Itaipu Na Política Externa Brasileira Dos Governos Lula-lugo: Embates E Desafios

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

"O excelente livro ITAIPU NA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA DOS GOVERNOS LULA-LUGO, de Sara Toledo, se insere no contexto de ampliação dos estudos de caso da política externa brasileira sobre a América do Sul. Cada vez mais acadêmicos formados pelas universidades brasileiras têm se debruçado sobre os efeitos e causas da PEB na região. Ao estudar o caso de Itaipu e o governo de Fernando Lugo, Sara Toledo lança luz ao debate sobre os efeitos concretos da ação diplomática brasileira sobre a integração regional. Em meus estudos, utilizei amplamente este trabalho para entender os meandros de uma negociação tão complexa e a luta do Brasil para ser visto como potência e líder regional. Sara Toledo faz um trabalho empírico meticuloso para entender o processo de renegociação de Itaipu com Assunção. Mais do que uma contribuição para o debate da PEB, este livro mostra a importância de se levar a cabo pesquisas empíricas bem embasadas. Vale muito a leitura".
Feliciano de Sa Guimarães
Diretor acadêmico e pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP)
"O governo Lula rompeu com décadas de orientação da política externa brasileira quanto a Itaipu, ao fazer concessões financeiras nessa usina hidrelétrica ao Paraguai do Presidente Lugo".
Francisco Doratioto
Professor de História da América e História das Relações Internacionais
do Brasil na Universidade de Brasília (UNB)
"Sara Toledo é uma pesquisadora primorosa. O trabalho é muito bem escrito, original e muito relevante. A leitura é imprescindível para quem quer entender a importância de Itaipu nas relações entre o Brasil e o Paraguai".
Tomaz Espósito Neto
Professor da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)
"O livro relevante de Sara Toledo oferece um exame detalhado da interseção entre relações bilaterais e segurança energética, um estudo de caso crítico para entender como os fatores estruturais domésticos moldam a formulação de políticas externas em um contexto de país em desenvolvimento. Sara mostra como a política externa aspiracional do Brasil sob Lula transcendeu os meros cálculos transacionais para colocar o desempenho econômico e fiscal do Paraguai sob uma luz transformadora que compreendeu o futuro das duas nações dentro de um movimento de desenvolvimento regional. Como explica Toledo, essa decisão estratégica não teria sido possível sem um imperativo presidencial que superava uma perspectiva tecnocrática limitada".
Mark S. Langevin
George Mason University
Center for Energy Science and Policy (CESP)