Camaradas E Santos: Notas Sobre Catolicismo Popular E Suas Representações Simbólicas

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Camaradas e santos: notas sobre catolicismo popular e suas representações simbólicas é um livro que trata de santos e ex-camaradas, ou ex-colonos, e que aborda uma representação de mundo magicamente fundamentada. É um livro sobre como o mundo é pensado por moradores analfabetos ou semialfabetizados, que vindos da roça estabeleceram-se na periferia de uma pequena cidade ao Sul de Minas Gerais, e sobre como esses moradores pensam as complexidades de seus problemas de adaptação à vida urbana e seus dilemas cotidianos.
Dentre as questões que se apresentam cotidianamente, umas são mais cruéis que outras. Como donas de casa e pais de família explicam para seus filhos a tristeza do êxodo e a rudeza da vida? Como explicam o alcoolismo generalizado, a falta de trabalho e de perspectivas sobre o futuro? Como entender um mundo e um modo de vida que se desfez?
Neste estudo, todas as questões enfrentadas pelos ex-camaradas passam pelo prisma de um complexo sistema simbólico oralmente transmitido e repleto de mitos religiosos de criação do mundo, no qual santos e o próprio filho de Deus andaram pelas serras da Mantiqueira, em meio a boiadeiros, tropeiros e plantadores de milho, em uma tradição normalmente ligada ao chamado catolicismo popular ou rústico, mas que transcende as barreiras de religiões de matriz africana e do neopentecostalísmo com os quais disputa terreno. A obra revela como tal emaranhado simbólico é articulado para responder ao grande desafio de atender às necessidades ordinárias da vida cotidiana.
Este é um livro que trata de pessoas e do significado que elas encontram para suas vidas, muitas vezes, destroçadas.