Política

Informações:

Sinopse

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episódios

  • Lula se contradiz ao recorrer contra desoneração enquanto tenta se reaproximar do Congresso

    25/04/2024 Duração: 42min

    A comentarista Vera Magalhães repercute recurso do governo no STF contra desoneração de setores e municípios em 'queda de braço infinita' com Congresso. A jornalista ressalta que a insistência é 'intempestiva' e 'ajuda em nada', justamente quando o presidente se diz disposto a dialogar mais com a Câmara e o Senado enquanto o próprio Judiciário já trava embate com Legislativo. O Viva Voz desta quinta-feira (25) ainda recebeu a repórter Bianca Gomes, do jornal O Globo, para falar sobre disputa pelas eleições municipais em São Paulo.

  • 'Bolsonaro sabe que qualquer passo em falso pode culminar em um pedido de prisão'

    25/04/2024 Duração: 09min

    Em 'Conversa de Bastidor', Bela Megale comenta a estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao convocar atos pelo Brasil. Para Bela, Bolsonaro realiza manifestações para se desvincular da imagem da trama golpista e age com cautela para evitar ser alvo de um pedido de prisão. Ouça e saiba mais!

  • Ministros marcam presença em seminário em Londres financiado por entidades ligadas a Bolsonaro

    25/04/2024 Duração: 09min

    Maria Cristina Fernandes analisa a presença dos ministros do STF Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Dias Toffoli em seminário em Londres. Segundo Fernandes, o encontro foi financiado por duas entidades ligadas ao ex-presidente Bolsonaro. O objetivo do encontro seria também uma estratégia de conciliação do Supremo e Executivo com o Congresso, principalmente com o Senado.

  • Sarney fez redemocratização, mas não conseguiu promover a paz entre Lira e Padilha

    25/04/2024 Duração: 07min

    Vera Magalhães fala sobre os bastidores políticos da festa de aniversário do ex-presidente José Sarney, que aconteceu nessa quarta-feira (24), em Brasília. 'Uma coisa o Sarney não conseguiu. Ele conseguiu fazer a redemocratização, conseguiu juntar todo esse pessoal, mas não promoveu a paz entre Alexandre Padilha e Arthur Lira'.

  • Marinha açoita memória de João Cândido em carta espantosa contra líder da Revolta da Chibata

    25/04/2024 Duração: 09min

    O comentarista Bernardo Mello Franco sinalizou parecer do século passado a carta enviada pelo comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, para convencer deputados a não incluírem no Livro dos Heróis Nacionais o nome de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, contra os castigos físicos que ainda eram aplicados aos marinheiros em 1910: 'Não haveria motivo para a Marinha se apegar nessa posição, nessa postura tão equivocada, tão ultrapassada, mas, mesmo assim, a gente vê que o bloqueio ideológico ali ainda é muito grande infelizmente’, enfatiza o jornalista.

  • Decisão sobre Google sobre eleições de 2024 foi acertada?

    25/04/2024 Duração: 03min

    Merval Pereira fala da decisão do Google de proibir publicidade política nas eleições municipais de 2024. De acordo com o comentarista, isso mostra como a empresa parece ter uma intenção maior, de preservar o futuro.

  • 'Lira precisa manter capacidade de caos para governo até que eleição da Câmara seja definida'

    25/04/2024 Duração: 08min

    Malu Gaspar analisa a relação de Arthur Lira e o presidente Lula, após a decisão de adiar votação dos vetos nessa quarta (dia 25). De acordo com ela, são diversos cálculos por ambas as partes para manter uma relação, mas não uma intimidade.

  • Por que Paulo Gonet não denunciou Bolsonaro?

    25/04/2024 Duração: 05min

    Para Wálter Maierovitch, o PGR Paulo Gonet agiu "com sabedoria". Isso porque ele tem em mãos as delações de Mauro Cid contra Bolsonaro e pode conseguir ainda mais provas contra o ex-presidente. Na verdade, Gonet agiu com sabedoria. Gonet tem nas mãos, nada mais, nada menos, do que as delações do coronel Mauro Cid. E Cid detonou Bolsonaro.

  • Deputados 'se ressentem' com Senado tentar adiar votação dos vetos em 'causa própria'

    24/04/2024 Duração: 40min

    A comentarista Vera Magalhães explica a 'indisposição' entre Câmara e Senado após sessão do Congresso poder ser adiada 'em troca de acordo [com governo] que beneficiaria exclusivamente' os senadores. A jornalista repercute ainda outras divergências entre as Casas, como a PEC dos Quinquênios e a desoneração de municípios: 'Existe uma queixa dele [Lira] nos bastidores de que a Câmara é acusada de enfiar a faca no governo e inflar os gastos quando, na verdade, é o Senado que nas últimas jornadas tem promovido grandes aumentos de gastos'.

  • Lula faz discurso 'muito conciliador' em meio à crise com o Congresso

    24/04/2024 Duração: 09min

    Maria Cristina Fernandes repercute o discurso do presidente Lula em café da manhã com jornalistas, nessa terça-feira (23). Segundo a comentarista, o presidente foi 'muito conciliador', principalmente em relação ao Congresso.

