Mais Que Regras: Como O Atual Modelo De Ensino Do Direito Cria Profissionais Sem Propósito E Fomenta Um Sistema Jurídico Ineficiente

  • Autor: Ana Isabel Mendes
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Quando o Direito se afasta de sua alma humanista, as consequências são sentidas por toda a sociedade. A confiança no sistema judicial se abala e a democracia estremece. Decisões judiciais confusas e as "não decisões", fruto da sobrecarga de processos e da busca pelo "caminho mais fácil", aniquilam direitos duramente conquistados, gerando uma profunda e perigosa crise de sentido no Direito.
A obsessão desenfreada pelo lucro, um ensino jurídico que priorizou o 'como fazer' em detrimento do 'por que fazer' e o abandono das humanidades e da arte de interpretar as leis com profundidade, sensibilidade e olhar crítico são fatores que podem ter contribuído para a formação daqueles que sabem Direito, mas não entendem o Direito.
Este entendimento superficial pode ter gerado profissionais carentes de sentido nas suas carreiras, já que a sua formação tem priorizado a concessão de diplomas e aprovações em provas, buscando o lucro e o status, sem atentar para o propósito da sua atuação.
Este livro é um chamado para adentrar no coração do Direito e extrair a sua alma, olhando de forma profunda para toda a causa e a consequência da formação jurídica atual.
É a busca por um diálogo profundo sobre o que realmente move – ou deveria mover – cada um de nós na escolha desta profissão, a fim de que ela seja vista como instrumento de melhoria e transformação da realidade, e não somente como um caminho para o lucro e o status, em detrimento do distanciamento e do sacrifício do próprio Direito.