Dicionário Racial: Termos Afro-brasileiros E Afins

  • Autor: Manuel Alves de Sousa Junior
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O que é Micropoder da branquitude? Como os estudos pós-coloniais foram pensados ao longo do tempo? Qual a diferença entre Caboclo e Pardo? O que é Aquilombamento? Quais os tipos de Crises humanitárias? Qual é a relação entre Etnogenocídio e Genocídio? Por que precisamos saber o que é o Sul Global? Essas são algumas das questões que você, leitor, saberá ao ler este livro.
Este Dicionário racial: termos afro-brasileiros e afins - volume 2 foi escrito por diversas mãos e mentes. São 53 verbetes escritos por 37 autores com formações em letras, direito, história, psicologia, pedagogia, arquitetura, filosofia, dentre outras. Todos são especialistas em suas áreas e a quase totalidade possui pós-graduações em nível de mestrado e/ou doutorado.
Escravaria, Afro-indígena, Parditude, Apagamento indígena, Terreiro, Mãe Terra / Pachamama, Trancista afro, Jezebel, Ku Klux Klan e Racialização são alguns dos verbetes deste livro que trazem os mais variados temas ligados à temática racial, bem como alguns termos de temáticas afins como LGBTQIAPN+, Trabalho e Feminicídio. A área racial é explorada sob os mais diversos vieses, como verbetes relacionados à escravidão, à história do povos não-brancos, às lutas e resistência, alguns tipos de racismo e até mesmo termos ligados às religiões de matrizes africanas e legislações.