Sinopse
Todo livro traduz uma visão pessoal, e este não é uma exceção. Mas ele resulta de uma pesquisa bastante ampla que leva em conta os conhecimentos e visões de mundo da atualidade.
Já se passaram 166 anos desde que Allan Kardec publicou, na tumultuada Paris do século XIX, um livreto intitulado O Que é o Espiritismo. Para ele o Espiritismo era uma "ciência" da qual se deduzia uma importante "filosofia moral" capaz de influenciar os costumes e contribuir para uma verdadeira revolução social.
Hoje o Espiritismo é comumente citado nas redes sociais e nas conversas entre amigos. Mas o que é mesmo o Espiritismo? A pergunta continua atual, apesar das profundas mudanças observadas na ciência, na filosofia e nos costumes ao longo desse tempo.
Nem de longe existe qualquer pretensão de esgotar o assunto ou de apresentar uma resposta definitiva. Nosso propósito é apresentar, em linguagem simples e coloquial, uma visão do que é o Espiritismo a partir da proposta de Allan Kardec, que é a de uma espiritualidade ancorada na racionalidade, que evolui com o tempo, caminhando lado a lado com a ciência.