Comunicação Organizacional No Serviço Público: Utilizando A Cultura Organizacional Para Superar As Barreiras De Comunicação Interna

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A área de comunicação, por sua natureza multidisciplinar, está invariavelmente sintonizada com a dinâmica da sociedade e aos acontecimentos que ocorrem no contexto social, político, econômico, cultural, ecológico e tecnológico, sendo fruto de uma sociedade que desenvolve e quebra barreiras de comunicação continuamente, essas mudanças trouxeram e trazem um impacto crescente na dimensão da sua importância.
Nesse cenário, a comunicação organizacional se tornou elemento vital em empresas complexas, onde há grande departamentalização, abundância de processos, colaboradores em variados níveis hierárquicos e em diferentes localizações geográficas.
Somado a isso, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que revelam o potencial estratégico da Comunicação Organizacional, também empoderam os colaboradores, ampliando suas vozes e definindo seus papéis de coparticipação, tornando-os agentes ativos na construção e circulação da comunicação.
Colhendo a percepção dos colaboradores da organização, buscando os diferentes pontos de vista, mapeando os facilitadores e barreiras da comunicação, além de todo referencial teórico utilizado, buscamos identificar os pontos críticos e validar a premissa de que ocorrem barreiras de variados tipos no processo comunicacional interno, destacando-se as burocráticas, pessoais, semânticas e o excesso de canais de informações e que a comunicação informal atua como uma barreira ao uso efetivo dos veículos formais.