Religião, Educação E Utopia Na Obra Pampaedia, De Jan Amós Comenius
- Autor: Weverson Marques de Andrade
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
Jan Amós Comenius (1592-1670) figura como uma das grandes referências históricas no campo do pensamento educacional. Sua obra Didática Magna é de leitura obrigatória na formação de professores, por se tratar da pedra fundamental da pedagogia moderna e seu modelo foi responsável por estabelecer os espaços, tempos, materiais e metodologias que ainda hoje são tidos quase como naturais quando pensamos em um ambiente escolar. Porém, não obstante a reconhecida importância de Comenius para a área, outros aspectos importantes de seu pensamento são comumente ignorados.
Membro do grupo protestante União dos Irmãos Morávios do qual era proeminente pastor e teólogo, Comenius foi vítima de intensas perseguições religiosas, tendo de viver em exílio permanente de sua terra natal. Diante dos infortúnios advindos das guerras político-religiosas, o intelectual checo defendeu a formação de novos paradigmas civilizatórios capazes de estabelecer relações mais igualitárias entre pessoas de diferentes classes, origens, raças e gêneros.
A presente obra tem como objetivo principal identificar os elementos que fundamentam o conceito de utopia desenvolvido por Jan Amós Comenius em sua obra Pampaedia. Acreditamos existir em Comenius um claro deslocamento de uma concepção universalista de salvação do âmbito da religião para o da educação, levando o autor a desenvolver assim um amplo projeto utópico de reformas políticas e religiosas a serem gestadas pela instituição escolar.