O Bailar Do Tempo Velho: Tomo Ii – O Cotilhão E Suas Brincadeiras (cotillon)

  • Autor: Rodrigo Gil Ribeiro
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O Cotilhão (Cotillon) é uma dança social, popular na Europa e na América do século XVIII e início do século XIX, sendo uma versão cortesã de uma country dance inglesa, a precursora da quadrilha. Consistia em uma série de figuras e jogos festivos, lideradas por um condutor ou par guia (marcante). De acordo com A. Lopes (1885):
"O Cotillon ou Jogo da Sociedade exprime o meio de um divertimento recíproco, de um ilimitado número de pessoas, a hospitalidade e a paternidade universal".
Revisaremos nesta obra mais de 100 figuras do Cotillon, sua introdução, características e popularidade entre os bailes sociais, sua evolução, apogeu e contribuição para a formação das quadrilhas e de outras danças tradicionais. Figuras como as do dedinho, espelho, cabra-cega, grande roda, serpente, dentre outras, alegravam os bailes gaúchos de antanho.
Há um grande número de referências enfatizando sua popularidade universal nos melhores e mais altos círculos da sociedade (inclusive até o início do século XX), e muitos manuais de ensino foram publicados pelos mestres de danças para ajudar a relembrar o grande número de figuras que foram inventadas.