downloads em apenas dois anos. "Hoje é a plataforma mais importante para empresas ou profissionais que lidam com adolescentes", destaca.

  • Diversidade marca a maior conferência de estudantes brasileiros na Europa

    Diversidade marca a maior conferência de estudantes brasileiros na Europa

    11/11/2019 Duração: 04min

    A Euroleads discutiu o momento atual do país, suas armadilhas e oportunidades. Mesas com líderes mulheres e negras chamaram a atenção. Entre os temas que dominaram estão as questão da educação básica, a participação do Estado na economia e a desigualdade social.

  • Facebook e Twitter seguem direções opostas em relação a propagadas políticas

    Facebook e Twitter seguem direções opostas em relação a propagadas políticas

    04/11/2019 Duração: 10min

    Marcelo Tas comenta o fato de que, enquanto Mark Zuckerberg "lavou as mãos" e disse que não irá se meter em propagandas eleitorais feitas em sua rede social, sejam elas falsas ou não, Jack Dorsey, do Twitter, resolveu banir toda a propaganda política da plataforma. "A discussão agora é como caracterizar alguma coisa como uma mensagem política".

  • O que muda na nossa vida com a chegada do computador quântico?

    O que muda na nossa vida com a chegada do computador quântico?

    28/10/2019 Duração: 08min

    Marcelo Tas fala sobre a chegada do computador quântico do Google e diz que isso tem, sim, a ver com o nosso dia a dia. Comentarista explica que ele resolve problemas em escalas muito largas e isso significa que ele afeta segurança e privacidade, muda o mundo dos negócios, da agricultura e da medicina, por exemplo. "Os avanços nesses campos mais complexos se tornam muito mais palpáveis", explica.

  • Santa Rita do Sacupaí é cidade-modelo de inovação no país

    Santa Rita do Sacupaí é cidade-modelo de inovação no país

    21/10/2019 Duração: 06min

    Marcelo Tas conta a história de Sinhá Moreira, que levou em 1959 a primeira escola técnica da América do Sul para a cidade no interior de Minas. De lá para cá, isso causou uma gigantesca transformação na cidade.

  • Nós estamos vivendo um fantasma da censura em 2019

    'Nós estamos vivendo um fantasma da censura em 2019'

    14/10/2019 Duração: 11min

    Artistas se reúnem nesta segunda no Rio de Janeiro com parlamentares da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados para debater os recentes ataques à cultura no Brasil. Em agosto, por exemplo, o presidente Bolsonaro suspendeu um edital com séries LGBT para a TV pública. Para Marcelo Tas, governo 'está agindo com a mão pesada da censura'.

página 1 de 2