Interfaces: Identidade, Lusofonia, Interculturalidade, Comunicação

  • Autor: Regina H. P. Brito
  • Editora: Líquido Editorial
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Interfaces: Identidade, Lusofonia, Interculturalidade, Comunicação" é um livro que aborda a importância da diversidade cultural e linguística no espaço lusófono. Os autores ressaltam a necessidade de políticas de língua e comunicação para afirmar essa diversidade, especialmente considerando o aumento significativo do número de falantes de português.
O Museu Virtual da Lusofonia é mencionado como uma ferramenta importante para promover o diálogo transcultural e a união de povos e culturas com imaginários distintos. Esse espaço virtual incentiva a formação de comunidades de conhecimento, articulando diferentes narrativas e proporcionando amplas interações.
Os autores também discutem a importância da autocrítica e da tolerância na prática jornalística, especialmente em um contexto de radicalizações e imposições de verdades. Eles propõem a criação de narrativas empáticas como uma possível alternativa a essas tendências.
Além disso, o livro aborda a interculturalidade dos saberes que emergem da narrativa indígena sobre o combate à Covid-19. Os autores expressam gratidão a todos os pesquisadores e profissionais envolvidos na produção do livro e expressam a esperança de que a publicação seja o primeiro passo para a consolidação de uma rede sobre identidades, lusofonia, interculturalidade e comunicação.