Qai, Cov, Poluição E Nano Tio2: Estudo De Fotodegradação De Benzeno Por Nano Tio2 Em Revestimento Cerâmico Comercial E Assistida Por Radiação Ultravioleta

  • Autor: Ricardo Crepaldi
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Os Compostos Orgânicos Voláteis (COV) são substâncias que apresentam potencial adverso à saúde humana, constituindo uma classe de poluentes atmosféricos. Dentre os possíveis métodos para o tratamento dos ambientes com elevada concentração de COV, está a degradação fotocatalítica em superfície de TiO2. O uso de revestimentos cerâmicos contendo superfície ativa de TiO2 foi inicialmente proposto devido à função autolimpante, necessária em áreas externas de edifícios. Associada a essa característica, a conversão fotocatalítica de NOx a nitrato e, consequentemente, ácido nítrico, foi relatada. São raras as pesquisas sobre a capacidade de degradação de COV por essas cerâmicas, especialmente quando considerado o uso em ambientes internos de edificações. Nesse contexto, este projeto propôs o estudo sobre a capacidade de degradação fotocatalítica de benzeno (COV) presente em ar confinado, em escala laboratorial, por revestimentos cerâmicos comerciais contendo TiO2 na superfície. A hipótese considerada neste estudo é de que as placas cerâmicas comerciais podem ser utilizadas em ambientes internos de edificações, com a finalidade de degradar os COV, reduzindo a poluição atmosférica e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida das pessoas que frequentam tais ambientes.