Gamificação Na Educação Jurídica: Aprendendo Justiça Ambiental Com O Jogo Ecojustiça

  • Autor: Taciana Santos Lustosa
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A crescente demanda por profissionais aptos a enfrentar as mudanças sociais e tecnológicas impulsiona discussões significativas sobre o ensino jurídico no Brasil. Especialistas apontam uma crise nesse modelo educacional descrito como dogmático, descontextualizado e unidisciplinar praticado há anos nos Cursos de Direito de todo o país.
Este livro oferece uma análise detalhada do papel vital dos Cursos de Direito na construção de competências sociais críticas e contextualizadas, que estejam alinhadas às novas diretrizes curriculares nacionais. Diante das transformações contemporâneas, a obra propõe o ensino por meio do uso da gamificação. Utilizando o Jogo ECOJUSTIÇA, um jogo digital sério, como instrumento pedagógico, o livro sugere uma ampliação das ferramentas educativas empregadas no contexto jurídico. O objetivo é integrar conteúdos relacionados à Justiça Ambiental de forma interdisciplinar.
Além de detalhar a implementação prática do jogo, a obra examina os fundamentos teóricos por trás de sua criação, convidando o leitor a se aprofundar em tópicos como: Gamificação e Jogos, Justiça/Racismo Ambiental, Educação Ambiental e a Teoria da Aprendizagem de Vygotsky. O estudo também inclui a análise de uma amostra de estudantes de Direito, em que foi avaliada a eficácia dessa abordagem e os níveis de aprendizagem alcançados em relação à temática da Justiça Ambiental. O livro oferece a educadores e estudantes uma visão renovada das possibilidades no ensino do Direito.