Vozes Mulheres Da Améfrica Ladina: Movimentos De Aquilombamento

  • Autor: Joselicio Junior
  • Editora: Dandara
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Essa publicação surge do trabalho que reúne Ações de Pesquisa e Extensão, com Mulheres Negras no NEALA – Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino Americana. São mulheres de diversas origens, atuamos em muitas direções na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no Paraguai. São Yalorixas, Quilombolas, Cantoras, Professoras, Estudantes, Instrumentistas, Dançarinas, Acadêmicas, Políticas, Trabalhadoras das terras e das águas, Poetisas, Educadoras, Contadoras de Histórias, Escritoras. São intelectuais que trazem seus conhecimentos por meio das inúmeras formas de escritas. Que compartilham seus conhecimentos como forma de existir e resistir. Que abrem caminhos para que possamos seguir.
As escritas foram construídas de forma coletiva e dialogada, e nesses artigos as trajetórias de vida se encontram, se cruzam, a partir dos relatos, das falas e das escritas. Por isso, as autoras são todas as que participam da construção da narrativa, seja ela escrita ou oral. São trajetórias intelectuais que resistem, apesar das adversidades. E como nos ensinam Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Beatriz Nascimento e todas as mulheres que participaram da tessitura desta obra, as escrevivências, as amefricanidades, os aquilombamentos precisam ser pensados para além da resistência. É preciso movimento – mulheres em movimento. É preciso evidenciar não só as práticas de resistência, mas as práticas de insurgências nossas de cada dia, que nos possibilitam (re)existir e provocar mudanças, como o alçar de vozes, o registro e a visibilização de memórias, histórias, ações e lutas que apresentamos por meio das negras palavras tecidas ao longo das páginas desta obra.