Rapaduracast

Sinopse

Criado em 2006, o RapaduraCast tem como objetivo trazer semanalmente (entre quarta e sexta) uma conversa sobre a cultura pop. Aqui você escutará podcasts principalmente sobre o universo do cinema, os principais lançamentos, as grandes polêmicas, homenagens aos grandes nomes da indústria cinematográfica e muito mais.

Episódios

  • RapaduraCast 626 - Enola Holmes, Destacamento Blood, Os de 7 de Chicago e Resgate

    RapaduraCast 626 - Enola Holmes, Destacamento Blood, Os de 7 de Chicago e Resgate

    31/10/2020 Duração: 01h11min

    Jurandir Filho, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Gnu retornam com a série 4x4 comentando 4 filmes de 2020 da Netflix: "Enola Holmes", "Destacamento Blood", "Os de 7 de Chicago" e "Resgate". Sherlock Holmes é ou não é uma pessoa real? Chadwick Boseman vai ser indicado ao Oscar? Aaron Sorkin finalmente acertou na direção de um filme? Chris Hemsworth vai retornar em "Resgate 2"?

  • RapaduraCast 625 - O Streaming matou o DVD/Blu-ray?

    RapaduraCast 625 - O Streaming matou o DVD/Blu-ray?

    16/10/2020 Duração: 01h31min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Jotacê batem um papo sobre o futuro do mercado de DVDs e Blu-rays. Com a decisão da Disney de não lançar mais mídia física aqui no Brasil, podemos dizer que será o fim do home vídeo? Nos últimos anos nós vimos o mercado enfraquecer bastante com a chegada e fortalecimento dos streamings. Por que muita gente prefere assistir mídia digital do que a física? Quem ainda é a resistência? É possível uma virada nesse mercado ou já é algo definitivo?

  • RapaduraCast 624 - Cobra Kai [Temporadas 1 e 2]

    RapaduraCast 624 - Cobra Kai [Temporadas 1 e 2]

    05/10/2020 Duração: 01h51min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Katiucha Barcelos conversam sobre as duas primeiras temporadas de Cobra Kai, seriado que dá continuidade a história apresentada em 1984 no filme Karatê Kid - A Hora da Verdade. A série que nasceu no Youtube Red (Premium), hoje na Netflix, acontece 34 anos depois do filme original e segue a reabertura do dojo de karatê Cobra Kai, por Johnny Lawrence e a reativação de sua antiga rivalidade com Daniel LaRusso. Foi uma grande surpresa do sucesso? Vai ter vida longa? O que esperar do futuro dessa história?

  • RapaduraCast 623 - O Homem Invisível e o novo Dark Universe

    RapaduraCast 623 - O Homem Invisível e o novo Dark Universe

    25/09/2020 Duração: 01h37min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Natália Bridi batem um papo sobre O Homem Invisível, filme que tem como objetivo recomeçar o Dark Universe e trazer de volta os monstros clássicos da Universal. Elisabeth Moss foi uma boa escolha para protagonizar o filme? A mudança de perspectiva sobre a história clássica foi bem sucedida? A Blumhouse é a produtora certa pra encabeçar esse projeto?

  • RapaduraCast 622 – Filmes do Ano em que Nós Nascemos

    RapaduraCast 622 – Filmes do Ano em que Nós Nascemos

    25/09/2020 Duração: 01h26min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Louise Alves e Rogério Montanare fazem uma viagem no tempo para os anos em que nasceram e relembraram os grandes filmes lançados. Obviamente que vimos esses filmes em VHS e na TV, afinal, a gente tinha acabado de nascer né (rs)? Mas cada ano tem uma série de filmes clássicos. Qual o seu ano e quais filmes saíram?

  • RapaduraCast 621 – As vezes que o Cinema me deixou com RAIVA

    RapaduraCast 621 – As vezes que o Cinema me deixou com RAIVA

    12/09/2020 Duração: 02h33min

    Jurandir Filho, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos, Ricardo Rente e Marcelo Bassoli testam os seus nervos nesse bate papo sobre os filmes que fizeram bastante raiva. O que mais te irritou: a trilogia de "O Hobbit", a relação Rey e Kylo Ren em "Star Wars: A Ascensão Skywalker" ou assistir "X-Men Origens: Wolverine"? Por que Jared Leto como Coringa irritou tanto em "Esquadrão Suicida"? Como Zack Snyder consegue causar tanto furor entre os haters da DC? "Batman Vs. Superman" é o filme que mais gera discussão da história da cultura pop?

  • RapaduraCast 620 – 10 Anos de A Origem

    RapaduraCast 620 – 10 Anos de A Origem

    04/09/2020 Duração: 01h28min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Louise Alves e Katiucha Barcelos comemoram os 10 anos de lançamento de A Origem (Inception), filme dirigido por Christopher Nolan. Com um elenco digno de Vingadores, Nolan reuniu Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ken Watanabe, Tom Hardy, Cillian Murphy e Michael Caine em um filme com uma história complexa, mas que é explicada durante todo o filme. “Inception” continua impressionante até hoje? Os efeitos resistiram ao tempo? Ele já virou um clássico da cultura pop? Tenet é continuação espiritual de “A Origem”? Precisa de final explicado?

  • RapaduraCast 619 – Chadwick Boseman #RestInPower

    RapaduraCast 619 – Chadwick Boseman #RestInPower

    02/09/2020 Duração: 01h28min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Bruno Costa e Gnu se reúnem para celebrarem a vida de Chadwick Boseman, ator que nos deixou recentemente. Boseman deu vida a grandes nomes da vida real, como o jogador de baseball Jackie Robinson (considerado por muitos o maior esportista de todos os tempos), o cantor James Brown e o primeiro juiz negro da Suprema Corte dos Estados Unidos Thurgood Marshall. Mas foi interpretando um personagem do universo Marvel que seu nome e seu legado foi marcado pra sempre: o Pantera Negra. Essa é mais uma edição da nossa série Rest in Peace. Nesse podcast nós falamos sobre a importância do Chadwick Boseman para a cultura pop, o impacto que sua morte causou no mundo inteiro e o quanto o Pantera Negra é importante para essa geração e para as próximas. Que o nosso rei descanse no poder e em paz!

  • RapaduraCast 618 – O que The Last of Us 1 e 2 podem ensinar Hollywood?

    RapaduraCast 618 – O que The Last of Us 1 e 2 podem ensinar Hollywood?

    14/08/2020 Duração: 02h58min

    Jurandir Filho, Katiucha Barcelos, Rogério Montanare, Bruno Costa e Ricardo Rente batem um papo sobre o maior fenômeno da cultura pop de 2020: The Last of Us Part II. Além disso, falamos sobre o primeiro também e como os jogos de hoje em dia estão se tornando cada vez mais cinematográficos. Qual a maior diferença de um jogo de videogame e um filme? É possível o cinema se aproximar da experiencia imersiva de um game? A temática adulta transforma The Last of Us na obra de arte que tanto falam que ele é?

  • RapaduraCast 617 – Homem-Aranha no Aranhaverso

    RapaduraCast 617 – Homem-Aranha no Aranhaverso

    07/08/2020 Duração: 01h51min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Katiucha Barcelos, Load Comics e Gnu batem um papo finalmente sobre a animação Homem-Aranha no Aranhaverso. O filme é baseado nas histórias em quadrinhos do personagem Miles Morales e se passa em um multiverso compartilhado chamado de "Aranhaverso", que possui universos alternativos diferentes com vários intérpretes do Homem-Aranha. Por que ele é considerado um dos melhores filmes inspirados em HQs? Ele é o melhor filme do Homem-Aranha (mesmo contando com os live-actions)?

  • RapaduraCast 616 - Filmes que Marcaram Época (1970-2010)

    RapaduraCast 616 - Filmes que Marcaram Época (1970-2010)

    31/07/2020 Duração: 01h51min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Bruno Costa viajam no tempo mais uma vez revisitando épocas da história do cinema. Cada década dessa história centenária da sétima arte trouxe filmes que marcaram seus períodos e influenciaram gerações seguintes. Quais filmes que marcaram época? Quais cineastas trouxeram essas pérolas? Nossa missão aqui é repassar por parte desse legado e trazer luz para alguns nomes. Obviamente que é praticamente impossível referenciar a todos os filmes mais importantes, mas tentaremos fazer jus a grande parte. Na primeira parte falamos de 1890 até 1960. Nessa segunda parte nós vamos de 1970 até 2010. Ou seja, você sabe né? A Era dos Blockbusters, das animações, dos filmes de herois, da fantasia. Tem muita coisa marcante para comentarmos. A pergunta que fica é: quais filmes marcaram essas épocas na sua opinião?

  • RapaduraCast 615 - Filmes que Marcaram Época (1890-1960)

    RapaduraCast 615 - Filmes que Marcaram Época (1890-1960)

    24/07/2020 Duração: 02h10min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Bruno Costa viajam no tempo revisitando épocas da história do cinema. Cada década dessa história centenária da sétima arte trouxe filmes que marcaram seus períodos e influenciaram gerações seguintes. Quais filmes que marcaram época? Quais cineastas trouxeram essas pérolas? Nossa missão aqui é repassar por parte desse legado e trazer luz para alguns nomes. Obviamente que é praticamente impossível referenciar a todos os filmes mais importantes, mas tentaremos fazer jus a grande parte. Obras de nomes como Charlie Chaplin, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e muitos outros estão nesse podcast especial. Na gravação original do podcast nós finalizamos com quase 5 horas. Por conta disso, decidimos dividir esse podcast em 2. Nessa semana você escuta desde 1890, nos primeiros passos do cinema, até o final da década de 1960. Na parte 2, que estará na semana seguinte, abordaremos a partir das década de 1970 até os dias atuais. A pergunta que fica é: quais filmes marcar

  • RapaduraCast 614 – Ennio Morricone #RestInPeace

    RapaduraCast 614 – Ennio Morricone #RestInPeace

    10/07/2020 Duração: 01h30min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Bruno Costa e Katiucha Barcelos prestam uma homenagem ao compositor, arranjador e maestro italiano Ennio Morricone, que faleceu esse ano de 2020. Ele compôs mais de 500 trilhas sonoras para filmes, séries, comerciais e obras clássicas. Morricone é conhecido como o pai das trilhas de faroeste, tendo criado temas dos filmes "Por um Punhado de Dólares", "Por uns Dólares a Mais" e "Três Homens em Conflito", trilogia dirigida pelo também italiano Sergio Leone. Sendo "The Ecstasy of Gold" considerado por muito a melhor música da sétima arte. Chamado de gênio por todos amantes do cinema, Ennio Morricone trabalhou com os maiores cineastas da indústria. Tem obras que encantaram gerações, como as trilhas dos filmes "Cinema Paradiso" e "A Missão". Um dos seus últimos trabalhos foi o filme "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino, que rendeu ao maestro seu único Oscar competitivo (ele recebeu anteriormente um honorário por sua carreira). Esse é mais um episódio da série

  • RapaduraCast 613 - Memórias de uma Sala de Cinema

    RapaduraCast 613 - Memórias de uma Sala de Cinema

    04/07/2020 Duração: 02h12min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Louise Alves, Marina Sofia e Katiucha Barcelos relembram cenas de filmes só com as memórias e experiências vividas dentro de uma sala de cinema. Por que as lembranças sobre filmes são tão fortes quando vividas no cinema? Qual a sua cena favorita? Você viu no cinema? Venha viver essa catarse coletiva com a gente!

  • RapaduraCast 612 – Animações Subestimadas e Esquecidas

    RapaduraCast 612 – Animações Subestimadas e Esquecidas

    30/06/2020 Duração: 01h23min

    Jurandir Filho, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Imaginago batem um divertido papo sobre as animações que são extremamente subestimadas, quase esquecidas. Por que isso acontece? Será que "Vida de Inseto" é o pior filme da Pixar mesmo? "O Príncipe do Egito" da Dreamworks merecia mais reconhecimento? As animações 3D destruíram alguns filmes 2D que são muito bons? Por que "Irmão Urso" da Disney não é um filme tão badalado? Se "Anastasia" é melhor que muitos filmes de princesa, por que ele não é tão lembrado? E o que falar do subestimadíssimo "A Princesa e o Sapo"? O que faz um animação tão boa não ganhar o devido reconhecimento?

  • RapaduraCast 611 – Vastidão da Noite (The Vast of Night, Amazon Prime Video)

    RapaduraCast 611 – Vastidão da Noite (The Vast of Night, Amazon Prime Video)

    23/06/2020 Duração: 01h26min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Thiago Romariz e Katiucha Barcelos conversam sobre um dos maiores fenômenos do Amazon Prime Vídeo: "Vastidão da Noite" (Vast of Night). Como surgiu esse filme? Foi o boca a boca que popularizou o longa? Ele foi feito com menos de 1 milhão de dólares? Ele é só um filme de E.T. ou tem algo além disso? A duração de 1h30 é um problema? Ele parece um episódio de Além da Imaginação? Existem aliens entre nós?

  • RapaduraCast 610 – Cinema é uma arte política!

    RapaduraCast 610 – Cinema é uma arte política!

    07/06/2020 Duração: 02h41min

    Um dos principais comentários que recebemos quando discutimos determinados filmes é: "Lá vem esse papo de política novamente". Por que será que discutir política sempre incomoda alguém? Todos os filmes possuem motivações políticas? Antes de falar sobre política no cinema, temos que questionar: toda arte é política? O que é arte? O que é política? Qual o teor político de obras como X-Men, Capitão América, Batman, Jogos Vorazes, Star Wars, Star Trek, Robocop, Tropas Estelares e outros?

  • RapaduraCast 609 – O Snydercut vai sair. Isso é bom ou ruim?

    RapaduraCast 609 – O Snydercut vai sair. Isso é bom ou ruim?

    31/05/2020 Duração: 01h52min

    Depois de muitas teorias e especulações, além de campanhas online, foi confirmado que o Snydercut, a versão de "Liga da Justiça" do diretor Zack Snyder, VAI SER LANÇADA! Esse corte do filme que deve ter em torno de 4h de duração, chegará em 2021 ao HBO Max, streaming da Warner. Isso vai dar bom? Era melhor não mexer mais? É a justiça acontecendo? Vai ser um filme ou uma minissérie? Simbora analisar a carreira do diretor dentro da DC e ver se ele realmente merece esse crédito.

  • RapaduraCast 608 – Corra!, Nós e o cinema do Jordan Peele

    RapaduraCast 608 – Corra!, Nós e o cinema do Jordan Peele

    23/05/2020 Duração: 02h42min

    Jordan Peele é uma das maiores revelações do cinema dos últimos anos. Ele começou a carreira fazendo humor no Youtube, mas foi no terror/comédia/suspense que a carreira deu um grande salto. O primeiro filme que ele dirigiu e roteirizou foi em 2017 com o maravilhoso "Corra!" (Get Out), longa que mostra várias críticas sociais e raciais através de uma história de um jovem fotógrafo que descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada. Com esse filme ele balançou Hollywood, entrou nas graças da crítica, ganhou prêmios (inclusive um Oscar de roteiro original) e grande notoriedade. Já em 2019, novamente dirigindo e roteirizando, Peele lançou o excepcional "Nós" (Us). O filme mostra uma família que vai passar um fim de semana na praia. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas. Quais as discussões que o filme traz? Quais metáforas o diretor quis trazer?

  • RapaduraCast 607 – Hereditário, Midsommar e o cinema do Ari Aster

    RapaduraCast 607 – Hereditário, Midsommar e o cinema do Ari Aster

    15/05/2020 Duração: 02h34min

    Ari Aster é um nome recente na indústria do cinema, mas as qualidades de suas duas obras chamaram bastante a atenção. "Hereditário" (2018) já chegou deixando todo mundo de cabelo em pé pela construção dos personagens e como o terror cresce assustadoramente a cada minuto do filme. "Midsommar" subverte a ideia do terror psicológico e apresenta um história predominantemente de dia e ainda assim traz tanta estranhezas e momentos chocantes, que afirmam as qualidades do diretor. Quais as interpretações tiramos de ambos os filmes? Tudo tem um significado diferente?

página 1 de 33