Identidade, Mineração E Novas Tecnologias: Análise Folkcomunicacional Das Transformações E Permanências Da Comunidade Quilombola Lagoa Da Pedra, Arraias, Tocantins

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Identidade, Mineração e Novas Tecnologias retrata que estamos vivenciando um período em que é fundamental fazermos profundas reflexões sobre os diferentes povos que constituem nosso país, consagrando o lugar que lhes cabe na história, na cultura e na política. É um momento importante para reconhecermos as diferenças a fim de que se solidifiquem conhecimentos, políticas e patrimônios voltados a uma vivência comum e uma cultura de paz. Trazendo a multiplicidade de povos para estudos e produções científicas, grupos que historicamente sempre foram colocados à margem das decisões e do poder, fazemos com que seja sedimentado um caminho de relevo e notoriedade, com uma ciência participante e efetivamente a serviço da sociedade.
Wolfgang Teske, em sua jornada de pesquisa e produção no Tocantins, tem por base a teoria da Folkcomunicação, de construção parceira, de registro preciso, de divulgação assertiva. Seus trabalhos acabam reverberando em laços de amizade e cumplicidade com a comunidade quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, Tocantins, e também em fundamentos científicos importantes para balizar políticas públicas em benefício dessa gente, no reconhecimento legal de sua cultura e de seu território.
O livro é muito relevante, pois vai além das técnicas tradicionais de pesquisa. A investigação é uma caminhada ombro-a-ombro com os sujeitos, uma pesquisa militante de um cientista crítico e formador que atua para fomentar ações e transformações na realidade que investiga.