A Grama Do Vizinho É Mais Verde?: A Relação Do Capital Social, Estratégia Ambiental E Desempenho Empresarial Na Hotelaria De Turismo Ecológico Do Brasil E Espanha: Uma Análise A Partir Da Modelagem De Equações Estruturais

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este livro, fruto de minha tese, tem por objetivo explicar a relação do Capital Social, Estratégias Ambientais Individual e Coletiva e o Desempenho Empresarial. Os achados da pesquisa dão conta de que o Capital Social influencia positivamente a Estratégia Ambiental Individual e a Estratégia Ambiental Coletiva de empresas hoteleiras que exploram o turismo ecológico, e ambas as estratégias ambientais, de maneiras associadas, impactam positivamente o desempenho das empresas hoteleiras em destinos turísticos ecológicos. O capital social é contemplado nessa obra como um elo, ao relacioná-lo com a estratégia ambiental e com o desempenho empresarial no âmbito do turismo ecológico. A adoção de Estratégias Ambientais Individual e Coletiva por parte das empresas hoteleiras visa preservar o meio ambiente, e por extensão, preservar também o seu recurso principal ? a natureza ? que as mantêm continuamente no mercado. Por meio do acesso ao capital social, o processo de cooperação entre empresários torna-se estratégico no segmento do turismo ecológico, uma vez que ele passa a influenciar os atores do destino turístico a adotarem comportamentos pró-meio ambiente. Essa pesquisa foi realizada nos destinos turísticos de Alto Paraíso e Bonito no Brasil, e Matarrañya e Alto Maestrazgo na Espanha em empresas hoteleiras. As análises estatísticas descritivas e a modelagem de equação estrutural (MEE) utilizadas confirmaram o modelo teórico proposto como norteador dessa investigação.