O Papel Do Concelho Nacional De Saúde Na Construção Da Agenda Governamental - Reflexões Teórico-analíticas

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Esta obra apresenta uma abordagem que envolve uma visão abrangente sobre as instituições participativas e os impactos que geram sobre as políticas públicas, partindo de um enfoque teórico-análitico que parte do processo de institucionalização
da participação até chegar às evidências sobre quais efeitos os Conselhos Gestores produzem e de que forma influenciam nas
políticas públicas governamentais.
Diante do crescente ceticismo acadêmico sobre os efeitos que as instâncias participativas produzem, buscamos estabelecer um olhar teórico-empírico acerca da efetividade dos conselhos gestores, ao mesmo tempo que ampliamos o olhar e inovamos nos métodos já desenvolvidos para identificar a capacidade dos conselhos em produzir decisões com potencial de incidir na agenda governamental e desvendar quais mecanismos propiciaram a incorporação na agenda.
Com linguagem clara, concisa, mas sem perder em profundidade, o trabalho faz um percurso contextual sobre o processo de institucionalização da participação e a consolidação dos espaços participativos, por meio de uma revisão sistemática da literatura nacional que fazem parte da agenda de pesquisas sobre os efeitos/impactos da participação e das instituições participativas sobre as políticas públicas.
A obra é indicada para todos que procuram compreender como se desenvolveram as pesquisas sobre efetividade das instâncias participativas e de que forma é possível analisar o desempenho decisórios dos conselhos gestores e os impactos de duas decisões sobre agenda governamental, em especial para estudantes de graduação e pós-graduação do campo de públicas, das Ciências Política e Sociais, pesquisadores, gestores públicos, conselheiros, integrantes de organizações não-governamentais e militantes sociais.