Cbn Comunicação E Liderança - Leny Kyrillos

Informações:

Sinopse

A fonoaudióloga especialista em voz ensina como transmitir uma mensagem com objetividade e segurança.

Episódios

  • 'Síndrome da impostora' é comum entre mulheres, mas pode ser contornada

    17/06/2021 Duração: 14min

    Leny Kyrillos explica que a 'síndrome do impostor' é bem mais comum entre mulheres do que entre homens. Quem sofre com o problema se sente incapaz de lidar com o trabalho e tem medo de ser 'descoberto', ainda que não haja fundamento para isso. De acordo com Leny, profissionais que sofrem com a síndrome podem recorrer a estratégias de comunicação que demonstrem confiança para melhorar as relações no trabalho.

  • Você conhece o conceito 'Mundo BANI'?

    10/06/2021 Duração: 14min

    Leny Kyrillos explica que a sigla, em uma tradução do inglês, significa: frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. A expressão é um desdobramento do 'Mundo VUCA': volátil, incerto, complexo e ambíguo. Para entender melhor os dois conceitos, qual a relação deles com os impactos da pandemia e possíveis soluções, escute o comentário desta quinta-feira.

  • O 'lado Sol e o lado sombra' dos áudios acelerados no WhatsApp

    03/06/2021 Duração: 10min

    Leny Kyrillos comenta a nova atualização do WhatsApp que tem causado polêmica nas redes sociais. Agora, o aplicativo permite que os usuários acelerem a escuta de mensagens em áudio. ‘Uma das vantagens é que é muito prático. Por outro lado, a ferramenta reforça a ansiedade', pontua.

  • Expressões a serem evitadas no ambiente de trabalho

    27/05/2021 Duração: 07min

    'A campeã dessas expressões é 'eu acho que'', destaca Leny Kyrillos. 'A gente enfraquece a informação que vem na sequência. Se aquilo que eu for falar é fruto de uma opinião pessoal é mais interessante que utilize 'eu considero que', 'eu acredito que', 'no meu modo de ver', 'na minha opinião', porque são expressões que trazem mais força', explica a comentarista. Ela lembra ainda das clássicas 'eu queria', 'vou tentar' e outras.

  • O que o comportamento dos convocados a depor na CPI pode nos revelar

    21/05/2021 Duração: 12min

    Leny Kyrillos analisa os depoimentos da CPI da Covid-19. Ela destaca que alguns se saíram bem, Como Barra Torres, que conseguiu passar segurança e Carlos Murillo, que se mostrou super sério e firme. Já Fabio Wanjgarten manifestava sinais de desconforto e Ernesto Araújo se mostrou acuado e inseguro. Eduardo Pazuello passou sinais de incômodo, desconforto e irritação.

  • O que significa o conceito 'definhamento'?

    13/05/2021 Duração: 09min

    Os efeitos da pandemia e do confinamento criaram esse conceito, que foi definido pelo psicólogo Adam Grant. Leny Kyrillos conta que a queixa de muitos ouvintes é sobre a falta de concentração no trabalho e a dificuldade de interagir. 'Definhar é um estado de estagnação, que não chega a ser depressão', explica a comentarista. 'O antídoto é a gente buscar o fluxo, que é um estado de direcionamento da nossa energia para alguma experiência que nos faça bem', alerta Leny.

  • Oscar é marcado por simplicidade e diversidade

    29/04/2021 Duração: 08min

    Leny Kyrillos faz uma análise sobre o Oscar desse ano e destaca que o que acontece na cerimônia costuma refletir o que estamos vivendo no mundo. Comentarista avalia que questões como diversidade, simplicidade e humanização foram abordadas e hoje esses são temas importantes que estão sendo levados em conta por empresas contemporâneas.

  • Invasão de privacidade nas redes e a relação com a chefia no home office

    22/04/2021 Duração: 08min

    Na dinâmica do home office surge o receio dos funcionários sobre a fiscalização na rede e a relação com a chefia. Leny Kyrillos comenta que há empresas que realmente fazem a observação da intimidade de seus colaboradores. 'Tem inteligência artificial calculando a rapidez que a pessoa executa as tarefas', diz. Ela avalia negativamente essa relação e orienta os chefes: 'procurar o engajamento, estabelecer relação de confiança'.

  • 'Nossa voz é tão única quanto a nossa impressão digital'

    15/04/2021 Duração: 12min

    O Dia Mundial da Voz é comemorado amanhã e Leny comenta essa especial ferramenta humana. 'A gente fala aqui na rádio, os ouvintes ouvem, e aqueles que não nos conhecem pessoalmente criam uma imagem na cabeça', diz. Ela explica que a voz é identidade e a forma como ela é proferida depende de influências. 'Dimensão física, o nosso corpo; dimensão psicoemocional, as características de personalidade; e a dimensão sociocultural, que tem a ver com o nosso entorno'.

