A Instituição De Poupança Pública

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A ciência econômica é abordada através de diversas óticas: a matemática; a sociológica; a psicológica... Todas essas análises trazem ganhos para o estudioso. Diversos aspectos da realidade que vivemos se tornam mais claros.
Nesse livro, adota-se uma abordagem mais filosófica e, em alguns pontos, sociológica da economia. O uso da matemática corrente é questionado tendo em vista seus excessos e limitações, mas sem negar o seu uso. A história do pensamento econômico aparece como um pano de fundo para a percepção de novos problemas, além de enriquecer a argumentação.
O livro está estruturado com a apresentação de uma abordagem filosófica que abre o caminho para uma crítica mais ampla da economia. A formulação metafísica inicial é revista e reformulada para tratar questões mais relacionadas às ciências sociais. Em seguida, aspectos estruturais da teoria econômica tradicional são questionados, negados e reformulados.
A busca pelo entendimento da pobreza e seus determinantes econômicos são a força motriz por trás das discussões. A instituição de poupança pública aparece como uma proposta para lidar com o problema já no artigo que versa sobre a propriedade, a tecnologia e a pobreza. No...