A Geração De Energia Solar Como Fator De Desenvolvimento Econômico Sustentável: Aspectos Jurídicos, Econômicos E Perspectivas Para Seu Incentivo

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Esta obra teve como objetivo analisar o contexto da inserção da energia solar no Brasil e suas perspectivas de crescimento e de contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, sob o enfoque da situação jurídica, política, social, econômica e institucional do país. O principal propósito da pesquisa foi tentar verificar a viabilidade da expansão desse tipo de energia alternativa sob todos esses enfoques, descrevendo as questões subjacentes à atual busca contínua pela sustentabilidade da nossa matriz energética, e considerando as características naturais e potenciais do país, e ainda, os óbices institucionais e econômicos, com destaque aos aspectos jurídico-econômicos materializados na regulação estatal.
Nesse contexto, foi necessário fazer uma digressão, uma busca das origens dos fatos, das normas e das regulações atinentes às temáticas que foram tratadas nos capítulos que compuseram esta obra, para que a compreensão das questões subjacentes não restasse dissociada da evolução normativa, econômica e do estado da arte acerca da proteção ambiental, das tecnologias utilizadas nas fontes energéticas que compõem a nossa matriz, e dos fundamentos jurídicos, filosóficos, econômicos e analíticos das instituições de direito inerentes à regulação do setor energético atual.
A geração de energia é um desdobramento do dinamismo da sociedade atual. Sem ela não há transportes, iluminação pública, preparo de alimentos, comunicações e acima de tudo, não há produção.