Pesquisa E Gestão De Ciência: Realidades E Inovação Nas Políticas: Um Manual Breve Para Pesquisadores, Diretores, Reitores, Financiadores E Outros Decisores

  • Autor: Vladimiro Miranda
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Na era do conhecimento, os povos e países que compreenderem como melhor promover nova ciência e acelerar seu impacto na economia e na comunidade serão triunfantes, porque beneficiarão das oportunidades de criar valor, deixando aos restantes o papel de seguidores e compradores da riqueza gerada pelos primeiros.
Uma revolução se impõe: reconhecer que a gestão de ciência é uma componente, nobre como as outras, da atividade de ciência. No Brasil, é evidente que essa compreensão não está incorporada no pensamento político, na organização acadêmica, na visão de fundações de amparo e de órgãos do governo federal – apesar da publicação de um ousado e positivo Marco legal da Inovação, regulamentos e processos continuam não tendo em conta que, sem boa gestão de ciência, não há boa ciência.
Para clarificação das realidades e promoção de inovação nas políticas, é necessário abordar aspectos que não são corretamente considerados no presente: a sustentabilidade da pesquisa, a governabilidade das instituições de pesquisa e inovação e a internacionalização da ciência brasileira.
Tal é feito no presente livro, de forma profunda, mas didática, com amplas referências aos sistemas europeu e norte-americano e explicações claras sobre os conceitos e propostas de políticas inovadoras, merecendo reflexão atenta pelos decisores que regulam, intervêm e condicionam, com sua ação, o setor nacional da ciência e tecnologia.