A Performance Bantu Do Caxambu: Entre A Ancestralidade E A Contemporaneidade

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A performance bantu do caxambu: entre a ancestralidade e a contemporaneidade, pesquisa de Sara Passabon Amorim.

A obra é dedicada ao estudo do caxambu e suas raízes africanas. De autoria da pesquisadora Sara Passabon Amorim, o livro analisa a manifestação do caxambu nas comunidades tradicionais do sul do Espírito Santo, envolvendo um intenso mergulho da autora nesses lugares e em Moçambique, na África.

Para César Huapaya, professor da Ufes e encenador, o estudo de Sara “consegue fazer a relação da construção da performance bantu e seus elementos de jogo e performatividade nas comunidades do sul do Espirito Santo. Um trabalho de garimpo e de resgate da cultura capixaba.”

O prefácio do livro foi escrito por Zeca Ligiéro, professor da Unirio e encenador, que se refere à publicação como uma bibliografia de referência das peculiaridades do caxambu.

A autora é pesquisadora, diretora teatral, e pedagoga/educadora. Financiado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim, A performance bantu do caxambu nasceu de sua tese de doutorado nos estudos das performances Afro-brasileiras no Programa da Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO)