Comportamentos E Práticas Ambientais Dos Estudantes Das Universidades Federais Brasileiras: Uma Análise Utilizando Modelagem De Equações Estruturais

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Como futuros gestores em administração e considerando que cada vez mais empresas apresentam responsabilidade social, esse público precisa se preparar para atuar dentro dessas expectativas. Neste sentido e para entender se o comportamento ambiental dos estudantes de administração das universidades federais brasileiras exibe práticas ambientais, o presente estudo teve por objetivo verificar esta relação, utilizando-se de uma escala traduzida e validada para o contexto brasileiro, baseada em crença, atitude, preocupação e consumo. A abordagem metodológica é de natureza quantitativa, o que possibilitou analisar o comportamento ambiental e quais aspectos apresentam práticas ambientais. O levantamento dos dados foi realizado através de questionário aplicado em 60 campus de universidades federais onde, efetivamente, 35 deles participaram, com um total de 1.146 respondentes. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), com mínimos quadrados parciais e modelos de caminhos (PLS-PM) utilizando-se o software Smart PLS 2.0 ? M3. Assim, foi possível concluir que o desenvolvimento das questões ambientais não é favorável no universo acadêmico.