  • Sem acordo, Congresso deve adiar análise de vetos de Lula

    24/04/2024 Duração: 08min

    Havia expectativa de que os parlamentares pautassem, em sessão nesta quarta-feira, 32 vetos do chefe do Executivo a propostas aprovadas pelo Congresso. Mesmo com o adiamento - caso se confirme -, Vera Magalhães pontua que Lula deve sofrer, pelo menos, uma derrota parcial no Legislativo. 'A questão principal é evitar uma sangria maior nas emendas parlamentares', diz. Ouça e saiba mais.

  • Governo está em 'situação delicada' com votação de vetos presidenciais

    24/04/2024 Duração: 05min

    O governo tenta adiar a sessão no Congresso que analisará mais de 30 vetos presidenciais nesta quarta-feira (24). Merval Pereira afirma ser 'difícil', por não ter número suficiente. 'Acho que vai ser uma série de derrotas do governo a partir de hoje'.

  • 'Aliados de Bolsonaro veem caso de Zambelli como possível futuro do ex-presidente'

    24/04/2024 Duração: 05min

    Andreia Sadi fala da denúncia contra a deputada Carla Zambelli, como primeira entre os bolsonaristas a ter uma acusação mais clara. A partir disso, ela destaca o temor dos aliados de Bolsonaro que ele possa ser o próximo.

  • Aliados de Bolsonaro leem recurso do PL contra Moro como aceno de Valdemar Costa Neto ao STF

    23/04/2024 Duração: 06min

    A comentarista Bela Megale analisou como o PL contrariou a orientação de Jair Bolsonaro ao recorrer de decisão que absolveu Sergio Moro e impediu que seu mandato fosse cassado. Impedido de falar com o ex-presidente, o dirigente do PL, segundo a jornalista, é orientado pelo advogado dele.

  • Senado presta desserviço às contas públicas com privilégio injustificável na PEC dos Quinquênios

    23/04/2024 Duração: 41min

    O presidente do Senado defendeu, nesta terça-feira (23), a PEC dos Quinquênios, que prevê aumento de 5% do salário de magistrados e promotores a cada cinco anos, o que foi criticado pela comentarista Vera Magalhães. A jornalista pontua como senadores tentam fazer 'média' com Judiciário e pontua que 'privilégio' vai 'cair como rastilho de pólvora em todas as categorias de servidores que vão querer também algo semelhante'.

  • Congresso se incomoda com cobrança de Dino sobre transparência orçamentária

    23/04/2024 Duração: 10min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre o incômodo do Congresso com a cobrança do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, sobre a transparência orçamentária. Ouça e entenda!

  • Lula usa arsenal de soluções velho para lidar com nova realidade brasileira

    23/04/2024 Duração: 08min

    O presidente criticou, em agenda nesta terça-feira, o fato do dinheiro destinado à educação, à saúde e a políticas sociais ser visto como gastos e disse que o Brasil vai crescer mais do que os analistas projetaram até agora. A partir da fala, Vera Magalhães analisa que Lula ainda não sabe lidar com uma realidade na qual os indicadores tradicionais da economia vão bem, mas o governo não necessariamente é bem percebido - assim como também acontece nos EUA.

  • Na defensiva, Lula nega fatos públicos e tenta jogar panos quentes e pedir trégua com Congresso

    23/04/2024 Duração: 07min

    O comentarista Bernardo Mello Franco analisa o café da manhã de Lula com jornalistas e aponta ser claro que o presidente não quis 'fazer manchetes negativas' e tentou reduzir o tamanho dos problemas. Segundo o jornalista, Lula tentou 'vender imagem de normalidade' enquanto 'anda preocupado com um cenário em que o governo que já não tinha maioria para aprovar sua agenda no Congresso e acaba sendo inviabilizado por essa falta de acerto. Parte dos problemas está na relação com a Câmara e com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que é um personagem que, como a gente costuma dizer aqui, gosta de negociar com a faca no pescoço do governo.'

  • 'Tem que ter uma ordem nacional que dê suporte a decisões regionais'

    23/04/2024 Duração: 05min

    Merval Pereira fala sobre a questão da segurança pública no Brasil e a proposta do ministro Ricardo Lewandowski de uma nova regra constitucional estabelecendo mais poderes para a União, sobretudo, na questão do planejamento. ‘Uma ideia necessária. Se você olhar, o crime organizado tem um comando central e é enraizado em todo o país’. Comentarista destaca que os estados não perderão autonomia, mas terão uma orientação unificada que ajudará a combater o crime organizado no país todo, de maneira sistematizada’.

  • Reforma tributária só deve ser votada depois das eleições devido a 'tretas inesperadas'

    22/04/2024 Duração: 35min

    O ministro Fernando Haddad apresentou a Lula projetos de regulamentação da reforma tributária nesta segunda-feira (22), e a comentarista Vera Magalhães analisa como embates entre governo e Congresso e pautas-bomba podem atrasar tramitação da proposta. Segundo a jornalista, devido a grau técnico do projeto, é 'impossível' votar tudo antes das eleições' : 'Teria de ter um sprint depois do segundo turno e antes de começar a discutir Orçamento e presidência da Câmara e do Senado porque, depois da eleição municipal, o tema automaticamente vai ser esse: sucessão na Câmara e no Senado.'

página 1 de 3