Ler: Verbo Bitransitivo: Reflexões Sobre Adaptação De Avaliações Para Deficientes Visuais

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O Ledor é um profissional que atua em avaliações públicas para viabilizar a participação de pessoas que estão impedidas, permanentemente ou temporariamente, de ler ou manipular a prova. Com o advento da inclusão, aumentou a participação de pessoas com deficiência visual em avaliações públicas e, com o desenvolvimento da tecnologia, aumentaram os apelos visuais nas provas. Como consequência, tornou-se necessário um maior número de Ledores e uma maior qualificação desses Ledores.
Sem a assistência de um Ledor, a resolução das questões de uma prova ocorre através da relação direta entre a prova e o participante. Com um Ledor, um mediador aparece, e a interferência desse mediador no processo avaliativo deve ser investigada.
Com o objetivo de minimizar a interferência das idiossincrasias dos Ledores nas descrições de imagens e leituras de símbolos, algumas organizações responsáveis por avaliações passaram a usar uma prova adaptada para Ledor, uma prova na qual as imagens e os símbolos são descritos por um adaptador, que acaba sendo mais um mediador entre a prova e o participante. A equivalência entre a prova convencional e a prova adaptada é mais um elemento de investigação.
O objetivo desse trabalho é verificar a satisfação do princípio da isonomia (equidade) diante das ações dos Ledores e das provas adaptadas.