Objetos E Coisas: Livros, Decoração E A Antropologia Do Consumo (a Vida Social Do Livro)

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Estudar o livro pelas lentes da antropologia do consumo é um caminho curioso para compreender os valores da nossa cultura.
Objetos e Coisas: livros, decoração e a antropologia do consumo, trazendo o livro para uma análise para além de seu conteúdo literário, observa as relações entre pessoas e coisas a partir dos símbolos, percebe o livro como objeto e reflete acerca das relações contemporâneas de consumo, iluminando as camadas de significado que carregam os bens. A obra oferece uma revisão bibliográfica cuidadosa no campo do consumo, ilustrada por representações midiáticas e atuações do livro nos mais diversos espaços sociais. A Casa Cor Rio, os testemunhos de arquitetos, leitores e não leitores, e a mídia, são as fontes preciosas dessa linha investigativa.
"[...] cada um de nós traz uma mistura de referências que fazem do objeto livro algo bastante complexo [...]. Tudo vai depender da nossa trajetória pessoal, mas também do que assistimos nas novelas brasileiras, nos filmes, séries, nos comerciais televisivos... Já pensou o motivo de procurar outra coisa para apoiar o pé da mesa que está capenga? Há mais camadas de significado em um livro do que páginas. E é isso que Joana Beleza, de forma sensível e profunda, nos propõe em "Objetos e Coisas...". Por meio de teorias da antropologia do consumo, e
outras mais, a autora desvela as inúmeras possibilidades de percebermos o livro no mundo. E, ao fazer isso, nos faz refletir sobre esse aspecto do consumo que, para a grande maioria das pessoas, passa desapercebido: o sistema de classificação que ele elabora na nossa vida social. Depois de ler essas páginas, talvez você se surpreenda com o poder simbólico que as coisas têm sobre nós, como indivíduos e como parte de grupos sociais".