  • Amizade com inteligências artificiais já é realidade, mas é preciso tomar cuidados

    08/04/2021 Duração: 06min

    O aplicativo Replika, baseado em inteligência artificial, possibilita conversas com um personagem virtual. No Brasil, 1,5 milhão de pessoas já usam o app. Leny Kyrillos lembra que os usuários devem ter cuidado para não negligenciar as amizades com pessoas reais, que trazem inúmeros benefícios. 'A máquina vai dizer só o que gostamos e queremos ouvir', destaca.

  • 'O luto é real, importante e deve ser vivido'

    01/04/2021 Duração: 08min

    Leny Kyrillos fala sobre positividade tóxica. 'Quando a gente deixa de viver uma emoção negativa, ela cresce'. Leny acrescenta que a emoção serve para a gente se organizar, se entender. Ela acrescenta que o luto deve ser vivido, mas com um limite. 'Viva o luto, encare a dor, mas não precisa curtir o sofrimento'.

  • Como reduzir os impactos do envelhecimento natural da voz?

    25/03/2021 Duração: 09min

    Leny Kyrillos fala sobre o 'The Voice +' e o questionamento de ouvintes sobre como chegar a uma idade avançada, com voz madura e mantendo uma boa qualidade. A voz se desenvolve no decorrer da vida. O primeiro grande marco é a adolescência. Depois vem a voz adulta. A partir dos 45 anos, começa o processo de envelhecimento natural da voz, que começa a ficar mais marcado a partir dos 65 anos, com diminuição da força e agilidade muscular da laringe. Leny Kyrillos cita cuidados que ajudam a minimizar os impactos. 'A voz é nosso reflexo'.

  • 'Medo de falar em público faz cérebro reagir como se estivéssemos em situação de perigo'

    20/03/2021 Duração: 07min

    A fonoaudióloga e comentarista da CBN Leny Kyrillos, ao lado do economista Robson Gonçalves e dos jornalistas Roberto Kovalick e Cíntia Borsato, lança o livro 'Seja Inesquecível'. A obra traz as ferramentas e a compreensão necessária do que acontece com o corpo e a mente para que a pessoa domine a arte e a ciência de expressar ideias sem receios.

  • Mulheres em cargo de chefia e na política

    18/03/2021 Duração: 08min

    LenY Kyrillos fala de uma pesquisa que abordou mecanismos inconscientes que prejudicam a ascensão feminina na empresa. Ela cita também que um outro estudo mostra que as mulheres políticas costumam cumprir mais as promessas de campanha do que os homens.

  • Em tempos de pandemia, como liderar equipes para que elas sejam vencedoras?

    04/03/2021 Duração: 08min

    Leny Kyrillos responde dúvida de ouvinte. Comentarista fala sobre o projeto Aristóteles, desenvolvido pelo Google. O resultado mostrou que, nas equipes que tiveram bons resultados, os integrantes falavam em proporções semelhantes. Além disso, elas demonstravam sensibilidade e empatia acima da média. Notaram que essas equipes criam um ambiente de segurança emocional. Os integrantes são diretos e honestos e separam um tempo para conversar sobre suas vidas e emoções.

  • 'A voz diminui o risco de mal-entendidos'

    26/02/2021 Duração: 06min

    Em pauta na coluna desta sexta, o ClubHouse, o novo aplicativo que permite a interação por meio de áudio. ‘Está fazendo um baita sucesso por aqui’, lembra Leny.

  • Pessoas indicam até 3 meses antes o fim do relacionamento

    19/02/2021 Duração: 05min

    Leny Kyrillos destaca uma pesquisa citada em reportagem da revista 'Veja' que mostrou como as pessoas reagem nas suas redes sociais anteriormente ao fim dos namoros. Ela comenta que temos um padrão de linguagem e que ele impacta em nosso padrão emocional.

  • Como lidar com conversas difíceis?

    12/02/2021 Duração: 06min

    Leny Kyrillos destaca que é preciso apender a lidar com as diferenças e a diversidade. Ela fala que quando alguma ideia nossa é confrontada é como se nós fossemos pessoalmente atingidos. Com a ameaça, entra em ação o sistema límbico, que nos prepara apenas para três possibilidades de resposta: lutar, fugir ou congelar.

  • 'No mundo virtual é mais fácil mentir e mais difícil ser descoberto'

    05/02/2021 Duração: 06min

    Leny Kyrillos explicou o grande número de mentiras colocadas no ambiente online. A comentarista afirmou que é mais difícil manter uma mentira quando ela é contada pessoalmente por causa das expressões do mentiroso. Sem esse contato é mais difícil descobrir o que é verdade ou não em um discurso.

  • Pesquisa indica que é três vezes mais difícil criar laços com colegas por videoconferência

    29/01/2021 Duração: 07min

    Leny Kyrillos fala sobre o levantamento e destaca que a grande dificuldade nessa construção de laços é em compreender com mais facilidade os sinais não verbais da comunicação. Existem também dificuldades para se manter a atenção. Comentarista destaca que o caminho é estabelecer uma comunicação mais estimulante.

página 1 de 2