Sinopse
Este conto narra os ensejos que levaram um cidadão nascido e criado nas mais humildes condições e semianalfabeto – arrimo de uma família formada por ele e sua mãe, já enfraquecida pelos anos vividos e pelo desleixo da sociedade para com os mais necessitados –, sem nenhuma perspectiva de dias melhores, vivendo de pequenos afazeres de forma esporádica, a almejar uma vida mais digna.
Sofreu com a sua timidez e desconhecimento de seus direitos, muitas vezes criticados por outrem, sem sequer ter participado de alguma roda de conversa. Outras vezes era ignorado como se fosse um ser transparente; razão pela qual conviveu com poucos amigos.
Mas às vezes, quando menos se espera, o brilho do sol indica novos caminhos que bifurcam e, conforme o rumo escolhido, leva o indivíduo a encontrar outras opções que o transporta a níveis mais elevados.
Quando João conheceu Homero, tomou gosto pela leitura, o que, até então, era uma atividade impensada, dada a mesquinha condição em que vivia e os parcos estudos que tivera. Esse foi o primeiro impulso para o seu desenvolvimento.
Ao escolher o caminho a seguir, o sol voltou a brilhar em seu favor. Outras pessoas e oportunidades surgiram à sua frente levando-o a patamares, até então, inimagináveis.