Circuitos transfronteiriços de drogas entre Paraguai e Brasil: atores e dinâmicas sociais

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A dissertação de Caroline Momente, agora transformada em livro é, sem dúvida, uma contribuição fundamental para compreender as dinâmicas sociais e os agentes envolvidos no comércio de drogas da fronteira Brasil/Paraguai. Com uma pesquisa de fôlego em um prazo curto de dois anos, como é a regra de mestrado, Carol fez inúmeras visitas a um presídio mostrando quem são os agentes envolvidos no comércio de drogas da fronteira Brasil-Paraguai, bem como, quais são as suas trajetórias. Essa análise perspicaz da autora combinou a escuta sobre as trajetórias de vida dos encarcerados combinada com a compreensão da condição de subalternidade e sobrevivência dos indivíduos fronteiriços. A pesquisa, portanto, demonstra que a criminalização de substâncias ilegais se trata, antes de tudo, de relações culturais, políticas e econômicas.
De um ponto de vista completamente inovador nas ciências sociais brasileira, com uma análise aprofundada no tempo e no espaço fronteiriço, a autora demarca que a guerra às drogas na fronteira recruta uma ampla maioria dos interlocutores de origens sociais subalternas, muita vezes vinculadas ao transporte de cargas, que movimentam o circuito de drogas — predominan...