Santa Cruz: Onde A Ferrovia Não Passou: 1836-1898 : Senhores, Escravos E Imigrantes Na Freguesia De Nossa Senhora Da Conceição

  • Autor: João Batista Correa
  • Editora: Clube de Autores
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Quem hoje anda pela cidade de Santa Cruz da Conceição se encanta pelos seus ares interioranos e pela tranquilidade de ainda encontrar pessoas na praça e crianças brincando na rua. Muitos habitantes desta linda cidade jamais imaginam que no passado escravos, imigrantes, fazendeiros e homens livres se relacionavam. O interesse pelo estudo da cidade de Santa Cruz da Conceição surgiu devido ao objetivo de compreender o surgimento da cidade de Leme, no qual, nos documentos analisados, constatamos que a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz abrangia as terras do atual município de Leme. Estudando Santa Cruz da Conceição, estaríamos analisando as origens da cidade de Leme e a formação de Santa Cruz no Brasil império. Ao analisamos documentos de diversas magnitudes entre eles: registros paroquiais, periódicos e ofícios, conseguimos relatar um pouco da história de Santa Cruz da Conceição no período de 1836 a 1898. Esta pesquisa resultou neste livro Santa Cruz, onde a ferrovia não passou: Senhores, Escravos e Imigrantes na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição.