Um caminho de retalhos

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Quando o agente social, em sendo pesquisador social, é pardo, oriundo de família proletária, humilde e morador da Caatinga, não lhe é permitido perder a capacidade de se escandalizar com o sofrimento dos seus iguais, em decorrência das evidentes desigualdades que ainda se fazem presentes no seio da sociedade sertaneja.
Este ambiente onde a natureza forja o indivíduo com as marcas da aridez e das limitações climáticas é o mesmo em que o trabalhador, o campesino, a mulher e o negro ainda necessitam, cada um em seu campo de luta, enfrentar questões relacionadas com as dificuldades de acesso às ações governamentais, bem como as oportunidades de ascensão social e desenvolvimento libertado.
No mesmo ambiente em que no passado os índios tiveram que enfrentar a tirania cultural dos colonizadores, Lampião rebelou-se contra a falta de estado e, modernamente, os moradores atuais vêm seus iguais divididos por grupos, criou-se um cenário único, a caatinga nordestina, no qual, não bastassem as questões ambientais que há muito vêm provocando mortes e sofrimento para o homem do campo e das cidades, o pesquisador, ao tirar suas lentes e entrar no meio das comunidades, andando pelas vilas, campos...