A Interface Discurso E Trabalho Na Atividade Pesqueira: As Relações Entre Pescadores Tradicionais E Representantes Governamentais Da Pesca

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A complexidade das relações tecidas entre o exercício da linguagem e do trabalho dizem respeito, entre tantas outras coisas, à disputa pelos sentidos que constituem a natureza da atividade laboral, a identidade de trabalhadoras e trabalhadores, os valores associados ao trabalho que realizam, os alcances e limites das prescrições para o trabalho. Questões dessa ordem são exploradas no emaranhado histórico em que se constitui o exercício da pesca tradicional na faixa litorânea do nordeste paraense, em territórios onde passaram a ser efetivadas políticas públicas que instituem um manejo oficial dos recursos pesqueiros, as Reservas Extrativistas Marinhas do Brasil (RESEX).
Neste livro temos a leitura da legislação de implantação das reservas em relação com a escuta dos pescadores que nesse espaço exercem seu ofício, interroga-se sobre os conflitos ambiental, político e econômico como consequência do confronto entre saberes sobre a pesca que se constituem em ordens institucionais distintas, os saberes da tradição e os saberes técnico-científicos.
Nas cenas enunciativas em que se constituem os dizeres sobre o trabalho da pesca comercial, artesanal e tradicional, encontra-se a riqueza dos sentidos que apontam para as formas de acomodação das forças que se enfrentam e para formas de resistência às transformações exógenas.
Fátima Pessoa, Profª Drª da UFPA, Belém, 2022.