Melhores Poemas Lêdo Ivo

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Lêdo Ivo lançou o seu primeiro livro em um momento de intensa transformação da literatura brasileira, em meados da década de 1940, quando uma nova geração literária emergia e buscava se afirmar. Os novos de então, conhecidos como geração de 45 e neomodernistas, procuravam restabelecer o equilíbrio entre forma e fundo, "a revalorização da palavra, a criação de novas imagens, a revisão dos ritmos e a busca de novas soluções formais" (Tristão de Athayde), preservando as liberdades alcançadas pelo modernismo. A crítica observou que As Imaginações (1944) e Ode e Elegia (1945) encarnavam esses novos rumos da poesia brasileira, inclusive em suas hesitações.

Mas o poeta se distinguia pela capacidade emocional, uma sensibilidade romântica e uma espécie de alquimia verbal, um amplo domínio sobre as palavras e rara capacidade de reuni-las, extraindo delas efeitos novos, mágicos e surpreendentes. A preferência pelo soneto (gênero em que o poeta escreveria centenas de poemas) se afirma a partir de Acontecimento do Soneto (1949), uma espécie de exercício de contenção, sem abdicar da linguagem luxuriante e da adjetivação inovadora. Com o tempo, o poeta foi podando excessos, reduzindo os po...