Educação Financeira Na Escola: Dimensões Econômicas, Sociais, Políticas, Culturais E Ambientais
- Autor: Gabriela Correia Araujo da Cruz
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
Trazemos uma abordagem de Educação Financeira que tem como horizonte uma organização econômica da sociedade atenta à moralidade e conectada aos fenômenos sociais e ambientais. Mais do que inter, ela é transdisciplinar e, assim concebida, requer uma Matemática ressignificada no papel de propiciar a análise crítica da vida financeira individual e coletiva. Consideramos o elo forte existente entre a Educação Financeira, a Educação Ambiental e a Educação em Direitos Humanos, educações também transdisciplinares e que trazem coladas a elas discussões diversas, claramente percebidas ao longo dos capítulos.
As atividades para a sala de aula dialogam com as discussões teóricas e refletem as tentativas de, por meio de olhares diversos e, em especial, por meio da Matemática, propiciar discussões necessárias e importantes para a sociedade. Esperamos que elas possam inspirar o trabalho docente, nos diferentes níveis da educação escolar.
Compreendemos que, se acompanhadas de iniciativas inter e transdisciplinares, respeitando as especificidades de cada caso, o alcance das discussões em torno da Educação Financeira na escola pode também favorecer ações concretas na direção da emancipação e engajamento dos sujeitos para a transformação da realidade.